Adicionar à minha lista

Pizza de tabuleiro da Renata Constantino

Ana Bacellar pizza de tabuleiro

Bora preparar a pizza de tabuleiro da Renata Constantino?

Há uns dias, saiu uma matéria na revista online da Elle sobre 4 pães de 4 pessoas diferentes pro dia a dia, 2 receitas usando fermento biológico e 2 com fermento químico. Nessas de fermento químico estavam os nossos queridíssimos pãezinhos de minuto e o pão de bicarbonato da Renata Constantino, do Instagram @goriahuk.

Conversando com a Renata sobre a matéria, surgiu a ideia dela escolher uma receita no Na Cozinha da Helô e a gente escolher uma das dela, depois preparar exatamente como aparecem nos respectivos posts e publicar, e tudo fazendo surpresa.

A Renata faz pães maravilhosos de fermentação natural, deliciosos e lindos, mas que pedem não só um fermento ativo, como um pouco de conhecimento do assunto. Como a ideia seria apresentar algo rápido e que desse pra fazer em casa de um jeito muito fácil, a gente deixou os pães de lado e escolheu a receita da pizza de tabuleiro.

A escolha aconteceu porque, lendo a receita, a gente achou o método bem diferente e interessante e a foto era apetitosa.

A massa, que é bem hidratada, é apenas misturada numa tigela, primeiro os ingredientes secos (farinha, açúcar, fermento biológico e sal), depois metade de uma mistura de água e óleo e em seguida a outra metade. Também dá pra misturar com a raquete da batedeira, sem sovar, só misturar mesmo. A massa fica muito mole, grudenta e é difícil acreditar que a pizza vai dar certo. Em seguida, a massa repousa por 2h, até dobrar de volume.

Enquanto isso, cada um preparar os recheios que quiser e com os ingredientes da geladeira. A gente cobriu metade da pizza com 300 g de mussarela grosseiramente ralada, 200 g de linguiça defumada em fatias muito finas e uma polvilhada de parmesão; e a outra metade com uma camada de fatias finas de tomate temperados com sal e pimenta-do-reino moída na hora, 4 bolas grandes de mussarela de búfala em rodelas grossas e, sobre cada rodela, 1 folha de manjericão.

Depois de 2h de repouso, a Renata diz pra regar com uma camada farta de azeite uma assadeira quadrada de uns 35cm, e despejar a massa ainda bem mole e grudenta na assadeira. Fala pra lambuzar as mãos bastante azeite e pressionar pra forrar toda a assadeira com uma camada uniforme de massa. Em seguida, ligar o forno numa temperatura bem alta (forno a gás a uns 250ºC e elétrico a uns 220ºC) pra aquecer bem; deixar a massa repousar por 10min e, enquanto isso, preparar o molho de tomate.

Pro molho, ela diz pra bater no liquidificador meia lata de tomate pelatti com os temperos que quiser. A gente usou sal, pimenta-do-reino (não tinha pimenta-calabresa na despensa), orégano seco, um dente de alho grande, 1 colher (sopa) de azeite, 1 colher (chá) de sal e 1 pitada de açúcar. Depois de bater, ela coloca o molho pra ferver por 10min.

Aí vem a segunda parte interessante: ela espalha o molho quente sobre a massa aberta. Imediatamente, a assadeira vai pro forno por 25 a 30min, até a massa crescer e dourar bem.

Durante esse tempo de forno, dá pra preparar as coberturas com calma.

Então, basta retirar a assadeira do forno, forrar a pizza com a cobertura que quiser (a gente fez meio a meio, mas nada impede que se faça uma pizza inteira de um só sabor ou como quiser). A pizza volta ao forno por mais uns 5min, apenas pra cobertura aquecer e o queijo derreter.

Do forno, a pizza de tabuleiro vai à mesa e pronto.

Em, no máximo 3h, tudo acontece (no verão, quando a massa cresce e dobra de volume em menos tempo – aqui levou 1h e 20min – o preparo fica ainda mais rápido). Mesmo quem nunca fez massas em casa pode se aventurar na cozinha e servir a pizza de tabuleiro no domingo.

A gente adorou a receita!

Ah, aqui vai a receita com a massa e o molho. As coberturas ficam por sua conta.

E quanto às quantidades: normalmente a gente coloca primeiro em xícaras ou colheres e, entre parênteses, dá a quantidade em quilos, gramas, litro ou mililitros, mas aqui, pra seguir a receita como dada pela Renata, o padrão do Na Cozinha da Helô foi invertido.

Ingredientes

Massa

  • 400 ml de água em temperatura ambiente (meça 1 e ¾ de xícara e descarte 1 e ½ colher de sopa)
  • 50 ml de azeite de oliva (4 colheres de sopa mais 1 colher de chá)
  • 500 g de farinha de trigo (4 xícaras mais 1 e ½ colher de sopa)
  • 7 g de fermento biológico seco (2 colheres de chá)
  • 2 colheres (chá) de açúcar (10 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • Azeite de oliva pra untar

Molho de tomate

  • ½ lata de tomate pelatti (120 g de tomate já fora da lata)
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de orégano seco
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 pitada de açúcar
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Massa – Umas 3h antes de servir, coloque a água e o azeite numa tigela, misture bem e reserve.

Numa tigela grande, que pode ser a da batedeira, coloque o fermento, a farinha e o açúcar. Junte metade da água com azeite e mexa com um garfo ou use a batedeira com a raquete e não com o gancho. Assim que incorporar, acrescente o sal e o líquido restante, misture só até obter uma massa muito cremosa e homogênea (ela não terá jeito de massa pra pão, será bem mole). Não é pra sovar e nem pra juntar mais farinha.

Cubra a massa, com um pano ou com filme plástico e deixe repousar por umas 2h, ou até dobrar de volume.

Durante esse tempo, prepare os recheios que quiser.

Depois de 2h de repouso, regue o fundo de uma assadeira quadrada de uns 35cm (ou uma assadeira retangular grande) com uma camada farta de azeite.

Despeje a massa ainda muito mole e cremosa na assadeira a massa, lambuze as palmas das mãos com bastante azeite e pressione pra forrar toda a assadeira com uma camada uniforme de massa.

Em seguida, ligue o forno numa temperatura bem alta (forno a gás a uns 250ºC e elétrico a uns 220ºC) pra aquecer bem e, enquanto isso, deixe a massa repousar por 10min.

Molho – Durante esses 10min, bata os ingredientes do molho no liquidificador, transfira pra uma panelinha e deixe ferver por 10min.

Espalhe o molho quente sobre a massa aberta e imediatamente leve a assadeira ao forno.

Depois de 25 a 30min, quando a massa estiver crescida e dourada, retire a assadeira do forno.

Cubra com os recheios escolhidos e volte ao forno por uns 5min, só pra cobertura aquecer e o queijo derreter.

Retire a pizza do forno, transfira pra uma tábua e sirva em seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *