Adicionar à minha lista

Receita de cuscuz gelado de tapioca

cuscuz de tapioca

Quase desisti dessa receita tão nordestina e gostosa, que aparece em cafés-da-manhã, lanches ou sobremesa, mas também vive em tabuleiros pelas ruas pra quem quer comprar aos pedaços: o cuscuz gelado de tapioca!

Experimentei sei lá quantas versões, sempre com tapioca granulada e leite de coco, mas também com leite quente ou frio e açúcar ou com leite condensado. Fazia tudo como as receitas sugeriam, mas o resultado saboroso e macio não acontecia. Aumentava e diminuía o leite e o açúcar ou o leite condensado, mas não funcionava, depois do repouso a tapioca inchava e o cuscuz ficava pesado demais, nada agradável.

Só que eu sou teimosa e curiosa e, um dia, ouvi dizer que com água o cuscuz dava mais certo, que ficava no ponto de cortar, mas sem perder a cremosidade tão sonhada. Além do leite de coco, algumas receitas diziam pra usar água e leite condensado, outras ficavam com água e açúcar.

Fui de novo pra cozinha, e, pra minha alegria, a água realmente funcionou. Concluí que o leite condensado não acrescentava muita coisa e que, água, leite de coco e açúcar bastavam pra dar vida e cremosidade à tapioca.

Aí mexi na quantidade do açúcar, que muitas vezes era bem exagerada, e cheguei a um tanto que, pelo menos pra mim, dá graça ao cuscuz, mas deixa o doce “doce” na medida (se quiser menos doce, dá pra diminuir mais 1/3 de xícara e usar só 1 xícara de açúcar).

Pra ficar com um cuscuz de cortar, mas macio, percebi que o repouso deve ser feito em três etapas: primeiro só tapioca, açúcar e água por 10min (esse início só com água, sem o leite de coco que é mais gorduroso e retarda o processo, faz bastante diferença); depois do leite de coco, é importante deixar 1 hora em temperatura ambiente, ela continua inchando com tranquilidade e chega ao volume ideal; só aí vai pra geladeira por mais 3h e firma.

Apesar de um pouco demorado pra servir, o processo é muito simples e o preparo mal leva 15min, tudo sem fogo, só mesmo de misturar.
Um doce muito fácil, prático e brasileiríssimo.

Depois de pronto, basta salpicar a superfície com coco ralado, fresco de preferência e servir. Os fanáticos por leite condensado até podem regar os pedaços do cuscuz com ele, mas não acho que seja necessário. Se for pra regar, eu prefiro o toque da baba de moça.

Ah, use um bom leite de coco, ele dá sabor ao doce.

Ingredientes

  • 1 e 2/3 de xícara (chá) de tapioca granulada (250 g)
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (200 g)
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de água (300 ml)
  • 1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
  • Coco fresco ralado pra salpicar

Preparo

Numa tigela grande, misture bem a tapioca e o açúcar, depois junte a água e deixe descansar por 10min. Acrescente leite de coco, misture bem e despeje a mistura num refratário médio (a massa ganhará volume depois do repouso).

Deixe a mistura descansar fora da geladeira por 1h.

Ao final do tempo, cubra com filme plástico e leve à geladeira por mais 3h pra firmar.

Na hora de servir, salpique com coco fresco ralado e corte em pedaços.

Sirva gelado.

Se a gulodice for muita, regue com um pouco de leite condensado.

Veja a receita de cuscuz rapidinho de camarão e palmito aqui no site.

61 Comentários

  1. 1
  2. 3
  3. 6

    Vou testar essa receita. Já fiz duas que levavam leite, mas sempre substitui por leite de coco porque não gosto de leite. E também acrescentava coco ralado na preparação, não somente encima do cuscuz. Será que posso incluir nessa também? Adoro coco!

  4. 8
    • 9

      Oi, Maria! Quanto à água, ela pode diminuir um pouco se preferir mais firme. Eu deixei assim pra ficar com mais consistência de arroz doce ou manjar. Mas quanto ao azedo, sinto muito, mas é da tapioca. Há várias qualidades, a isopor dificilmente tem azedinho e o leite de coco também pode contribuir pro problema. Beijos!

  5. 10
  6. 12

    Que perfeita receita… Só agora consigo fazer o cuscuz do jeito q sempre quis… Deixar descansar na água antes de acrescentar o leite de coco. Parabéns pela dica.

  7. 14
  8. 16
    • 17

      Oi, Suhelen! Sinto muito que não tenha dado certo, normalmente ela não dá errado. Talvez tenha sido o tempo de repouso ou a tapioca não era nova e não absorveu líquido o suficiente. Mas não desista! Bjs

  9. 18
  10. 20
  11. 22
  12. 24
    • 25

      Oi, Júlia! Acho que sem açúcar o cuscuz ficará sem graça, mas não testei. É possível que a receita funcione com outros adoçantes, mas também não posso garantir. Bjs

  13. 26
  14. 27
  15. 29
  16. 31

    Olá!!!!! Gostaria de saber se posso colocar em forma de buraco no meio, para desenformar e ficar parecendo um bolo!!!! Costumo ver assim em cafés da manhã em alguns hotéis na Bahia!!!

    • 32

      Oi, Michelle! Como sempre, responderei com muita sinceridade. Muita gente desenforma, mas depois de testar bastante, percebi que as receitas mais úmidas não desenformavam tão bem e precisei optar entre uma que fosse deliciosa e mantivesse a forma e uma que às vezes desmontasse, mas fosse muito molhada, e fiquei com a última. Pra driblar os possíveis problemas, decidi usar assadeira baixa. bjs

  17. 33
  18. 35
    • 36

      Oi, Claudia! Não sei dizer o que aconteceu, pois normalmente funciona e a tapioca dura tempo demais, não costuma ficar velha. Nos testes, a água estar morna não fez diferença. Sugiro que dê mais uma chance, com a xícara deve estar bem cheia de água, leite, até a boca. bjs

  19. 37

    Deixando meu feedback: adicionei menos açúcar e coloquei leite moça e Coco ralado na massa. Embora tenha seguido o passo a passo a tapioca ainda ficou com muitos pedaços duros. Coloquei 30ml de água a mais e deixei descansar novamente. Não adiantou. Os 30 ml extra deixaram a massa aguadinha e sem molde mas ainda assim muitos pedacinhos não amoleceram. Apesar de tudo ficou bem gostosinho. Obrigada por compartilhar sua receita!!!

  20. 39

    Helô… Tentei fazer com a tapioca não granulada e realmente não dá certo. Estou fazendo com a granulada agora e depois eu posto o resultado… Comi esse cuscuz em Paraty RJ e fiquei apaixonado. Corri atrás da receita e achei vc… Obrigado pelas dicas…

    • 40
      • 41

        Helô….. Fiz a receita conforme vc passou. Ficou simplesmente perfeita. Minha namorada amou. E posso te dizer que não durou nada na geladeira ( gulosos né?) Obrigado pelas dicas…..

  21. 42
    • 43

      Oi, Carla! A parte da hidratação da tapioca precisa mesmo ser feita com água. Testei usando apenas leite de coco, mas com a gordura natural do coco, as bolinhas não incham da mesma forma e ficam mais duras. Tente usar um leite de coco bem concentrado, talvez funcione. Espero ter ajudado! bjs

  22. 44
  23. 46
  24. 48
    • 49

      Letícia, bom dia!
      Que mensagem gostosa, um incentivo e tanto pra começar a semana. Bom demais saber que cuscuz gelado de tapioca deu certo e foi um sucesso.
      Vá contando pra gente as suas experiências na cozinha.
      Abraços, Ana e Helô

  25. 50
  26. 52

    ficou uma delícia, porém ficou parecendo papa, não ficou durinho que raiva. fiz pela primeira vez… o que você acha que devo fazer pra ficar mais durinho??☹️

    • 53

      Sulamita, bom dia!
      Normalmente dá certinho. Você o leite de coco exatamente como saiu da embalagem, sem diluir? Ele tem que ser bem grosso.
      Como a gente explica na introdução da receita, pra ficar com um cuscuz de cortar, mas macio, percebi que o repouso deve ser feito em três etapas: primeiro só tapioca, açúcar e água por 10min (esse início só com água, sem o leite de coco que é mais gorduroso e retarda o processo, faz bastante diferença); depois do leite de coco, é importante deixar 1 hora em temperatura ambiente, ela continua inchando com tranquilidade e chega ao volume ideal; só aí vai pra geladeira por mais 3h e firma.
      Se você fizer de novo, conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  27. 54

    Amei a receita! Já tinha feito outras com água (quando usava leite nunca prestou, ficava sempre dura), mas essa sua é bem equilibrada. Só amornei um pouco a água e na hora de colocar o leite de coco, coloquei coco ralado também. Achei que a quantidade de açúcar pode ser diminuída, principalmente se for para comer com leite condensado, pq coloquei coco ralado sem açúcar e achei que ainda assim ficou bem docinho.

    • 55

      Josiane, boa tarde, que bom que você gostou da receita e já fez as adaptações pra deixar a sobremesa exatamente do jeito que as pessoas que você quer bem apreciam.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  28. 56
    • 57

      Victor, boa tarde!
      A gente espera que agora o cuscuz já esteja firme.
      A receita costuma funcionar certinho e não há problema em dobrar.
      Depois conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  29. 58
  30. 60

    Helô, tudo bem querida ? Faço o cuscuz para vender e montava na hora. Aí para facilitar resolvi já deixar montadinho num pote com lacre. Então fica a massa, leite condensado, coco fresco e mais um chorinho de leite condensado. Percebi que qdo vira a noite na geladeira o leite condensado se liquidifica, fica aguadinho. Porque isso acontece ? Pq leite condensado na geladeira fica bem durinho. Bjs e obrigada ☺️

    • 61

      Ritinha, bom dia!
      Há muitas versões da receita. Depois de testar bastante, como está explicadinho no texto, a gente escolheu a versão só leva leite condensado extra ” como o chorinho” que você disse só se a pessoa for bem gulosa. Como o cuscuz está, ele fica firme e perfeito na geladeira por uns 2 a 3 dias.
      Quando a gente rega com leite condensado, ele realmente acaba soltando líquido depois de algumas horas, não tem jeito, pois a parte mais firme é absorvida pela cuscuz e sobra o caldinho mais ralo.
      Conte depois como ficaram os seus testes.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *