Adicionar à minha lista

Pudim de jabuticaba

Um pudim refrescante, delicioso, simples, mas com o super requinte da nossa queridíssima amada e idolatrada jabuticaba. Usei como base a minha receita do pudim cor de rosa, substituindo o leite pelo suco de jabuticaba e mantendo o leite de coco, que combinou muito bem com o azedinho doce irresistível dessa fruta tão nossa e tão gostosa.

Como falei nas receitas do sorvete cremoso de jabuticaba e do sorvete muito lindo de jabuticaba, quando estava pesquisando receitas usando jabuticaba, percebi que a maioria pedia apenas pra bater a fruta no liquidificador, mas não gostei do resultado como sabor, faltava alguma coisa. Consegui o que queria quando aqueci as bolinhas numa panela vazia, sem água, esmaguei com as mãos pra estourar a maior parte delas e aqueci por uns 5min, até juntar um líquido rosado, depois bati no liquidificador e passei pela peneira sem espremer demais, evitando a adstringência.

Com essa base pronta, o preparo não leva mais do que 30min. Depois, é geladeira pra firmar por umas 3h e servir.

É claro que dá pra servir o pudim simplesmente pudim, mas com a calda de jabuticaba ele fica muito melhor, acredite.

Ingredientes

  • 3 e 1/2 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (525 g)
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água gelada (60 ml)
  • ¼ de xícara (chá) de água fervente (60 ml)
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 200 ml de leite de coco
  • Óleo vegetal pra untar

Preparo

Coloque as jabuticabas numa panela grande e que acomode tudo bem junto, esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas (algumas fechadas não mudarão a receita).

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro copo do liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea, mas que ainda terá vários pedacinhos de casca. Pra conseguir um doce não tão adstringente, que não “pegue” tanto na boca, passe tudo por uma peneira, mas sem espremer muito. Como você vai precisar de 1 e ¼ de xícara (chá) de polpa, complete com água se necessário.

Coloque numa tigela e reserve.

Separe uma fôrma média pra pudim e unte com um pouquinho de óleo. Coloque a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixe descansar por uns 3min. Junte a água fervente, mexa até dissolver completamente e coloque na tigela da gelatina. Junte o leite condensado e o leite de coco e misture bem.

Passe tudo pra fôrma, cubra com filme e à geladeira pra firmar por umas 3h.

Desenforme na hora de servir e regue com a calda de jabuticaba.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *