Há uns anos, fiquei com o meu marido e filhas num hotel gostoso na Serra do Rio do Rastro. Num dia gelado, depois de uma super caminhada pelo canyon, a gente voltou pro almoço campeiro no restaurante do hotel e foi demais de bom. A mesa era farta e apetitosa, eu queria comer um tico de cada coisa, e assim fiz, mas nada bateu o “entrevero de pinhão”.
O prato, totalmente rústico, é um refogado com linguiça, bacon, lombo de porco, cubos de alcatra, cebola, alho, pimentões vermelho e verde e muito pinhão, com salsinha e manjericão no final. O tempero era perfeito, as carnes eram macias e o pinhão era tenro e saboroso, inesquecível.
Puxei conversa com o cozinheiro, que era dali da “serra”, disse que comia entrevero de pinhão desde criança e que, na casa dele, faziam tudo num disco de arado sobre a chapa do fogão à lenha. Ele também falou que era comum usar sobras de carne assada ou de panela e que usando pinhão já cozido o prato fica pronto rapidinho. Simples assim, surge a receita de entrevero de pinhão.
Bom, o fato é que eu me encantei tanto com o prato que não conseguia parar de falar da receita. Meu marido e as meninas só riam…
Depois disso, experimentei algumas versões, fiz e refiz até ficar feliz com o resultado. Pra facilitar a vida e deixar a receita mais rápida, sugeri usar o mignon suíno, que cozinha em pouco tempo, assim como a alcatra ou filé-mignon ou mesmo o contrafilé.
Agora, sempre que tem pinhão, preparo a receita de entrevero de pinhão, que apesar de significar confusão, é uma mistura bem equilibrada.
Ingredientes
- 200 g de bacon em cubinhos
- 1 linguiça portuguesa em rodelas finas (400 g)
- 400 g de alcatra ou filé-mignon em tiras miúdas e finas
- 400 g de filé-mignon suíno em tiras miúdas e finas
- 1 xícara (chá) de caldo de carne ou água (aproximadamente 240 ml)
- 2 cebolas grandes em cubos médios (360 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 1 pimentão vermelho em cubos médios (130 g)
- 1 pimentão verde em cubos médios (130 g)
- 4 tomates em cubos pequenos sem sementes (560 g)
- 2 xícaras (chá) de pinhão cozido e sem casca (400 g ainda cru)
- 2 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha (2 ramos)
- 2 colheres (sopa) de manjericão picadinho (2 ramos)
- Óleo vegetal
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
Aqueça um fio de óleo uma frigideira grande, junte o bacon e, mexendo de vez em quando, deixe dourar.
Passe o bacon pra uma tigela, mantendo a gordura na frigideira, junte a linguiça e deixe no fogo até que os pedaços estejam macios e começando a dourar.
Transfira a linguiça pra tigela do bacon e faça o mesmo com a alcatra e, em seguida, com o mignon suíno.
Reserve as carnes e passe a cuidar dos legumes.
Se for preciso, coloque um pouco mais de óleo na frigideira. Junte a cebola e, quando começar a dourar, acrescente o alho. Assim que perfumar, adicione os pimentões e espere murchar.
Junte os tomates, sal, pimenta e misture o pinhão.
Quando aquecer, volte com as carnes pra frigideira, misture bem e acerte o sal e a pimenta.
Misture a salsinha e o manjericão e sirva.
E a xícara (chá) de caldo de carne ou água, que é mencionado nos ingredientes, mas não tem no modo de preparo?
Oi, Indiara! Coloque a água depois do pinhão. Bjs
Não tem como não ser boa essa receita!!! Mas não estou acostumado a cozinhar pinhões (só vejo eles in natura por aqui). Alguma sugestão?
Oi, Eduardo! Pinhões frescos ficam maduros durante o outono. Cozinha-se em água, pode ser com um pouco de sal, até ficarem macios (aproximadamente 1h em panela comum e uns 40min numa panela de pressão). Aí é descascar com uma faca miúda (a casca é dura, não comestível e chata de tirar), come-se o miolo. O mais prático é comprar um pinholino, utensílio pra descascar pinhões que funciona perfeito. Não custa caro e há na internet. Bjs
Bom dia,Helô. vc acha que fica bom se adicionar carne de frango também? Combina com as outras? Agradecida
Denise
Denise, boa tarde!
Com certeza também ficará gostoso, uma boa ideia!
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô