Adicionar à minha lista

Pasta de amendoim

Ana Bacellar

Nos Estados Unidos, pasta de amendoim é quase produto de primeira necessidade, muita gente adora sanduíche com a pasta cremosa pura ou com geleia, mas aqui é diferente.

Até pouco tempo, quando foi lançada uma paçoca cremosa de amendoim, só se achava uma pasta de amendoim bem sem graça e uma ou outra importada.

Como eu gosto de preparar o máximo de coisas em casa, faço a pasta quando me dá vontade de comer uma fatia do cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate, ou uma colherada de sorvete cremoso de amendoim ou quero preparar receitas do sudeste asiático, principalmente numa das versões de molho satay, que é delicioso com grelhados ou como molho de salada, como acontece com salada thai de camarão e legumes com molho de amendoim.

A receita é simples e só leva três ingredientes: amendoim torrado e salgado sem pele (o salgado realmente deixa a pasta mais interessante), açúcar e o óleo vegetal, que junto do óleo do próprio amendoim, transforma tudo numa mistura cremosa.

Em casa, bato a pasta no liquidificador comum, que começa triturando e fazendo uma farofa, que vai umedecendo e, depois de uns 5min, vira pasta (sempre parece que não vai virar, mas acaba virando).

Se quiser, troque o amendoim por castanhas de caju ou do Brasil/Pará, amêndoas, pistaches ou nozes e acrescente pitadas de especiarias. Uma ou duas colheradas de mel ou de melaço de cana também dão toques interessantes, só experimentar.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado, salgado e sem pele (125 g)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 2 colheres (sopa) de óleo (30 ml)

Preparo

Coloque o amendoim e o açúcar no processador. Com a tecla pulsar, processe até o amendoim e o açúcar formarem uma farofa homogênea e bem úmida.

Junte o óleo e bata por mais uns 5min, até o amendoim soltar o óleo natural e virar uma pasta grossa e cremosa.

Transfira a pasta pra um pote com tampe e guarde por até uma semana na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *