Adicionar à minha lista

Pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão

Ana Bacellar Pasta de tomate com ricota e manjericão

A receita de hoje é uma pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão bem gostosa. Ela é daquelas pastas versáteis, que vão bem como recheio de sanduichinhos pra festas ou sanduíches abertos como tartines ou bruschettas, ou pra levar na lancheira, ou pra servir com pão (pão maravilhoso na panela de ferro), ou com torradas (experimente com as torradinhas de pão sírio) ou com bolachas salgada (crackers de fubá).

Ela ainda pode acompanhar um grelhado, uma salada ou entrar como recheio de uma massa, como caneloni, ravióli ou mesmo uma lasagna.

Ou seja, tem mil possibilidades.

E qual o segredo pra conseguir uma pasta saborosíssima e com sabor de tomate pra valer? Refogar a cebola e o alho num pouco de azeite, então juntar o extrato de tomate, misturar bem e deixar o refogado caramelizar e ficar com um vermelho mais vivo e escuro, então ajustar a acidez com pitadas de açúcar ou um tico de mel, acertar o sal e a pimenta e retirar do fogo. O extrato de tomate ganha outra dimensão quando preparado dessa forma, o gosto e o perfume ficam mais intensos e perdem os traços de acidez.

Com o refogado pronto, basta juntar as ervas frescas, a ricota e servir ou guardar num pote fechado por uns 3 dias na geladeira.

Como eu costumo preparar ricota fresca cremosa em casa, uso essa ricota bem macia pra preparar a pasta de tomate, mas nada impede que se use ricota comum.

Vamos preparar a pasta cremosa de tomate com ricota e manjericão?

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva, aproximadamente
  • 1 cebola pequena picada (120 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate Elefante
  • 250 g de ricota fresca (experimente a nossa receita de ricota fresca cremosa)
  • 12 folhinhas de manjericão (2 ramos)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Numa panelinha pequena, aqueça o azeite, doure ligeiramente a cebola e junte o alho.

Quando perfumar, acrescente o extrato de tomate e deixe no fogo por mais uns 5min, até caramelizar e ficar bem perfumado, com um tom mais vivo e escuro. Junte sal e pimenta e retire do fogo.

Coloque a ricota numa tigela média e esmague com um garfo até que ela esteja bem solta e esfarelada.

Junte o refogado do extrato de tomate e misture bem.

Acrescente as folhinhas rasgadas de manjericão, acerte o sal e a pimenta-do-reino e, se necessário, regue com um fio de azeite.

Sirva em seguida com pão, torradas ou crackers (experimento os nossos crackers de fubá) ou guarde por até 3 dias num pote fechado na geladeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *