Adicionar à minha lista

Potinho cremoso de café com leite

Feito com: Martins Café
Ana Bacellar Potinho cremoso de café com leite

O potinho cremoso de café com leite é bem São Paulo e mostra que a mistura que aparece na caneca, na xícara ou no copo do café da manhã pode se transformar numa sobremesa deliciosa. No Brasil, por incrível que pareça, muita gente não vive sem café, mas nem se atreve a pensar em sobremesas com ele. Juro que não entendo, pois adoro café de qualquer jeito e a qualquer hora.

O caramelo merece atenção e dá um trabalhinho, mas o creme não poderia ser mais simples, basta misturar.

É o tipo da sobremesa prática pra receber, pois fica pronta na geladeira, só servir. No verão, ela ainda mata a vontade do cafezinho de uma forma refrescante. Mas, é claro, o potinho cremoso de café com leite é uma receita prática e gostosa para todas as estações do ano quando se é apaixonado por café.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)
  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite (480 ml)
  • 1 xícara (chá) de café pronto bem forte (240 ml)

Preparo

Para preparar o potinho cremoso de café com leite, aqueça o forno a 160°C (médio). Separe 1 assadeira média e 6 potinhos refratários (ou xícaras ou canecas) e ferva 1 litro de água pro banho-maria.

Numa panelinha, aqueça metade do açúcar e, movimentando a panela conforme o açúcar for caramelizando, deixe no fogo até surgir um caramelo bem dourado (nem muito claro, pra não ficar muito doce, nem muito escuro, pra não amargar). Com cuidado, pois estará bem quente, coloque uma parte do caramelo no fundo de cada potinho e reserve.

Passe os ovos por uma peneira e misture o leite, o café e o restante do açúcar e até conseguir um creme liso. Divida a mistura entre os potinhos, coloque-os na assadeira com a água do banho-maria e asse por uns 30min, até que a superfície comece a dourar e o creme esteja ligeiramente firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).

Espere esfriar, leve à geladeira por umas 4h e sirva, se quiser, decorados com grãos de café.

8 Comentários

  1. 1

    Helô, querida, adoro suas receitinhas.
    Você diz na receita… até conseguir um creme liso. Bate os ovos com o leite e o café?
    Abraços e muitas felicidades.

    • 2

      Oi, Carmen! Fico super feliz em saber que gosta das receitas, compartilho elas com carinho. Quando ao potinho cremoso é isso mesmo, misturar os ovo, o café e o leite. Bjs

  2. 3
    • 4

      Filipe, boa tarde!
      Depois de misturar tudo, você terá uns 750 ml de creme. Cada porção terá uns 120 ml. Pense que potinhos de uns 150 ml de capacidade são suficientes. Aqui, usamos canequinhas de ágata médias, que são um pouco maiores que as xícaras de café.
      Depois conte pra gente como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

    • 5

      Ola Helô,
      Demorei para fazer devido a uma diabete gestacional aqui em casa. Agora que fiz ficou uma delícia. Já entrou na minha lista de receitas.

      • 6

        Filipe, boa tarde!
        Delicioso saber que a receita já passou a fazer parte do seu dia a dia e que agora está tudo bem por aí.
        Siga nos acompanhando, pois receitas, dicas, histórias e fotos apetitosas não faltam por aqui.
        Abraços, Ana e Helô

  3. 7

    Boa noite Hellô, fiquei na dúvida quanto a “misture até conseguir um creme liso”, essa etapa deve ser feita no fogão? Porque se não vai ser um pudim de café, é isso?

    • 8

      Camila, boa tarde!
      Não é no fogão, só misturar mesmo pra conseguir uma mistura homogênea. O creme cozinhará em banho-maria no forno.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *