Adicionar à minha lista

Picolé de abacate

Ana Bacellar

Na praia, quando me dá vontade de comprar um picolé, vira e mexe escolho abacate, pois acho que picolé de abacate é substancioso, delicioso e lindo demais. Isso acontece mesmo quando tenho 1 abacate grande e maduro em casa e faço uma receita de picolé, que sempre agrada e é uma forma muito econômica de distribuir sorvetes no verão (quem tem crianças em casa sabe bem como vale a pena). Os sorrisos das super queridas Eri e Letícia na foto mostram bem que os picolés ficaram muito bons.

A receita é muito, mas muito fácil mesmo, só bater tudo no liquidificador e colocar nas forminhas.

Quanto às forminhas, até em lojas de 1,99 há forminhas pra picolé de plástico, com aquelas tampas que já têm junto o palito, mas se não tiver um conjunto desses de 6 picolés em casa, basta improvisar com fôrmas de gelo.

Se a fôrma de gelo for a solução, despeje o creme nas cavidades (normalmente dá pra preparar uns 24 cubinhos), leve ao freezer por uma hora, ou até começar a firmar, então espete uma pazinha de madeira pra sorvete ou mesmo uma colher de café no centro e volte pro freezer por mais umas três horas, então desenforme e sirva.

Em forminhas de picolé, o creme leva umas 6h horas pra firmar. No freezer, os picolés ficam perfeitos por 1 semana.

A hortelã dá um frescor muito especial aos picolés, vale a pena usar.

A receita funciona bem com leite sem lactose, leites vegetais e água, portanto pode virar sem lactose ou vegana com facilidade.

Ingredientes

  • 1 abacate grande bem maduro
  • Suco de 1 limão
  • ½ xícara de leite
  • 1/2 de xícara de açúcar (ou a gosto)
  • 6 folhas de hortelã

Preparo

Corte o abacate ao meio, descarte o caroço, retire a polpa com uma colher e coloque no liquidificador com o suco de limão, o leite, o açúcar e a hortelã e bata até obter um creme liso.

Preencha 6 forminhas pra picolé e leve ao freezer por pelo menos 6h, ou até por uma semana.

Se for usar fôrmas de gelo, preencha as cavidades com o creme (normalmente a receita rende uns 24 cubos), leve ao freezer por 1h, ou até começar a firmar, então espete um palito ou uma colher pequena no centro e volte pro freezer por mais umas 3h, então desenforme e sirva.

Retire a tampa dos picolés só na hora de servir.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *