Adoro aquela receita de arroz branco de todo dia, bem soltinho e perfumado saindo da panela. Gosto de colocar umas três colheradas de arroz numa xícara e comer na beira do fogão, se possível com uma farofinha. É tão fácil e rápido de preparar que não entendo porque tanta gente insiste em fazer panelões e passar dias só requentando. Faço arroz novo todo dia e as sobras virão bolinhos, arroz de forno, arroz com legumes meio chinês ou salada.
Hoje, todo arroz já vem escolhido e vários já são até lavados, mas quando não são, basta lavar numa peneira deixando a água correr até sair limpa do amido e escorrer pra secar por uns 15min antes de usar. Picar uma cebola ou dente de alho e dar uma ligeira dourada num pouco de óleo, azeite ou manteiga; fritar o arroz até ficar brilhante e soltinho; regar com água; juntar um pouco de sal, uma folha de louro ou um amarradinho de salsinha e cebolinha; cozinhar, sem mexer pra não empapar, até ficar macio, mas bem soltinho; e, depois de desligar o fogo, deixar o arroz descansar por 5min com a panela tampada e aí afofar com um garfo (tem gente que coloca 1 colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão na água do cozimento e jura que, assim, o arroz fica mais solto e firme) é processo que não passa de 30min.
Quanto ao tempere, a minha receita de arroz branco de todo dia, assim como o da minha mãe e o da minha avó, leva cebola e uma folha de louro, mas nada impede que se use alho e ramos de salsinha e cebolinha, como fazia a minha sogra.
Muita gente tem dúvidas sobre a proporção de líquido em relação aos grãos e ao rendimento e as respostas são realmente simples: quase sempre, 1 medida de arroz pede 2 medidas de líquido e triplica de volume. Quer dizer: 1 xícara (chá) de arroz branco longo e comum pede 2 xícaras (chá) de água para cozinhar e normalmente rende 3 xícaras (chá) de arroz cozido. Nada é exato porque cada grão é um grão, arroz mais velho é um tanto mais duro e demora um pouco mais pra cozinhar, e também absorve mais líquido, há panelas que transmitem mais ou menos calor e mais ou menos rápido, há fogos mais ou menos intensos.
Quanto ao aquecimento do arroz, é claro que isso é perfeitamente possível, só não acha que valha muito a pena. Pra aquecer, basta colocar o arroz e um pouquinho de água numa panela e levar ao fogo, ou aquecer no vapor até ele voltar a ficar macio e úmido.
Ingredientes
- 1 cebola média em cubinhos (150 g - o meu é com cebola, mas quem prefere alho é só trocar)
- 1 xícara (chá) de arroz branco (120 g)
- 2 xícaras (chá) de água (240 ml, aproximadamente)
- 1 folha de louro
- Óleo vegetal
- Sal
Preparo
Numa panela média, aqueça um fio de óleo e doure ligeiramente a cebola.
Junte o arroz e mexa até que os grãos estejam brilhantes e soltinhos, com um leve perfume de pipoca.
Junte a água, o louro e um pouco de sal (experimente a água, se estiver salgadinha, o sal estará no ponto certo, ou coloque um pouco mais se for preciso).
Cozinhe o arroz com a panela semitampada por uns 15min, até que os grãos estejam cozidos, mas ainda firmes e soltinhos (se o arroz ainda estiver duro, pingue mais um pouquinho de água e deixe no fogo por mais uns minutos).
Desligue o fogo, tampe a panela e espere 5min, então afofe os grãos com um garfo pra manter os grãos soltos (não use colher, que esmaga os grãos).
Olá,
Muito legal o site.
Que legal que gostou, Flávio! Beijos
Delícia de arroz. A água é fria ou quente pra fazer o arroz?
Obrigada
Adoro suas receitas!
Rejane, bom dia!
Como a gente sempre acrescenta o arroz na panela com a cebola bem refogada e frita bem os grãos até ficarem bem soltos e com cheiro de pipoquinha e bem quente, a água vai borbulhar na hora. Dá na mesma e um trabalho a menos.
Conte depois como ficou o seu arroz.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada por compartilhar seu conhecimento, sua arte, com tanto carinho e amor!
Arroz eu já sei e amo arroz branco, bem branquinho! Vou aguardar todas as demais!
Terezinha, boa tarde! Seu arroz deve ser delicioso!!!! Vamos postar muitas receitas gostosas e perfeitas pro seu dia a dia.
Beijo, Helô
tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉
Obrigada!
Nino, bom dia! Muito gostoso saber que você está aproveitando nosso conteúdo.
Abraços, Ana e Helô
Adorei o site, acabei de ver um programa no canal Travel com vc.Onde fica seu restaurante?
Carmem, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Infelizmente, diante da crise, a gente fechou o Lá da Venda. Muito triste, mas não dava mais.
Nosso momento é Na Cozinha da Helô.
Continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô