Adicionar à minha lista

Bolo de mandioca simples e rápido

Como fazer uma receita de bolo de mandioca simples e gostoso

Ana Bacellar Bolo de mandioca simples e rápido

Quem, como eu, adora tudo que leva mandioca, tanto no mundo dos doces, quanto no dos salgados, costuma ficar feliz quando recebe uma fatia de bolo de mandioca simples e rápido. Com um cafézinho, não preciso de mais nada, sou capaz de ir comendo um pedacinho, mais um e mais um e mais um…

Como eu disse quando dei a receita do bolo cremoso de mandioca, receitas de bolo com mandioca não faltam pelo Brasil. Há de tudo e muitas maravilhosas.

Bolo simples de mandioca

A de hoje é a mais simples de todas, aparece aos montes pelas casas brasileiras, fica pronta em pouco tempo, leva ingredientes básicos e é incrível.

Acho imbatível o contraste de textura da camadinha cremosa da base e dos fiapos de mandioca e coco ralados. O queijo misturado com o ovo e o coco dá aquele leve sabor de queijadinha que a gente tanto gosta. Perfeição!

O único trabalho é ralar a mandioca em fiapos grossos, mas nada de difícil ou complicado. A mandioca ralada vai pra uma tigela grande, que recebe os ovos, a manteiga, o coco, queijo ralado, açúcar e fermento, tudo é misturado, despejado na assadeira e o bolo vai pro forno.

Como a massa não leva farinha de trigo, ou qualquer outra, intolerantes ao glúten e celíacos podem comer esse bolo felizes.

Nas muitas receitas desse bolo, que é um clássico da mandioca, percebi que as grandes variações ficavam na quantidade de quantidade do açúcar e na gordura utilizada, que na imensa maioria é margarina.

Fiz várias vezes, diminuí bastante o açúcar (principalmente em relação às versões dos cadernos nordestinos mais antigos), usei coco fresco, coloquei queijo de coalho ou mineiro curado do parmesão ralado de pacotinho e usei manteiga, pois sou pela manteiga (uso óleo ou margarina apenas se estiver cozinhando pra intolerantes à lactose).

Vale a pena! Tenho certeza de que você também vai amar o bolo de mandioca só de misturar!

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 50 g de manteiga derretida
  • 500 g de mandioca descascada, crua e ralada
  • 1 xícara (chá) de coco fresco ralado (100 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 1 xícara (chá) de leite de coco (240 ml)
  • 1 xícara (chá) de queijo de coalho ralado grosso (ou outro queijo bom de ralar) – (100 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de sal
  • Manteiga pra untar

Preparo

Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira média.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Numa tigela grande, os ovos, a manteiga, a mandioca ralada, o coco, o açúcar, o leite de coco, o queijo, o fermento e o sal.

Despeje a massa na assadeira e asse por uns 40min, até que o bolo esteja que esteja bem dourado, crescido e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno, deixe esfriar completamente, corte em quadrados e sirva.

16 Comentários

  1. 1
  2. 6
  3. 8
    • 9

      Rodrigo, bom dia!
      Que notícia gostosa. Aqui Na cozinha da Helô tudo é feito com muito carinho e com muita dedicação e aprovações como a sua são o melhor incentivo!
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  4. 10

    Amei a receita. Vou fazer com certeza. Minha cunhada é intolerante à lactose. Se fizer sem o queijo dá muita diferença?fica ruim? Agradeço suas receitas e sua dedicação.

    • 11

      Vilma, bom dia!
      A receita é gostosa demais, acho que você vai se encantar. O queijo faz um pouco de falta na liga da massa, justamente porque ela não leva farinha, e sem ele a massa fica mais esfarelenta (mas continua gostosa).
      Dicas: o parmesão teoricamente não tem lactose pelo processamento e hoje há várias possibilidades de queijos lacfree. Vale procurar, estudar os rótulos e informações do produto e, se tudo estiver certo, experimentar.
      Abraços, Ana e Helô

  5. 12

    Helô, que delícia! Não gosto de queijo….para compensar, o que posso usar no lugar do queijo para não ficar esfarelento? Fécula de batata talvez? Obrigada!!!!

    • 13

      Luciana, bom dia!
      Como você observou, o queijo ajuda na liga da massa, deixando o bolo menos esfarelando. Tente acrescentar 1 colher (sopa) de polvilho doce, que é pura mandioca, deve funcionar. Conte depois pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

  6. 14
  7. 16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *