Adicionar à minha lista

Receita de fudge de chocolate

Ana Bacellar Receita de fudge de chocolate

Essa receita de fudge de chocolate é muito gostosa e fácil demais de preparar. Tão fácil que é uma ótima pedida pra fazer com crianças.

Há receitas de fudge mais elaboradas, que precisam de bastante tempo no fogo e, depois, ainda mexer pra dar ponto. Essa aqui não é dessas mais complicadas, pois o ponto vem leite condensado cozido com o chocolate, quase como se fosse um brigadeiro, mas ainda mais rápido, pois o chocolate em barra firma bastante quando esfria e deixa o docinho mais consistente com rapidez.

Depois de cozido por uns 15min, o creme vai pra uma assadeira forrada com um bom papel manteiga (use um do tipo assa fácil que não cola no doce). Em seguida, basta levar à geladeira por 1h pra firmar, então retirar da geladeira, virar a assadeira sobre uma tábua e descolar o papel da placa de chocolate.

Se quiser, nesse momento, espalhe uma camada da cobertura de nozes ou castanhas grosseiramente picadas ou coco ralado. Se preferir finalizar só com cacau em pó, deixe pra polvilhar antes de servir, assim o chocolate não mela e se mantém fosco.

Os docinhos prontos ficam perfeitos num pote fechado por até 3 dias na geladeira.

Claro que dá pra fazer a receita de fudge de chocolate com só um tipo de cobertura, mas tanto pra servir de sobremesa, como pra presentear, acho lindo dividir a receita em 3 partes e cobrir 1/3 de cada jeito.

Receita de fudge de chocolate

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de leite condensado (395 g, normalmente 1 lata ou 1 caixinha)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (veja o post essências incríveis)
  • 2 pitadas de sal
  • 200 g de chocolate meio-amargo quebrado em pedaços
  • Manteiga pra untar

Sugestões pra finalizar

  • Chocolate em pó
  • Nozes grosseiramente picadas
  • Castanhas grosseiramente picadas
  • Coco ralado

Preparo

Forre o fundo e as laterais de uma assadeira pequena (uns 18x20cm) com papel-manteiga pra assar e, pra garantir que o fudge descole do papel com facilidade, unte o papel com um pouco de manteiga. Apesar da receita não ir ao forno, a qualidade desse tipo de papel manteiga tipo “assa fácil” é muito superior e os docinhos se soltam do papel com facilidade.

Numa panela média, aqueça o leite condensado, a baunilha, o sal e o chocolate e, sem parar de mexer, espere derreter e virar um creme liso.

Retire do fogo, despeje o creme na assadeira, deixe amornar e leve à geladeira por pelo menos 1h e até por 3h (depois disso, as coberturas não grudam na superfície).

Retire da geladeira, vire a assadeira sobre uma tábua, descole o papel da placa de chocolate.

Se quiser usar castanhas ou nozes ou coco, cubra a superfície com a cobertura escolhida. Se quiser usar apenas chocolate em pó polvilhado, deixe pra polvilhar pouco antes de servir, pois o chocolate mela na geladeira.

Guarde os docinhos num pote fechado na geladeira por até 3 dias.

4 Comentários

  1. 1

    Helo, não sei que papel manteiga é esse que vc mencionou, tipo assa fácil. Tb não entendi qual seria o ponto do doce. Seria menos tempo de fogo do que brigadeiro? Obg

    • 2

      Maísa, bom dia!
      Vamos lá:
      – papel manteiga: nos supermercados a gente costuma encontrar 2 tipos, um rolo que é sempre mais barato, e um outro que chamam de assa fácil, vendido pra assar frango etc. Compre esse que funcional muito melhor. O do rolo comum muita vezes gruda, apesar de dizerem que não gruda.
      – ponto: é mesmo só até brilhar, antes do brigadeiro porque o chocolate em barra firma e se chegar ao ponto de brigadeiro o resultado final fica duro demais.
      Conte depois como ficou e depois fale pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Alessandra, boa tarde!
      Obrigada pelo carinho, aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que nada tão delicioso como receber uma mensagem como a sua.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *