Adicionar à minha lista

Pudim de doce de leite

Ana Bacellar

Pudim de leite condensado é quase unanimidade, todo mundo adora, difícil encontrar alguém capaz de recusar uma fatia. É tão bom que aparece tanto como sobremesa do dia a dia, como de uma refeição mais especial.

E se o pudim for de doce de leite? Quando experimentei um bem escuro e cremoso durante uma viagem pela Patagônia Argentina, eu me apaixonei na hora. Achei ainda mais gostoso que o original.

Quem experimenta se encanta.

O doce de leite é o x da questão, quanto melhor o doce de leite, melhor o pudim.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)
  • 4 ovos
  • 1 e ½ xícara (chá) de doce de leite bem firme e dourado (390 g)
  • ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (5 ml)

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio), separe uma assadeira, coloque no fundo umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente para a fôrma não pular e ferva um pouco de água para o banho-maria.

Numa panelinha, misture bem o açúcar e a água e aqueça. Misture apenas até dissolver e mantenha no fogo até conseguir um caramelo bem dourado (se for claro ele fica muito doce e se ficar escuro demais ele amarga). Despeje o caramelo numa fôrma média pra pudim e, segurando com luvas, pois é muito quente, gire a fôrma pra forrar totalmente o fundo e as laterais com caramelo (use uma colher pra conseguir cobrir partes mais complicadas, como o tubo central), reserve.

Passe os ovos por uma peneira fina sobre uma tigela média. Junte o doce de leite, o leite e a baunilha e misture com um batedor de arame até obter um creme liso.
Despeje o creme na fôrma caramelizada, coloque a fôrma na assadeira preparada com a água fervente ao redor.

Asse em banho-maria por uns 45min, até que o pudim esteja firme e dourado (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Espere esfriar, leve à geladeira por umas 6 horas e desenforme sobre um prato de bordas altas.

4 Comentários

  1. 1
  2. 3

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *