Adicionar à minha lista

Picolé de iogurte com figo e mel

Ana Bacellar picolé de iogurte com figos e mel

Esse picolé de iogurte com figos e mel é o máximo e faz bonito como sobremesa de uma refeição de verão, mas também vai bem a qualquer hora.

A receita é muito fácil e só de misturar, com um preparo que mal chega a 15min.

Iogurte, figos e mel são ingredientes que fazem uma combinação mais do que perfeita e eu adoro. Os figos precisam estar bem maduros e doces e entram na receita com casca e tudo. Nem precisa de liquidificador, basta descartar os cabinhos, que são duros, dividir os figos ao meio pra facilitar o processo, esmagar com um garfo, juntar o iogurte e depois o mel. Usei mel da Mbee, que é maravilhoso!!

Com se quiser, substitua os figos por uns 4 pêssegos, mas faça o seguinte: bata a polpa de 3 pêssegos, com casca e tudo, no liquidificador com o iogurte e o mel, junte o outro pêssego cortado em cubinhos.

Em seguida, como acontece com todo picolé colocar nas forminhas, vendidas até nessas lojas que eram de R$ 1,99, hoje são de pelo menos R$ 10,00, com aquelas tampas que já têm junto o palito. Mas se não tiver um ou dois conjuntos de forminhas, basta improvisar com fôrmas de gelo.

Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por 1h, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas 3h, então desenforme e sirva. Em forminhas de sorvete, o creme do picolé de iogurte com figos e mel leva umas 6h pra firmar.

Quanto à quantidade de picolés, ela pode variar um pouco pelo tamanho das forminhas.

No freezer, os picolés ficam perfeitos por 1 semana.

A receita funciona bem com iogurte, mas vale investir num daqueles gregos ultra cremosos, pois eles fazem a diferença. Com 4 colheres (sopa) de mel o picolé fica doce na medida certa e fica com gosto de mel. É preciso considerar que, depois de congelar, tudo fica menos doce.

picolé de iogurte com figos e mel

Ingredientes

  • 8 figos bem maduros, com casca e sem os cabinhos
  • 200 g de iogurte grego (pode ser sem lactose)
  • 4 colheres (sopa) de mel (ou a gosto)

Preparo

Divida os figos ao meio e esmague com um garfo até obter uma pasta pedaçuda.

Junte o iogurte, o mel e misture bem. Nesse momento, o creme passará a impressão de doce, mas depois de congelar ele fica na medida.

Preencha 4 forminhas pra picolé e leve ao freezer por pelo menos 6h, ou até por uma semana.

Se for usar fôrmas de gelo, preencha as cavidades com o creme (normalmente a receita rende uns 24 cubos), leve ao freezer por 1h, ou até começar a firmar, então espete um palito ou uma colher pequena no centro e volte pro freezer por mais umas 3h, então desenforme e sirva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *