Adicionar à minha lista

Receita de churros crocantíssimos

Ana Bacellar Churros crocantíssimos

Uma receita de churros crocantíssimos nessa época do ano, é uma receita ACOLHEDORA!

Receitas de massa pra churros não faltam e elas basicamente se dividem em dois grupos: as que levam ovos e manteiga, como a dos churros divinos, bem perfumadas e saborosas, mas dão churros menos crocantes e pouco firmes, que às vezes se entortam com as passadas mais gulosas pelo doce de leite ou qualquer outra calda, e as não pedem nem ovo e nem gordura, com sabor neutro, mas deixam os churros com textura incrível, crespíssimos nas laterais fininhas e firmes pra aguentar muuuiiitttaaa cobertura. Essa receita é do segundo grupo.

Quem gosta de churros deve investir num tipo de extrusora especial pra churros, normalmente de plástico rígido e forte dar o formato estrelado à massa pesada, pois é justamente o miolinho grosso na medida certa e faces finas que dão a crosta tentadora.

Um saco de confeitar bem resistente e com bico estrelado médio (número 4) também resolve, mas se for fino não dá certo mesmo, rasga com a massa pesada. Tentei improvisar com um saco mais fino dentro do outro, fiz bolinhas pequenas e minhocas, mas não ficou com jeito de churros.

A fritura também tem que ser cuidadosa, já que o óleo mais frio deixa os churros encharcados e o quente mais doura rápido por fora e começa até a queimar antes do miolo cozinhar.

Se quiser a massa aromatizada, use uma colher de chá de baunilha, que vai bem com doce de leite muito bom e calda de chocolate rapidinha, ou raspas de limão ou laranja.

A massa pronta dura uns três dias na geladeira, na hora é só fritar, secar bem sobre papel absorvente, esperar amornar por uns 3min antes de polvilhar com canela e açúcar comum ou de confeiteiro e servir.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de água (480 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de óleo (60 ml)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 900 ml de óleo vegetal para fritar
  • Açúcar de confeiteiro e canela pra polvilhar
  • Doce de leite ou calda de chocolate pra acompanhar

Preparo

Numa panela média, aqueça a água, o óleo, o açúcar e o sal e espere ferver.

Imediatamente, junte a farinha de uma só vez e, sem parar de mexer, cozinhe até a massa formar uma bola que se solte totalmente da panela.

Passe pra uma tigela, cubra pra não ressecar e deixe amornar por 15min antes de fritar (se quiser, nesse ponto, guarde por até três dias na geladeira).

Aqueça o óleo numa frigideira grande e, quando ele começar a borbulhar, abaixe o fogo para evitar que os churros escureçam muito rápido sem cozinhar por dentro, mas cuide pra o óleo não esfriar e deixar os churros encharcados (pelos mesmos motivo, é melhor preparar churros não muito grandes).

Divida a massa em 2 partes, coloque uma delas no saco de confeitar grosso com um bico estrelado médio (número 4) e, com cuidado, pois o óleo pode espirrar, deixe cair no máximo uns seis cordões de uns 6 cm de massa, aparando a massa com a ponta de uma faca para terminar de soltar do bico.

Banhando sempre com uma escumadeira, frite os churros de um lado e depois do outro até ficarem bem dourados e crocantes.

Escorra sobre papel absorvente, espere amornar por uns 3min, polvilhe com canela e açúcar comum, ou de confeiteiro e sirva com o acompanhamento escolhido.

49 Comentários

  1. 1

    Olá gostei mto da receita, seguimos todos os passos. Mas na hora de fritar, eles se juntam e grudam e se tento desgrudar eles começam a descamar tudo a massa. Porque isso pode estar ocorrendo?? Grata!!

    • 2

      Oi, Gabi! Frite as poucos e encoste neles ou movimente os churros no óleo quando eles estiverem firmes e já crocantes. Se mexer antes, eles grudam. Bjs

    • 3
      • 4

        Gabriela, boa tarde!
        Não entendi a dúvida… Com 2 xícaras de farinha os churros ficam na textura de fritar e, depois de fritos, ficam muito crocantes.
        Se precisar de ajuda, a gente está sempre por aqui.
        Abraços, Helô e Ana

  2. 5
  3. 13
    • 14

      Oi, Leh! Churros, bolinho de chuva e outros bolinhos, inclusive salgados, precisam de óleo quente, mas se for demais o bolinho queima por fora, estoura e fica cru por dentro, e se frio ou morno, o bolinho fica encharcado. Espero ter ajudado. bjs

  4. 15
    • 16

      Oi, Mayara! A massa fica bem crua na geladeira por até 3 dias, mas frito ele tem que ser consumido em seguida, como pastel de feira, se não perde o crocante em pouco tempo, principalmente se envolvido em plástico. Espero ter ajudado! Bjs

  5. 17

    Olá. Vou fazer pra vender na rua. Mas como conservar a massa? Levo eles já moldados e congelados? Se eles descogelarem continua boa a textura? Ou é melhor levar a massa e moldar eles na hora da venda ? Foodbike . Bjos obrigada

    • 18

      Oi, Juliana! A massa pronta fica perfeita na geladeira por 3 dias, mas é preciso testar a receita moldada e congelada para ver como tudo se comporta. Muito sucesso pra você! bjs

      • 19
        • 20

          Fabio, bom dia!
          Deu vontade de preparar… Acho que será o doce do dia aqui em casa!!
          Bom saber da sua experiência de moldar e congelar por uma semana. A gente tem que trocar experiências pra deixar o Na Cozinha da Helô o mais completo que for possível.
          Conte sempre com a gente.
          Abraços, Ana e Helô

  6. 21
  7. 25
  8. 27
    • 28

      Katia, boa tarde!
      O tamanho dos churros e a temperatura do óleo são muito importantes. Em casa, é sempre melhor preparar churros menores e com o óleo quente, mas não no alto demais. Se o óleo estiver muito quente os churros douram por fora muito rápido e ficam crus por dentro. Se o óleo estiver frio os churros encharcam. Tente fazer assim: aqueça o óleo, passe pro fogo médio, experimente fritar 1 e veja como ele fica. Vai dar certo. Um abraço, Helô.

  9. 29

    Helo
    Compro pronto mini churros congelados e ficam bons…. acho q dá para congelar sim.
    Mas, vou deixar uma dica para as outras pessoas, pode fazer formato de coxinha recheiar com doce leite gou quem sabe nutella fritar e passar açúcar com canela.

    • 30

      Monica, boa noite!
      Bom saber que você já experimentou mini-churros congelados e que eles funcionam bem.
      A dica pra preparar em formato de coxinha é interessante pra quem não tem bisnaga para churros.
      Abraços, Ana e Helô

  10. 31
    • 32

      Wander, boa noite!
      Eles estavam firmes? O óleo estava numa temperatura média para alta? Se o óleo está quente demais os churros queimam por fora e ficam crus por dentro, e se eles está frio os churros encharcam. Se a massa não estiver seca na hora de fritar, ela pode se despedaçar.
      Vá contando pra gente!
      Abraços, Ana e Helô

  11. 33
    • 34

      Rosana, boa noite!
      O problema, com certeza, está na temperatura do óleo. Quando o óleo fica quente demais, os churros douram por fora muito rápido e continuam crus por dentro, e se o óleo está mais frio os churros encharcam. Descobrir o ponto certo é sempre o mais difícil, pois depende do tipo de fogo, da espessura da panela, da frigideira ou do tacho, da quantidade de óleo, da quantidade de churros, se a massa está ou não congelada, se bate vento ou não… Só mesmo experimentando.
      Espero ter ajudado.
      Abraços, Helô

  12. 35
    • 36
    • 37

      Boa tarde eu faço churros para vender a bastante tempo. Já fiz diversas massas, até chegar em uma que me agrade. E inovei muito a minha receita. Eu uso a farinha de trigo meio a meio( um pouco de farinha com fermento e um pouco sem) minha medida é 2 x ( 1 x de farinha com fermento e outro sem). Eu uso essência de coco e de baunilha. E frito na gordura vegetal. Boa sorte

  13. 39

    Olá ,boa noite ,já testei 4 receitas de churros mas todas ficam com um pouco de Óleo,ela e muito parecida com massa de coxinha, porém na coxinha acerto o ponto e no churros não vou tentar essa receita agora, pedi a Deus q de certo agora.

  14. 41
    • 42

      Vanessa, boa noite!
      As massas com água costumam ser mais leves e mais crocantes, já as com leite normalmente são mais macias.
      Aqui em casa, a gente costuma usar água pra essa receita.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  15. 43
    • 44

      Bruna, bom dia!
      Assim como acontece com massas para pastel, a cachaça deve ser pra deixar a casquinha mais crocante.
      Você se lembra se ficou bom? A gente poderia experimentar pra ver o resultado.
      A gente até chegou a testar receita que levava rum, mas deixou de lado por não ser ingrediente que todo mundo tem em casa. O motivo deve ser o mesmo.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  16. 45
  17. 46
    • 47

      Franciele, bom dia!
      Isso acontece quando não se mistura rápido demais e com tanta força, pois a massa firma antes da farinha estar totalmente incorporada. A saída é colocar a massa imediatamente na batedeira e bater ela ainda quente pra tentar desfazer esses grumos e deixar a massa lisa.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  18. 48
    • 49

      Ana, boa noite!
      Desculpas pela demora na resposta, mas estamos mudando (pra melhor!) a estrutura do site e, com isso, temos passado alguns períodos sem acesso aos comentários. Em breve tudo está resolvido.
      Infelizmente, churros só ficam crocantes pra valer no dia em que fritos, não tem jeito mesmo.
      Você pode preparar a massa com antecedência, modelar e deixar na geladeira por até 3 dias e até congelar por 1 mês, mas fritar antes não dá.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *