Adicionar à minha lista

Receita de biscoito caseiro de leite

Ana Bacellar Receita de biscoito caseiro de leite

A receita de biscoito caseiro de leite é perfeita pra quem adora uma bolacha saborosa com um copo de leite (o meu marido faz parte desse time). Mas ela também vai bem no café da manhã, no lanche, na lancheira e a qualquer hora acompanhando um chá ou um cafézinho (a dupla dá o gostinho de café com leite que é delicioso).

Se é bolacha ou biscoito, não dá muito pra saber … polêmica daquelas …. mas o que importa é que é uma delícia.

Há uns anos, era comum encontrar biscoitos (ou bolachas, dependendo de que time você for) e rosquinhas de leite nos mercados, mas hoje as feitas só de leite praticamente sumiram, ou levam coco, ou limão ou aveia ou são de leite maltado com baunilha que não tem gosto de baunilha, e sempre com aromas pra lá de artificiais.

Por isso, cismei de chegar a uma receita que fosse saborosa, com o gosto do leite se sobrepondo ao da manteiga. Mas como conseguir gosto de leite sem poder juntar líquido à massa? A gente testou só com leite em pó, só com leite condensado (mas ficou com muito gosto de leite condensado) e com um pouco de cada e essa foi a escolha. O leite em pó dá o gosto de leite pra valer e o leite condensado complementa a manteiga na liga da massa, pois só com manteiga o biscoito vira um amanteigado e não de leite, e sem nada de manteiga a massa fica dura.

Se quiser, depois de cortar os biscoitos, marque a superfície com os dentes de um garfo pra ficar com uns riscos que deixarão tudo mais charmoso.

Não deixe de levar a assadeira com os biscoitos crus ao freezer por uns 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Quando eles entram firmes e bem gelados no forno pré-aquecido, eles já de cara ganham estrutura e ficam mais crocantes quando esfriam.

Pra presentar, basta colocar uns 8 biscoitos num saquinho de celofane, fechar com uma fita ou num pote com tampa, ou colocar num vidro e preparar uma etiqueta.

A receita de biscoito caseiro de leite funciona com leite em pó e leite condensado sem lactose.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo (180 g)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 1/3 de xícara de leite em pó (50 g)
  • 125 g de manteiga gelada em cubinhos
  • ¼ de xícara de leite condensado (66 g)

Preparo

Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o leite em pó. Junte a manteiga e trabalhe com a ponta dos dedos até conseguir uma farofa grossa.

Junte o leite condensado e trabalhe até a massa ficar lisa, macia e descolando das mãos.

Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até ficar com uns 2 mm de espessura, como uma casca grossa de banana. Corte a massa em no formato que quiser (quadrados, retângulos, discos …) – use cortadores médios, com uns 4cm.

Transfira pra 1 assadeira grande ou 2 médias (não é preciso untar) e leve ao freezer por 15min.

Enquanto isso, aqueça o forno a 180°C (médio).

Asse os biscoitos por 10 a 12min, até que estejam firmes e levemente dourados na superfície e nas bordas.

Deixe esfriar e guarde os biscoitos num pote fechado por até 1 semana.

Se quiser presentear, coloque os biscoitos em saquinhos de celofane e feche com uma fita ou cordinha ou coloque em potes de vidro com etiqueta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *