Bebel, esse pudim de gengibre com calda de caramelo é pra você, que adora tudo que não se esquece de um toffee ginger pudding que chegou à mesa de uma ceia de Natal em Londres há uns 16 anos.
Pelo nome, a receita pode até parecer complicada, mas pelo contrário. Existem muitas versões do pudim, mas escolhi uma bem simples de fazer e que fica pronta em pouco tempo. E como fica o pudim fica mais gostoso quando servido quente ou morno, ele dispensa repouso na geladeira. É uma receita perfeita pra aqueles momentos em que a gente tem que improvisar uma sobremesa chiquezinha de última hora, pois tudo se resolve em 2h e sem grandes planejamentos e descansos na geladeira.
Se quiser, prepare com até 2 dias de antecedência, guarde na geladeira e aqueça por 2 a 3min no micro-ondas antes de servir.
O gengibre e as especiarias dão vida ao pudim e as tâmaras dão doçura e consistência a esse clássico inglês, mas de forma tão sutil que mesmo aqueles que juram não gostar delas mal percebem a sua presença.
Cozido no vapor ou em banho-maria o pudim fica macio e se assado diretamente no forno ele fica com mais jeito de bolo e eu prefiro assado. Apesar de assado o pudim até desenformar como um bolo, quando se incorpora a calda ele acaba ficando úmido e delicioso.
A calda de caramelo é doce, mas complementa o pudim com perfeição.
Gostou do pudim de gengibre com calda de caramelo? Conta pra mim se preparar, hein!
Ingredientes
Pudim
- 1 xícara de água fervente (240 ml)
- 1 xícara de tâmara sem caroço picada (150 g)
- 1 xícara de farinha de trigo (120 g)
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 e ½ colher (chá) de gengibre em pó
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- ½ colher (sopa) de canela em pó
- ¼ de colher (chá) de noz-moscada em pó
- Pitadas de cravo em pó
- Raspas de 1 limão
- ¾ de açúcar mascavo (150 g)
- 1 xícara de leite (240 ml)
- 50 g de manteiga derretida
- 1 ovo
- Manteiga pra untar
Calda
- ½ xícara de açúcar mascavo (100 g)
- 75 g de manteiga
- 1 xícara de creme de leite espesso (240 ml)
Preparo
Aqueça o forno a 180ºC (médio).
Coloque no próprio copo de liquidificador a água fervente e a tâmara e deixe repousar por 10min.
Enquanto isso, unte muito bem com manteiga uma fôrma média pra pudim, reserve.
Numa tigela média, misture a farinha, o bicarbonato, os gengibres em pó e fresco, a canela, a noz-moscada, o cravo e as raspas de limão, reserve.
Coloque também no liquidificador o açúcar, o leite, a manteiga e o ovo e bata até obter um creme grosso, mas ainda com pedacinhos. Passe pra tigela dos secos e misture até conseguir uma massa homogênea.
Coloque a massa na fôrma e asse por uns 35min, até que esteja crescido, dourado, se soltando das laterais e firme (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Enquanto o pudim amorna, prepare a calda. Numa panela pequena, aqueça a manteiga e o açúcar mascavo e, sem parar de mexer, deixe ferver por 1min, até derreter e conseguir uma mistura cremosa e brilhante.
Retire do fogo, misture o creme de leite e reserve.
Retire o pudding do forno, aguarde 5min e desenforme sobre um prato.
Com um palito, fure o pudim em vários pontos e regue com metade da calda, cuidando pra cobrir totalmente a superfície.
Guarde a calda restante pra hora de servir.
Sirva o pudim morno ou quente com a calda reservada (se quiser, prepare com até 2 dias de antecedência, guarde na geladeira e aqueça no micro-ondas por 2 a 3min antes de servir).