Pudim de pão é aconchego total e essa receita de pudim de pão com banana é deliciosa. Na verdade, poucas receitas são tão caseiras, práticas e, ainda por cima, perfeitas pra transformar pão amanhecido numa sobremesa deliciosa.
Cresci comendo o pudim de pão da minha bisavó, aquele super clássico com canela, uva-passa, baunilha e um toque mágico de vinho do Porto. Só que um dia, depois de preparar o pão e os ovos pro pudim, mas antes de juntar a uva-passa, eu reparei nas bananas bem maduras e pintadinhas que estavam na minha cozinha e resolvi usar. Decidi caramelizar a fruta, com isso, o pudim ficou mais colorido, perfumado e saboroso.
Usando o mesmo princípio, já preparei o pudim com outras frutas, como maçã, pera, abacaxi, pêssego, ameixa roxa e manga, só substituindo as 3 xícaras (chá) de banana pela mesma medida da fruta escolhida em pedaços.
No pudim, usei 1 xícara e meia de açúcar branco comum, mas, pra variar, já fiz a receita com ¾ de xícara de açúcar e ½ xícara de mel e ficou demais de bom. Se quiser, sirva com uma colherada de creme de leite cremoso ou em chantilly ou com iogurte espesso, ou com sorvete de baunilha ou de leite e fecha qualquer jantar com chave de ouro.
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar comum (150 g)
- 3 xícaras (chá) de banana-nanica madura em rodelas de 1 cm (umas 6 bananas grandes)
- 2 xícaras (chá) de pão amanhecido em cubinhos, de preferência um pão mais pesado, como um italiano (umas 4 fatias grossas)
- 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 pedaço de uns 3 cm de canela em pau (ou pitadas das especiarias que quiser)
- 1 pitada de sal
- 25 g de manteiga em 4 pedaços
- 1 colher (chá) de raspas de limão
- 2 ovos
- Manteiga pra untar
- Açúcar e canela pra polvilhar
Preparo
Numa frigideira grande, aqueça 1/2 xícara de açúcar, espere começar a caramelizar, junte a banana, deixe no fogo até o líquido secar e os pedaços começarem a dourar, depois acrescente o pão e passe para uma tigela. Na mesma frigideira, aqueça o leite com a baunilha, a canela, o sal e o restante do açúcar, mexa até dissolver, espere ferver, junte a manteiga e, quando derreter, acrescente as raspas de limão.
Retire do fogo, despeje sobre o pão e deixe repousar por10 min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio-alto).
Unte com manteiga e polvilhe com uma mistura de açúcar e canela uma fôrma média para pudim. Acrescente os ovos ao pão, descarte a canela em pau, coloque a massa na fôrma e asse por uns 40min, até que o pudim esteja bem dourado e, enfiando um palito no centro, ele saia limpo.
Deixe amornar e desenforme sobre o prato de servir e polvilhe com açúcar e canela.
Ah! Eu busquei essa receita incansavelmente. Vou faze-la amanhã. Digo depois o sucesso que foi.
Encantada com suas historias e receitas. Gratidão pelo Ser que é voce.
Sonia, boa tarde!
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso jeito de contar histórias e de dar receitas. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação e mensagens como a sua são o nosso maior incentivo.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa
Na receita clássica quando vc coloca o vinho do Porto?
Obrigada!!
Beijo
Christiane, boa tarde!
Na receita de “pudim de pão da minha bisavó” a gente acrescenta 2 colheres (sopa) de vinho do porto. Você pode experimentar acrescentar o vinho no pudim de banana, combina com certeza.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô