Adicionar à minha lista

Papos de anjo

Ana Bacellar

Uma receita de antigamente, requintada pra valer. Na casa da avó do meu marido, mesa de festa sempre tinha uma compoteira cheia de bolinhos brilhantes, fofos e que, de tão amarelos, lembravam gemas inteiras, todos mergulhados numa calda aromatizada com canela, cravo e vinho do Porto.

É um doce bem doce, mas nada além dos demais doces portugueses cheios de ovos e de açúcar.
O nome, com certeza, nasceu da imaginação de alguém que achou que o bolinho amarelo claro saindo do forno bem estufado deveria se parecer com o papo de um anjo.

Ao contrário do que se imagina, a receita não é difícil, nem demorada, e só leva gemas, açúcar, água, cravo, canela, menos de uma colher de sopa de vinho do Porto e manteiga pra untar.

Pra dar certo, o que importa é acertar a calda, bater as gemas até ficarem bem amarelas e encorpadas e ter cuidado na hora de mergulhar e banhar os papos na calda, pois são delicados.
É importante pensar que eles precisam descansar na calda por pelo menos 6h pra que fiquem bem umedecidos e brilhantes, mas que se conservam em temperatura ambiente por umas 24h e não ficam bem na geladeira, já que perdem a leveza.

Ou seja, não é uma sobremesa pra se preparar com muita antecedência.

Outra coisa: há receitas de papos de anjo sequinhos, que levam banho de calda e secam pra ficar com uma camada ligeiramente cristalizada por fora, mas prefiro os molhadinhos.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água (240 ml)
  • 3 xícaras (chá) de açúcar (450 g)
  • 2 cravos
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
  • 2 colheres (chá) de vinho do Porto (10 ml)
  • 6 gemas
  • Manteiga pra untar

Preparo

Aqueça a água, o açúcar, o cravo e a canela numa panela média e mexa apenas até dissolver totalmente o açúcar (se continuar mexendo, a calda vai açucarar).

Também para evitar que a calda açucare, limpe a parte interna da panela com um pincel molhado com água limpa, retirando possíveis cristais de açúcar.

Deixe ferver por uns 2min, apenas até surgirem as primeiras bolhas brilhantes e retire a panela do fogo. Junte o vinho do Porto à calda, que ainda estará bem rala, e deixe amornar.

Aqueça o forno a 160ºC (médio). Unte com manteiga umas 16 forminhas médias para empada e espalhe sobre uma assadeira.

Com a batedeira, bata as gemas por uns 5min, até conseguir uma espécie de creme amarelo claro, fofo e encorpado. O ponto certo: levante o batedor, deixe o creme cair e veja se ele faz uma fita e o desenho demora um pouco para desaparecer.

Preencha cada forminha com creme até a borda (ele cresce no forno, mas não transborda) e leve ao forno. Asse os papos de anjo por 8 a 10min, até que estejam crescidos, firmes e ligeiramente dourados (eles secam muito quando douram demais).

Retire a assadeira do forno, aguarde 1min e, com a ajuda da ponta de uma faca, solte os papos das forminhas.

Coloque os papos numa compoteira e regue com metade da calda. Aguarde 5min e cubra com a calda restante. Deixe o doce repousar em temperatura ambiente de 6 até 24h antes de servir, já que só com o descanso eles absorvem a calda e não ficam boiando. Pra que eles não ressequem na parte de cima, de tempo em tempo vire os papos ou regue cada um deles com um pouco de calda, mas sempre com muita delicadeza, pois são muito frágeis.

Como os papos de anjo são muito leves e delicados e, se levados à geladeira, ficam pesados, o ideal é servir o doce sempre em temperatura ambiente e em até 24h.

5 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 4

    Eu sempre tento fazer, mas meus papos ficam tão frágeis mesmo, e ficam quase esfarelando ou quase desmancham quando ficam na calda. É frustrante. Eu vejo imagens daqueles firmes, embebidos na calda, tão bonitos. Não sei o que fazer. Já tentei usar farinha, amido, fermento, mas ficam piores.

    • 5

      Oi, Lucas! Acho que é o forno. Papos são bem chatinhos e cada forno tem o seu jeito, o tamanho da forminha… Esfarelento é típico de assar um tiquinho a mais do ponto, é que nem ovo mexido, se fica 1 min a mais, ele perde cremosidade e fica esfarelento. Então mais farinha e amido não resolve, só deixa mais pesado. Mas muita gente fez a receita e deu certo, tente de novo diminuindo um pouco o tempo e depois me diga como ficou, hein. Bj

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *