Adicionar à minha lista

Pudim de brigadeiro mesmo

Ana Bacellar

Se todo ama pudim de leite condensado e ama brigadeiro, pudim de brigadeiro mesmo tem tudo pra arrasar.

Quis fugir do clássico e caseiro brigadeirão, pois acho que ele é um pudim com leite condensado e chocolate, além de ovos e leite, e tem gosto de chocolate, mas não de brigadeiro, mesmo com o granulado por cima.

Resolvi, então, preparar um pudim usando uma receita de brigadeiro, feita com uma lata de leite condensado e ¼ de xícara (chá) de chocolate em pó e preparar exatamente como fiz com o pudim de doce de leite.

O primeiro pudim, com uma receita do brigadeiro, uma xícara de leite e quatro ovos ficou bom, mas achei que ainda faltava um pouco de gosto de brigadeiro, então refiz com duas receitas e a mesma quantidade de leite e de ovos. Aí sim!

Apesar do caramelo, achei que, pra ser brigadeiro um pouco de granulado pra finalizar seria essencial, por isso, mesmo sendo gulodice, espalhei por cima do pudim na hora de servir.

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado (395 g cada, ou seja, 790 g total)
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó (50 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • ¼ de xícara (chá) de água (60 ml)
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)

Preparo

Numa panela larga, alta e de fundo grosso, aqueça o leite condensado e o chocolate.

Sempre mexendo, para não grudar nem queimar no fundo, e tomando cuidado, pois ele espirra bastante e é muito quente, cozinhe por uns 20min, até o brigadeiro encorpar, escurecer, ganhar um brilho diferente e começas a descolar da panela.

Passe pra uma tigela pra amornar mais rápido e, enquanto isso, faça o caramelo.

Aqueça o forno a 160ºC (médio), separe uma assadeira, coloque no fundo umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente para a fôrma não pular e ferva mais ou menos 1 litro de água para o banho-maria.

Numa panelinha, misture o açúcar e a água só até dissolver e aqueça. Mantenha no fogo até conseguir um caramelo bem dourado (se for claro ele fica muito doce e se ficar escuro demais ele amarga).

Despeje o caramelo numa fôrma média pra pudim e, segurando com luvas, pois é muito quente, gire a fôrma pra forrar totalmente o fundo e as laterais com caramelo (use uma colher pra conseguir cobrir partes mais complicadas, como o tubo central), reserve.

Passe os ovos por uma peneira fina sobre o brigadeiro, junte o leite e misture com um batedor de arame até obter um creme liso (se preferir, bata no liquidificador).

Despeje o creme na fôrma caramelizada, coloque a fôrma na assadeira preparada com a água fervente ao redor e asse em banho-maria por mais ou menos 1h, até que o pudim esteja bem dourado (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Espere esfriar, leve à geladeira por umas 6 horas e desenforme sobre um prato de bordas altas.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *