Adicionar à minha lista

Pastel de forno recheado com tomate e mussarela

Pastel com recheio chique de pizza

Ana Bacellar Pastel de forno com recheio de tomate e mussarela

No post de hoje vou te mostrar como fazer pastel de forno recheado com tomate e mussarela, que chamei de recheio de pizza chique (não é só tomate picado com mussarela).

A massa do pastel de forno é amanteigada, fica levemente folhada e bem saborosa. A receita, que além da manteiga, a massa leva requeijão tipo Catupiry, e um clássico dos anos 1960 e 1970. Além de ser bem gostosa, a receita de perfeita pra preparar os pastéis com os mais variados recheios e pra fazer enroladinhos de salsicha.

Em casa, não havia festa de aniversário sem os pastéis de forno, que faziam o maior sucesso. Minha mãe costumava rechear os pasteis com os recheios cremosos de palmito ou de frango (use a receita de recheio da torta cremosa de palmito e da torta de frango caipira), mas também dá pra usar o mesmo recheio de carne da receita de rissole de carne moída ou o recheio de ricota com ervas, só mussarela ou mussarela e presunto picadinhos e com ou sem orégano e de pizza chique, como vai aqui. Quer dizer, dá pra variar bastante, tanto fazendo todos os pastéis com o mesmo recheio ou metade de um recheio e metade de algum outro.

Além de ser perfeita pra festas de aniversário e pra receber nos mais variados momentos, a receita também pode ser feita pra uma refeição estilo lanche.

A receita do pastel de forno recheado com tomate e mussarela é prática, pois dá pra deixar os pastéis montados na assadeira e levar ao forno meia-hora antes de servir, ou assar com antecedência e aquecer antes de servir. Eu, sinceramente, gosto sempre de assar pouco antes de servir, pois saindo do forno o pastel fica bem mais gostoso e com uma textura deliciosa.

Ah, não se preocupe se os pastéis abrirem um pouco enquanto assam, isso é normal, pois a massa é amanteigada e recheios cremosos e de queijo ficam bem moles no forno, então os pastéis estufam e às vezes as bordas se descolem.

Acredite que, fechados ou abertos, os pastéis ficarão deliciosos.

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente (360 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 150 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 255 g de requeijão cremoso firme (tipo Catupiry)
  • 1 colher (sopa) de água gelada (se necessário e aproximadamente)
  • Farinha de trigo pra polvilhar
  • 1 gema para pincelar

Recheio de pizza

  • 4 tomates maduros, sem sementes e em cubinhos (600 g)
  • 1 dente de alho ralado
  • 2 colheres (sopa) de folhas de orégano fresco, ou umas 8 folhas rasgadas de manjericão
  • 100 g de mussarela ralada em pedaços grandes
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Massa – Comece pela massa, que precisa descansar na geladeira por pelo menos 2h.

Numa tigela grande, esfarele a farinha, o sal e a manteiga com a ponta dos dedos até obter uma farofa.

Junte o requeijão e trabalhe até formar uma massa macia, que descole das mãos (se necessário, junte água fria aos poucos).

A massa fica mesmo muito macia, mas, se ficar pegajosa demais, junte um pouquinho de farinha.

Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2h ou por até uns 2 dias.

Recheio – Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande, junte o alho e deixe perfumar.

Acrescente o tomate, umas pitadas de sal, pimenta-do-reino e mantenha em fogo alto por uns 5min no máximo, só mesmo para o tomate dar uma leve murchada.

Acerte o sal e a pimenta, retire do fogo e deixe esfriar (se quiser, guarde os tomates num pote fechado na geladeira por até 2 dias).

Quando o tomate esfriar, misture o queijo e o orégano ou o manjericão.

Montagem – Pra facilitar o trabalho, forre uma parte da bancada com filme plástico ou com saco plástico para freezer (um quadrado de uns 50 cm no máximo). Com um rolo, abra a massa até ficar com mais ou menos 3 mm de espessura, como casca grossa de banana. Corte discos de uns 8 cm, ou em retângulos ou quadrados, coloque 1 colher (sopa) rasa de recheio no centro, dobre e feche como meia lua. Junte as rebarbas, abra de novo e faça mais pastéis.

Coloque os pastéis prontos numa assadeira grande (não precisa untar), pincele com a gema diluída em 2 colheres (sopa) de água e leve à geladeira por uns 15min, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio). Ou leve à geladeira para assar no dia seguinte perto da hora de servir.

Asse os pastéis por uns 20min, até que a massa esteja bem dourada e crocante, levemente folhada.

Retire do forno, aguarde 10min e sirva.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Lilian, boa tarde!
      Bom saber que você gostou da receita.
      Pode sim congelar os pasteizinhos montados e assar antes de servir, pode até levar os pasteizinhos ainda congelados ao forno.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *