Adicionar à minha lista

Receita de bolo de maracujá fofinho

Bolo de maracujá de liquidificador

Bolo de maracujá fofinho - Por Ana Bacellar bolo de maracujá fofinho

A receita de bolo de maracujá fofinho é deliciosa e um dos bolos preferidos da minha filha mais velha, que adora maracujá desde muito pequena.

Ele é simples demais, daqueles muito práticos de liquidificador, perfeito pro dia a dia.

Além do charme das pintinhas, as sementes estraçalhadas no liquidificador dão um leve crocante ao bolo, semelhante ao que acontece com as sementes da papoula.

Você vai amar a textura do bolo! Ela é diferente, é leve, mas dá uma esfarelada interessante.

A calda não poderia ser mais simples, mas deixa o bolo muito úmido e saboroso: basta misturar suco de maracujá e açúcar e pincelar o bolo quente.

Ele é gostoso em temperatura ambiente, mas gelado fica ainda melhor. Pra servir gelado, basta cortar o bolo em quadrados, embrulhar cada um deles num pedaço de papel alumínio e deixar na geladeira por até três dias.

É uma ótima pedida pra levar numa cesta de piquenique.

Os totalmente intolerantes à lactose podem untar a fôrma com óleo.

Já servi a receita de bolo de maracujá fofinho com sorvete como sobremesa pra europeus e foi um sucesso, puro sabor tropical.

Se você gosta de maracujá, experimente também fazer o creme gelado de maracujá, é delicioso!!

Ingredientes

Massa

  • ¾ de xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes (uns 2 maracujás grandes)
  • 1/2 xícara (chá) de óleo (120 ml)
  • 2 ovos
  • 1 e 1/3 de xícara (chá) de açúcar (200 g)
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (150 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • Manteiga pra untar
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Calda

  • 1/3 de xícara (chá) de polpa de maracujá peneirada (1 maracujá médio)
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar (38 g)

Preparo

Aqueça o forno a 180°C (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira pequena.

Pro bolo, bata no liquidificador a polpa do maracujá com as sementes, o óleo, o ovo, o açúcar, a farinha de trigo e o fermento até obter uma massa lisa, mas toda pintadinha.

Despeje na assadeira e asse por uns 40min, até o bolo crescer, firmar e dourar (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Retire do forno e deixe amornar por uns 15min.

Pra calda, misture numa tigelinha o suco de maracujá e o açúcar. Regue o bolo ainda morno com essa calda.

Deixe esfriar antes de servir.

27 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Vera! O mascavo sempre se comporta um pouco diferente, tanto em sabor (ele é mais forte que o comum) quanto na estrutura do bolo (já que ele é mais pesado) então a massa ficará mais densa. Considerando que o maracujá é uma fruta bem intensa, acho que quanto ao sabor não haveria grande problema, mas a estrutura do bolo, que é úmido e fofo, pode ficar um pouco comprometida. Então realmente seria preciso testar. Mas, caso interesse, com demerara dá certo. Quanto as farinhas, também seria importante testar, nem toda receita funciona apenas com a substituição simples, quer dizer, trocar uma pela outra. Pode ser que funcione. Se você testar, conta pra gente, hein! Bj

  2. 3
  3. 5
  4. 7

    EU FIZ O BOLO PINTADINHO , FICOU UMA DELICIA , ADORAMOS ESTA RECEITA ,PRA AMANHA VOU FAZER , PRO DOMINGO DIA DAS MAES ,ADORO FAZER BOLOS SIMPLES , MUITO OBRIGADA

  5. 8
  6. 10
  7. 12
  8. 14
  9. 16
    • 17

      Karina, boa noite!
      Que delícia saber que você gostou da receita e adorou o bolo! Ele é muito bom mesmo, macio, saboroso.
      No site há muitas receitas simples, vá experimentando e depois conte pra gente.
      Ah, se você gosta de maracujá, no post Molho de Salada (e há vídeo no youtube), a gente ensina como fazer um molho pra salada usando frutas e maracujá é uma das boas possibilidades.
      Abraços, Ana e Helô

    • 18
      • 19

        Bom dia!
        O ideal é usar polpa, que não só tem a concentração natural da fruta, como tem as sementes que dão as pintinhas e a textura especial do bolo. O suco concentrado é muito forte, a gente precisaria testar, não só pelo sabor, como pela quantidade de líquido da receita.
        Conte sempre com a gente.
        Abraços, Ana e Helô

  10. 20

    Tenho feito várias receitas do seu blog, tudo de muito bom gosto, poético, simples e maravilhoso. Já fiz o bolo 3 vezes!!! Maravilhoso, a quantidade de maracujá faz toda diferença nessa intensidade de sabor. Na segundo vez resolvi tentar umas invencionices, em função de uns ingredientes que tinha sobrando,. substitui a farinha de trigo por farinha de arroz (1 xícara) e farinha de amêndoas (1/4 xícara). O açúcar da massa do bolo também substitui por tâmaras medjool (fui colocando no liquidificador até ficar mais adoçadinho). Exige mais do liquidificador moer também as tâmaras, mas com persistência dá certo e elas adoçam com suavidade os bolos que tenho testado. Como a massa fica menos liquida, tiro do liquidificador e adiciono 2 claras batidas em neve (com duas colheres de açúcar demerara). E na calda adoço com acúcar demerara e de coco., tem que mexer com mais paciência pra diluir, mas dá certo. Sei que não haveria necessidade dessas mudanças, a receita é perfeita, realmente. geladinho fica melhor ainda. Resolvi compartilhar mesmo com um pouco de vergonha já que a receita já é tudo de bom.. Grande Abraço Helô e obrigada pela generosidade em compartilhar tentas receitas.

    • 21

      Maria Alice, boa tarde!
      Que mensagem gostosa de receber. Saber que a nossa “cozinha” chegou pra ficar e ficou na sua vida é o bom demais. Quando a gente compreende a receita, é possível adaptar uma coisa aqui, outra ali e lutar até chegar ao resultado dos sonhos. Ótimas as ideias de misturar farinhas de arroz e de amêndoa e açúcares demerara e de coco ou das tâmaras. A gente vai experimentar e depois te conta. Não tenha vergonha!!! O que você fez é o máximo, deixa a gente feliz mesmo.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  11. 22
    • 23

      Genilda, boa tarde!
      Muito gostoso saber que você gostou da receita e que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
      Siga aqui Na Cozinha da Helô, pois aqui não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

  12. 24
    • 25

      André, boa noite!
      Sentimos que não tenha dado certo.
      Pode ser que o fermento não estivesse bom. A fôrma era do tamanho adequado? Se for pequena, a massa transborda.
      Esse bolo só costuma receber elogios e fazemos direto em casa.
      Quem sabe você tenta uma próxima vez…
      Abraços, ANa e Helô

  13. 26
    • 27

      Izabel, bom dia!
      Que gostoso saber que você experimentou aprovou a receita desse bolo tão delicioso e que ele agora já faz parte da sua cozinha.
      Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
      Continue aqui com a gente.
      Abraços, Helô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *