Receita de creme inglês com mel é um superclássico francês que acompanha maravilhosamente bem fatias de bolos e tortas, doces com chocolate, serve pra regar frutas frescas e sorvetes.
Apesar dos ares requintados, a receita é muito simples, tanto pela quantidade mínima de ingredientes, quanto pelo preparo, que apenas pede bastante atenção e cuidados. O fato é que, dominando a técnica, a receita funciona direitinho e fica pronta em pouquíssimo tempo.
Atenção
Pontos importantes: passar as gemas pela peneira; colocar o leite fervente na tigela das gemas e misturar fora do fogo e só então voltar com tudo pra panela e pro fogo. Por fim, mexer sem parar com uma espátula e deixar no fogo apenas até surgirem bolhinhas nas laterais e a espuma sumir e o creme engrossar e cobrir o dorso da espátula, sempre retirando do fogo antes de ferver, se não as gemas coagulam e o resultado dá errado.
Para aromatizar o creme inglês
A receita tradicional leva açúcar, gema, leite e, normalmente, baunilha pra aromatizar, mas nada impede que se troque a baunilha por canela, ou outra especiaria, ou por casca de cítricos ou por um pedaço de gengibre.
Num dos dias em que tinha mel aos montes em casa, resolvi substituir o açúcar por mel e comecei a experimentar. Comecei usando 2 colheres (sopa) de mel pra 1 xícara (chá) de leite, mas achei que faltavam doçura e sabor de mel. Refiz a receita aumentando o mel pra 3 colheres (sopa) de mel, mas ainda foi pouco. Então subi pra ¼ de xícara (chá) e deu certo.
A receita de creme inglês ao mel ficou incrivelmente bom com banana madura e com sorvete de banana e com bolo de banana, com tudo o que leva pêssego, figo e amêndoa e também com chocolate.
Ingredientes
- 3 gemas
- ¼ de xícara (chá) de mel (75 g)
- 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
Preparo
Numa tigela, misture as gemas passadas por uma peneira e o mel, reserve.
Aqueça o leite numa panela pequena. Quando ferver, despeje na tigela das gemas, misture bem, volte com tudo para a panela, leve novamente ao fogo, sempre mexendo, e cozinhe até engrossar, mas sem deixar ferver, apenas até surgirem bolhinhas miúdas nas laterais e cobrir o dorso da colher (risque com a ponta do dedo e o caminho deverá ficar marcado).
Retire do fogo imediatamente, passe pra uma tigela limpa colocada sobre outra tigela com água e gelo para esfriar.
Passe pra uma tigela e sirva quente ou gelado com bolos ou tortas doces, regue sorvetes e frutas como bananas e pêssegos ou coma de colher.
Guarde por até 12h na geladeira, depois disso a consistência muda.
Creme inglês ao mel dura quanto tempo fora da geladeira? Eu trabalho com abelhas e queria colocar esse produto no mercado.
Oi, Hugo! Infelizmente, creme inglês de mel (assim como o tradicional de açúcar), não funciona, pois além de necessitar de refrigeração constante, a durabilidade é muito pequena. Mesmo utilizando gemas pasteurizadas, a validade será no máximo de 3 dias sob refrigeração. É uma pena, pois é uma receita deliciosa! Mas sugiro que você pense em algum biscoito de mel. Bjs
Olá, bom dia, esse creme fica consistente o suficiente para rechear uma torta? Eu trabalho com confeitaria e gostaria de comercializar
Julia, boa tarde!
O creme inglês é muito líquido, não dá pra rechear tortas, ele vai escorrer e umedecer a massa. Com sabor semelhante, seria mesmo só o creme de confeiteiro.
Abraços, Helô e Ana
Vocês ja tentaram fazer essa receita com outros meles? Tipo mel de abelha jataí, ou mel de abelha jandaira q sao de consistência mais liquida.
Kleiton. bom dia!
A gente adora meles diferentes. Temos até um post dentro da aba Helozices sobre o assunto.
Não testamos essa receita com eles, mas deve ficar muito bom. Vamos tentar sim, temos alguns potes de jataí e de mandaçaia da geladeira, pois somos amigos da MBee.
Siga nos acompanhando, aqui não faltam histórias, receitas, dicas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô