Adicionar à minha lista

Popovers

Ana Bacellar

Sempre gostei da textura crocante por fora e esburacada, quase sequinha por dentro das choux ou bombas e carolinas, das broinhas aerosas mineiras e, no mundo inglês, dos popovers, todos com massa saborosa e cheia de ovos.

Os popovers, contudo, são ainda mais simples de preparar, pois dispensam o cozimento da massa e o “bater a massa e acrescentar os ovos um a um”. Os ingredientes vão pro liquidificador e é só bater muito bem até a massa espumar. Como, por aqui, forminhas especiais pra popovers não são comuns, a saída é usar assadeiras de metal pra muffins.

O essencial é levar a assadeira vazia (isso mesmo) ao forno quente pra aquecer muito bem, em seguida retirar, untar com cuidado (o pincel é a melhor solução) e só então despejar a massa nas cavidades.

Os popovers começam a assar no forno bem quente, depois a temperatura diminui e eles continuam assando até ficarem bem estufados, pulando mesmo pra fora das cavidades, e dourados na superfície.

Aprendi essa receita há muitos anos, num livro inglês, e vira e mexe preparo esses pãezinhos estufados pra acompanhar carne assada, sopa ou salada.

O ideal é assar e servir, mas já preparei uma fornada logo cedo e aqueci no forno pouco antes de servir e já aqueci pro café-da-manhã do dia seguinte e servi com manteiga, requeijão ou geleia.

Pra variar, já troquei o parmesão por outros queijos bons de ralar, já juntei ¼ de xícara (chá) de salsinha ou cebolinha picadas à massa e, quando acrescentei uma colher de chá de curry fiquei com pãezinhos ultra perfumados e amarelados. Use a imaginação, a receita é versátil.

Ingredientes

  • 50 g manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 3 ovos
  • 1 colher (chá) de mostarda dijon
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/3 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado (ou algum outro queijo bom de ralar) – (35g)
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Coloque uma assadeira de preferência anti-aderentes e para 12 muffins pequenos ou 8 grandes (ou uma fôrma especial popovers) no forno ainda frio e aqueça a 210ºC (alto) por 10min.

Enquanto isso, separe de 10 g da manteiga para untar as forminhas, mantendo num só pedaço.

Coloque os 40 g restantes de manteiga e o leite numa panelinha e, quando ferver, transfira pro liquidificador. Junte os ovos, a mostarda, a farinha, o sal, o queijo e bata até conseguir uma massa lisa e espumando na superfície (se for o caso, junte as ervas ou curry).

Coloque o pedaço de manteiga de untar numa cavidade e, com cuidado e um pincel, pois a fôrma estará bem quente, lambuze o fundo e as laterais da cavidade e, a seguir, transfira pra cavidade seguinte até terminar.

Preencha as forminhas com a massa até 2/3 da altura e leve ao forno a 210ºC (alto).

Passados 10min, diminua a temperatura pra 180ºC (médio-alto) e asse por mais uns 25min, até que os pãezinhos estejam bem estufados e dourados (não abra o forno nos primeiros 20min).

Retire do forno, desenforme (solte com a ajuda da lâmina de uma faca se for preciso) e sirva imediatamente (ou prepare com até 12h de antecedência e aqueça em forno médio por uns 10min antes de servir).

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Oi, Izabel! A minha forma é de metal e, pelos testes que fiz na vida e sempre li e soube, a forma tem que ser fritante de tão quente, por isso o metal, então acho que silicone não rola mesmo. Espero ter ajudado! bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *