Adicionar à minha lista

Pasta caseira de avelã e chocolate

Ana Bacellar Pasta caseira de avela e chocolate

Hoje vou te ensinar como fazer pasta caseira de avelã e chocolate, a versão caseira da tão amada Nutella. É claro que sempre há uma ou outra pessoa dizendo que não gosta de Nutella ou de avelãs ou de receitas feitas com avelãs, mas a pasta de avelã e chocolate faz tamanho sucesso que dá pra dizer que é quase unanimidade. A Ana adora!!!

Como eu gosto de preparar o máximo de coisas em casa, faço a pasta quando me dá vontade de comer Nutella com um pão macio (com pão de leite macio demais ou pão de leite), crêpes, waffle (waffle de antigamente ou waffle muito leve ou waffle de chocolate), ou pra entrar numa receita de bolo, de pão doce (babka – receita de rosca com muito chocolate) ou de sorvete (sorvete cremoso de avelã e chocolate e picolé delicioso com pasta de chocolate e avelã).

A receita da pasta caseira de avelã e chocolate é simples e só leva avelã, açúcar de confeiteiro, sal, chocolate em pó e chocolate meio-amargo em barra. O processo é rápido, uns 20min de forno pra torrar a avelã, depois esfregar pra soltar a pele, que é o mais chatinho de tudo e bater no liquidificador ou no processador até virar uma pasta.

É importante deixar claro que a pasta ficará deliciosa e bem cremosa, mas com os liquidificadores e os processadores domésticos é impossível conseguir a textura totalmente lisa das industrializadas.

Pra conseguir uma boa pasta, é essencial ter um liquidificador ou um processador que tenha motor forte, pois é preciso bater bastante pra chegar a uma pasta cremosa. Em casa, bato a pasta num liquidificador bom, mas comum, e começo triturando usando a tecla pulsar até as avelãs virarem uma farofa, e passo a bater de modo contínuo por mais uns 5min, até virar uma pasta, então junto o açúcar, o sal e o chocolate em pó, espero misturar bem e por fim junto o chocolate derretido. Parece que não vai dar certo, que a mistura não vai virar pasta, mas no final acontece.

Pasta caseira de avela e chocolate

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de avelã crua (200 g)
  • 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro (40 g)
  • 1 pitada de sal
  • ¼ de xícara de chocolate ou de cacau em pó (30 g)
  • 150 g de chocolate meio amargo grosseiramente picado

Preparo

Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo).

Coloque as avelãs numa assadeira média e leve ao forno por uns 20min, até que elas estejam levemente tostadas, perfumadas e com as peles rachando.

Retire do forno, espalhe as avelãs sobre um pano limpo e esfregue pra conseguir soltar o máximo possível de pele e reserve.

Separe um liquidificador com motor forte, ou um processador e nele coloque as avelãs. Com a tecla pulsar, processe até virar pó, depois bata de modo contínuo por uns 5min, até a farofa umedecer, o óleo natural se soltar e tudo virar uma pasta, que no início será bem grossa.

Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria ou por 1 ou 2min no micro-ondas, misture até ficar bem liso e reserve.

Quando a pasta estiver mais lisa, junte o açúcar, a pitada de sal e o chocolate em pó e bata até ficar uma mistura homogênea.

Junte o chocolate derretido, bata até conseguir uma pasta bem cremosa e uniforme.

Transfira a pasta pra um pote com tampa e guarde por até 1 mês na geladeira (ela sai firme da geladeira, mas amolece em seguida).

Retire da geladeira uns 10min antes de servir. Se os dias estiverem frios, não será preciso guardar o pote na geladeira.

Sirva com pão, torrada, crêpe, waffle, biscoitos e em receitas de pão, bolo e sorvete.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Helio, boa tarde!
      Além de menos doce, ela também é totalmente natural e isso é sempre muito bom.
      Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *