Adicionar à minha lista

QUENTÃO BEM PERFUMADO COM CANELA, CRAVO, GENGIBRE E LARANJA

quentão bem perfumado com laranja, cravo e canela

Quentão bem perfumado com canela, cravo, gengibre e laranja é bebida que tem tudo a ver com as noites frias.
Se o perfume de um quentão tradicional, que leva cravo, canela e gengibre, já inebria e conta pra vizinhança toda que tem arraial e São João, Santo Antônio e São Pedro estão por perto, imagine quando entra a laranja.

É tão bom que mesmo quem não é muito chegado às bebidas alcoólicas e com cachaça concorda que o perfume é bom demais.
O preparo é simples, tudo acontece no caldeirão. Muita gente coloca tudo de uma vez na panela, deixa ferver por um tempo e serve. Eu gosto de fazer só um tiquinho diferente.

Além dos ingredientes clássicos – canela, cravo, gengibre, açúcar e cachaça – eu capricho no perfume e no sabor dos cítricos. Sugeri aqui usar laranjas, mas já preparei quentão com perfume de mexerica, limão ou de um mix de cítricos. Para conseguir as cascas, descasco a laranja usando um descascador de legumes, que retire apenas a parte colorida, que não amarga (se vem junto parte branca, eu retiro usando uma faca).

O preparo é quase igual, mas tenho cuidado com alguns detalhes que deixam o resultado mais emocionante: coloco no caldeirão a água com o açúcar, as especiarias e as cascas da laranja; espero ferver e junto a cachaça; diminuo o fogo assim que as primeiras bolhinhas surgem nas laterais e mantenho no fogo por uns 10 minutos, sem deixar que ferva pra valer. Com esses cuidados, o perfume fica intenso, a cachaça aquece, mas o álcool não evapora totalmente e resultado fica delicado.

A nossa receita de vinho quente também é muito famosa e você já viu por aqui no site! O toque de anis deixa ele ainda mais especial para servir os convidados do seu arraial.

Ingredientes

  • 12 fitas largas de casca de laranja, sem a parte branca, ou dos cítricos que quiser, como mexerica, limão
  • 2 xícaras (chá) de água (480 ml)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 1 pedaço grande de canela em pau
  • 1 folhas de louro
  • 5 cm de gengibre em fatias grossas
  • 1 garrafa de cachaça (aproximadamente 1 litro)

Preparo

Num caldeirão, coloque as cascas dos cítricos, a água, o açúcar, a canela, o louro e o gengibre e aqueça, mexendo apenas até dissolver. Quando ferver, junte a cachaça. Coloque o fogo no mínimo para que o álcool não evapore totalmente e, só com o quentão borbulhando de leve nas laterais, mantenha no fogo por mais uns 15 minutos, até ficar bem perfumado.

Retire do fogo e sirva em seguida. Todo mundo vai amar o seu quentão bem perfumado com canela, cravo, gengibre e laranja. Se quiser, prepare com até 12 horas de antecedência; depois disso, o quentão pode amargar.

Veja outras receitas gostosas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *