Adicionar à minha lista

Receita de flan de fruta

Ana Bacellar Receita de flan de fruta

A receita de flan de fruta bem fácil é perfeita pra um dia quente, que pede uma sobremesa gostosa e fresca, e para o dia a dia, como numa refeição mais chiquezinha. Além dessas qualidades, ela ainda é fácil e rápida de preparar e versátil, pois com a mesma fórmula básica dá pra fazer flan de muitas frutas diferentes.

A ideia é justamente usar as frutas da estação e com bom preço e aproveitar o que se tem em casa. Pra mostrar as possibilidades, a gente preparou dois flans pra fotografar, um de maracujá e um de uva escura, bem doce e sem semente. Dois flans deliciosos e completamente diferentes, nem parece que a receita é a mesma.

Dá pra usar suco de frutas espremido, como de laranja ou de mexerica; polpa congelada que vem em saquinho, só que já descongelada; e fruta fresca batida no liquidificador e passada pela peneira. Quer dizer, muitas possibilidades.

Se for usar fruta fresca, uma dica é bater no liquidificador com o leite condensado, pra ter volume, e passar pela peneira se a fruta tiver algo pra ser separado (por exemplo, sementes do maracujá).

É um flan gelado básico, que leva fruta, leite condensados e que firma e mantém a forma por levar gelatina.

Não se leva mais de 15min pra separar e misturar tudo, mas é esperar o flan firmar na geladeira por pelo menos 3h na geladeira antes de desenformar e servir. Se quiser, prepare a receita de flan de fruta com até 48h de antecedência, mantenha na fôrma na geladeira e desenforme antes de servir. A gente fala em 48h ainda na geladeira e de só desenformar na hora de servir porque, como o flan não tem cozimento e a fruta é fresca, ela pode oxidar um pouco e escurecer.

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água gelada (60 ml)
  • 1/3 xícara (chá) de água fervente (80 ml)
  • 1 e ½ xícara de leite condensado (395 g, normalmente 1 lata ou caixinha)
  • 1 e ½ xícara (chá) de suco natural ou polpa de fruta das congeladas ou da própria fruta batida no liquidificador e, se necessário, passada pela peneira (360 ml; laranja, mexerica, maracujá, uva, caju, goiaba etc...)

Preparo

Separe uma fôrma média pra pudim (uns 18 cm com ou sem buraco no meio, ou 6 forminhas individuais). Molhe a fôrma com água pra facilitar o processo de desenformar e reserve.

Coloque a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixe hidratar por 1min.

Junte a água fervente e misture até dissolver completamente.

Passe a gelatina dissolvida pra uma tigela grande, misture o leite condenado e a fruta escolhida. Pode ser suco de fruta (como de laranja ou mexerica); de uma polpa de fruta congelada, mas já descongelada; ou de fruta batida no liquidificador e, se necessário, passada pela peneira.

Misture muito bem com um batedor de arame até obter um creme bem liso (se for preciso, passe pela peneira pra elimine algum grumo de gelatina).

Coloque a creme na fôrma e leve à geladeira pra firmar por umas 3h.

Desenforme na hora de servir e, se quiser, decore com a fruta utilizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *