Adicionar à minha lista

Receita de bolo integral de maçã

bolo integral de maçã

Que tal preparar a receita do bolo integral de maçã?

Mais um bolo só de misturar, daqueles que eu adoro, pois são muito fáceis de preparar e ficam prontos num estalar de dedos. Além dessa praticidade, há o fato do bolo ser de maçã, e eu amo tudo que é feito com maçã. Pra completar, o bolo ainda tem essência saudável, com todas as fibras e os nutrientes da mistura de farinha de trigo integral com aveia em flocos, com a doçura que vem do açúcar mascavo e da própria maçã, e com o perfume e o sabor marcantes e deliciosos das especiarias, quer dizer, pura vida natural.

A maçã vai ralada com o ralador grosso, com casca e tudo, ficando de fora só o miolo com cabinho e sementes (eu guardo no freezer e faço geleia quando junto um tanto). Aproveitando pra falar de doçura: é natural que o bolo nunca fique exatamente igual, pois as frutas nunca são idênticas, são mais ou menos doces ou perfumadas e, também, mais ou menos aguadas. Dei a quantidade de maçã em xícara (chá) pra padronizar, pois os tamanhos também mudam bastante, mas usei umas 3 médias.

E qual o tipo de maçã? Usei fuji, das doces e azedinhas, saborosas e que todo mundo encontra por aí, mas dá pra usar a maçã que tiver em casa, até mesmo as meio feiosas que sobram na gaveta da geladeira.

Dica pra quem nunca comprou farinha integral: nos mercados, ela costuma aparecer em dois lugares, tanto na prateleira de farinhas, ao lado da branca comum, como na gôndola de produtos integrais e orgânicos. E como, na receita do bolo, entram no máximo uns 200 g, já contando a farinha pra polvilhar a fôrma, vai sobrar farinha suficiente pra fazer um pão integral com sementes de abóbora e de girassol, ou um pão integral bem macio, ou uma focaccia integral com parmesão, azeitonas e manjericão.

A aveia pode ser aquela que vem em flocos médios e instantâneos que muita gente come de manhã.

Usei umas nozes já quebradas em pedaços (que tem preço sempre melhor e são perfeitas pra tudo) e uva-passa porque adoro e as duas têm tudo a ver com a receita, mas se não gostar ou não tiver em casa, não use, simples assim. E no lugar das nozes você pode usar qualquer castanha.

A receita do bolo integral de maçã vai bem no café da manhã ou no lanche, ou quando bate a vontade de comer uma coisa doce e gostosa. A fatia já satisfaz, mas se a ideia for servir o bolo como sobremesa, basta acrescentar uma bola de sorvete de baunilha ou de leite (com o sorvete de baunilha de verdade o resultado será sensacional), com creme de leite batido em chantilly, com creme inglês tradicional ou creme inglês ao mel ou com uma colherada de um iogurte cremoso só saído do potinho.

Gosto do bolo quente, morno ou em temperatura ambiente, mas como quentinho ele fica macio e mais perfumado, eu sempre dou uma aquecida na minha fatia por uns 30 segundos no micro-ondas. Eu, que sou do time do café, não abro mão da minha canequinha enquanto saboreio o bolo, mas quem gosta de chás e infusões diz que o bolo fica maravilhoso com eles.

Ele se conserva bem por uns 2 dias, depois começa a ficar mais seco. Se for o caso, congele metade e sirva essa metade umas semanas mais tarde.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral (160 g)
  • ¼ de xícara (chá) de aveia em flocos (25 g)
  • 1 e ½ colher (chá)de canela em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de gengibre em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo (200 g)
  • ½ xícara (chá) de uva passa clara ou escura (75 g)
  • ½ xícara (chá) de nozes (ou da castanha que preferir)
  • 4 maçãs pequenas, ácidas com casca, lavadas (usei 4 fujis pra conseguir 2 xícaras de chá de maçã ralada)
  • ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 ovos
  • ½ xícara (chá) de óleo vegetal (120 ml)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • manteiga pra untar
  • farinha de trigo integral pra polvilhar
  • açúcar e canela pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma para pudim média (ou assadeira se preferir cortar em quadrados).

Numa tigela média, misture a farinha, a aveia, a canela, o bicarbonato, o fermento, o sal, o gengibre, o açúcar, a uva-passa e as nozes, reserve.

Rale as maçãs com casca com um ralador grosso e coloque na tigela dos secos. Misture o leite, o limão, os ovos, o óleo e a baunilha e misture até obter uma massa homogênea.

Despeje a massa na fôrma e asse o bolo por uns 45 minutos, até que esteja crescido, dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Retire do forno, espere amornar por uns 15 minutos, desenforme e, se quiser, polvilhe com açúcar e canela antes de servir.

4 Comentários

  1. 1
    • 2

      Marília, boa noite!
      Que notícia gostosa. A gente adora bolo de milho e esse é mesmo muito bom.
      Depois conte sobre o bolo de maçã.
      Abraços, Ana e Helô

  2. 3
    • 4

      Joel, boa tarde!
      Que delícia saber que o bolo fez tanto sucesso na sua casa.
      Continue seguindo o Na Cozinha da Helô, pois receitas saborosas não faltam.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *