Adicionar à minha lista

Poulet aux olives – Frango ensopado com azeitonas

Ana Bacellar

Tem receita que a gente faz uma ou duas vezes, gosta, mas fica lá guardadinha. Já outras a história é diferente, a gente faz e refaz mil vezes.

O poulet aux olives, ou frango ensopado com azeitonas, é um clássico francesíssimo que eu adoro.

É aquele prato rústico, feito numa panela só e com ingredientes de características fortes, como bacon, cebola, alho, tomate, vinho branco e azeitonas, além do frango, é claro, e fica saborosíssimo. Quando uso os frangos que vem da fazenda a receita fica escandalosamente melhor.

O frango pode ser como cada um quiser, eu gosto de usar sobrecoxas, que são tenras e suculentas, mas já fiz só com peito em cubos grandes, ou com o frango cortado em pedaços, quer dizer, um pouco de cada coisa, e sempre fica bom.

A quantidade de vinho é grande mesmo, não está errado, e é ele o responsável pelo molho tão incrível. Use um vinho branco que seja ok pra cozinhar, eu sempre compro umas garrafas pensando nas panelas quando encontro alguma com bom preço, sabor e perfume (aqueles “específicos” pra cozinha são muito ruins, não agregam valor algum à receita, muito pelo contrário).

O bacon é importante, dá o sabor defumado que dá outra dimensão ao prato, mas quem não come pode fazer sem ele, apesar de não ficar a mesma coisa.

Pra variar, troque as azeitonas por cogumelos ou rodelas de cenoura, também é delicioso.

Outra vantagem da receita é usar ingredientes comuns. Quase todo mundo tem frango no freezer, bacon também é bem normal, idem quanto ao vinho e às azeitonas. Já usei azeitonas pretas, mas a receita fica melhor com as verdes.

Se tenho creme de leite fresco em casa, uso o fresco e deixo ferver normalmente na hora de finalizar o molho. Quando não tenho, abro uma lata, junto a quantidade necessária ao molho já fervente e desligo o fogo pra evitar que ele talhe.

Um purê de batatas, ou um arroz branco, ou uma massa só passadinha na manteiga ou no azeite e uma salada já completam a refeição. É o tipo de receita que vai bem no dia-a-dia, mas faz bonito em qualquer jantar mais arrumado.

Já me deu vontade…

Ingredientes

  • 25 g de manteiga
  • 1 kg de sobrecoxas de frango lavadas e sem pele
  • 200 g de bacon em cubinhos
  • 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (36 g)
  • 2 xícaras (chá) de vinho branco seco (480 ml)
  • 1 folha de louro
  • 1 xícara (chá) de azeitonas verdes em lascas (120 g)
  • 1/4 xícara (chá) de creme de leite fresco ou espesso, lata ou caixinha (60 g)
  • 4 colheres (sopa) de salsinha picadinha (4 ramos)
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça a manteiga e um fio de azeite numa panela média e doure bem as sobrecoxas dos dois lados, depois passe pra um prato.

Doure o bacon na mesma panela. Deixe só 1 colher (sopa) de gordura na panela e descarte a restante.

Junte a cebola e espere murchar. Acrescente o alho, aguarde perfumar e adicione o açúcar. Quando começar a caramelizar, regue com o vinho e mexa para soltar o que estiver colado ao fundo.

Coloque o frango novamente na panela, junte o louro, sal e pimenta e espere ferver.

Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada por uns 40min, até a carne amaciar e o molho encorpar.

Junte as azeitonas, deixe ferver por mais 10min, acerte o sal e a pimenta e se for preciso, ajuste a acidez com um pouco de açúcar (se quiser, prepare até aqui na véspera, guarde na geladeira, aqueça e finalize na hora de servir).

Acrescente o creme de leite e a salsinha e retire do fogo.

Sirva com arroz branco, um purê de batatas ou uma massa simples só passadinha na manteiga ou azeite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *