Adicionar à minha lista

Pudim cremoso com muita banana

Ana Bacellar Pudim cremoso com muita banana

Quem ama pudim e ama banana vai adorar essa receita de pudim cremoso com muita banana. Imagine um pudim de leite condensado em algumas bananas vão pro liquidificador com o leite condensado e os ovos, ficando de fora o leite comum, e as demais bananas entram em rodelas por cima do creme… Tudo de bom!

O pudim vai bem no dia a dia, mas também é perfeito como sobremesa depois de servir pratos bem brasileiros. Já fiz assim pra receber uns franceses e eles ficaram encantados com a brasilidade total do doce.

Como acontece com grande parte dos pudins, o caramelo forra a fôrma, entra o creme batido (nesse caso o creme com banana e as bananas em rodelas por cima) e ele é assado em banho-maria. Assado dessa forma, bem devagar, o resultado é aquele pudim cremosíssimo e delicioso.

O pudim pode ser preparado com até 3 dias de antecedência, e isso facilita a vida principalmente quando ele entra como sobremesa de uma refeição especial.

Pra conseguir um pudim bem saboroso, é fundamental usar bananas bem maduras, aquelas que já estão começando a ficar com pintinhas. Acho que banana nanica é perfeita pro pudim, pois tem bastante sabor e muita doçura, e como elas são grandes, 4 bananas são suficientes. Na falta da nanica, use a prata, que também é gostosa, só aumente a quantidade pra 6 bananas, pois são um pouco menores. Na praia, num dia em que comprei um cacho de banana ouro, que é muito!!! doce e saborosíssima, fiz o pudim com ela e ficou o máximo, só aumentei a quantidade pra 12 bananinhas, pois são miúdas.

A receita do pudim cremoso com muita banana funciona bem com leite condensado sem lactose.

Ingredientes

Pudim

  • 4 bananas nanicas grandes e bem maduras (ou umas 6 da prata ou 12 da ouro)
  • 1 lata de leite condensado (395 g, 1 e ½ xícara de chá)
  • 4 ovos

Caramelo

  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), separe uma assadeira, coloque no fundo umas 2 ou 3 folhas de papel absorvente pra fôrma não pular e ferva um pouco de água pro banho-maria.

Separe uma fôrma média pra pudim.

Caramelo – Aqueça o açúcar numa panelinha e, movimentando a própria panela de vez em quando, sem precisar mexer com uma espátula, deixe no fogo até conseguir um caramelo bem dourado, nem claro demais, porque fica muito doce e sem o gosto e o aroma de caramelo, e nem escuro demais pra não amargar. Com cuidado, pois é muito quente, despeje o caramelo na fôrma do pudim e, segurando com pano seco, movimente pra forrar totalmente o fundo e as laterais com uma camada de caramelo.

Pudim – Coloque 2 bananas e o leite condensado no liquidificador e bata até obter um creme, então junte os ovos e bata só até incorporar (se bater muito o pudim ficará com mais furinhos).

Despeje a mistura na fôrma caramelizada e espalhe por cima as bananas restantes em rodelas.

Asse em banho-maria por uns 50min, até que a superfície esteja bem dourada e, enfiando um palito, ele saia limpo.

Retire do forno e do banho-maria, deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 6h antes de desenformar e servir.

O pudim se conserva bem na geladeira por até 3 dias.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Cássia, bom dia!
      São 4 bananas, 2 entram no liquidificador junto do leite condensado e dos ovos e as outras duas entram em rodelas por cima do creme.
      Conte com a gente, abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *