Adicionar à minha lista

Pão super abóbora

Ana Bacellar

Era uma vez um pé com muitas abóboras maduras e uma Helô sem saber o que fazer com tanta fruta, até que ela pensou em doces em calda, pastosos e cristalizados, em quibebe, gnocchi, fez tudo isso e nada da abóbora acabar …

Isso já aconteceu algumas vezes. Um dia, cortei um tanto de polpa em cubos, reguei com azeite, juntei vários ramos de ervas variadas, alguns dentes de alho, sal e pimenta e assei bem devagar até conseguir pedaços que se desmanchavam e ficassem saborosíssimos.

Separei e cobri as sementes com água por umas 2h pra amaciar a casca, então descasquei uma por uma (não é difícil, só precisa ter paciência), depois espalhei o miolo esverdeado numa assadeira, polvilhei com sal e levei ao forno médio (160ºC) por uns 20min pra secar. As sementes ficam lindas, crocantes e saborosas, entram em saladas, sopas, biscoitos, bolos, pães, crostas.

Usei uma parte da abóbora e das sementes pra fazer um pão delicioso e macio, bom pra comer com manteiga, queijo cremoso e também pra fazer sanduíche. Outra coisa: se estiver com pressa, cozinhe a abóbora no fogo com o mínimo possível de líquido.

Ingredientes

  • 400 g de abóbora sem casca, sem sementes e em cubos
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar (10 g)
  • 1 xícara (chá) de água morna (240 ml)
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 480 g)
  • 1 colher (sopa) bem cheia de folhas frescas de orégano ou de tomilho
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva (60 ml)
  • 1 colher (sopa) de sal (15 g)
  • ¾ de xícara (chá) de semente de abóbora sem casca, torrada e salgada
  • 1 clara pra pincelar

Preparo

Abóbora – Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Num refratário pequeno e que acomode tudo bem junto, coloque a abóbora, sal e um fio de azeite. Cubra com papel alumínio e asse por uns 30min, até que esteja macia. Bata no liquidificador, separe uma xícara pro pão e use o restante numa outra preparação.

Massa – Numa tigela grande, que pode ser até a da batedeira, misture o fermento, o açúcar, a água e 1 xícara da farinha e espere uns 15min até surgirem bolhas. Junte o purê de abóbora, as folhinhas de tomilho, o azeite, o sal e acrescente a farinha aos pouquinhos, trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos (se preferir use a batedeira com o gancho). Misture as sementes, faça uma bola com a massa, coloque numa tigela untada com um fio de azeite, cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h, até dobrar de volume.

Unte uma assadeira com azeite, reserve.

Polvilhe uma superfície com farinha e também a massa se estiver muito pegajosa. Divida a massa em 15 partes, molde bolinhas e coloque na assadeira, todas bem próximas pra que fiquem grudadas depois de assadas. Pincele a superfície com a clara e deixe repousar por mais 1h, até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 15min para completar o tempo, aqueça o forno a 200ºC (alto). Coloque a assadeira no forno, diminua a temperatura pra 180ºC (médio-alto) e asse os pãezinhos por uns 25min, até que estejam firmes, crescidos e dourados.

Deixe amornar por uns 10min antes de desenformar e fatiar.

4 Comentários

  1. 1

    Por fvr, quero saber que tipo de abóbora é para ser usada neste pão acima. É aquela abóbora redonda que tem gomos, dentro é laranja, usada para doces?? É chamada tbem de moranga.(casca laranja)
    Ou é aquele bem laranja de pescoço longo, também usada para doce(casca rosa).
    Ou qual o tipo de abóbora que. Helo usou?? Obrigada

    • 2

      Oi, Lais! O pão fica perfeito tanto com abóbora de pescoço, como com abóbora moranga (a de gomos, com cara de ), como com a japonesa. O que importa é obter um purê seco e nada aguado, pois o excesso de líquido vai desandar a massa. Não dei o tipo porque ja fiz com todas essas. bjs

  2. 3

    Que maravilha de receita estou com bastante abóbora ou jerimum, kkkk como é chamado aqui na minha terrinha. Muito obrigada pela receita irei fazer esse delicioso pãozinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *