Adicionar à minha lista

Pão rústico de ervas

Ana Bacellar

Quando me perguntam qual a minha receita preferida, eu sempre digo que acho melhor dar uma lista com umas dez de uma vez e o pão rústico de ervas está entre elas.

Ele é mesmo tudo de bom! É denso, perfumado, com tanto gosto de pão que é perfeito para comer tanto aos nacos com vinho quanto com um bom azeite, queijos, ricota fresca cremosa, embutidos, ratatouille, conserva de berinjela em tirinhas, compota de tomate e por aí vai… Por tudo isso, quando eu recebo gente em casa pra petiscos, o pão de ervas sempre faz parte da mesa. Ah, com churrasco ou acompanhando massas e grelhados o pão também é ótimo.

Quando me dá vontade de transformar o pão em algo mais “da horta”, eu deixo as ervas de lado e junto ao refogado de cebola e alho 1 cenoura, 1 abobrinha italiana, 1 pimentão vermelho e 1 alho poró em tirinhas finas e deixo no fogo até murchar. Também fica delicioso!

Ingredientes

  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva (60 ml)
  • 1 cebola grande em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 dente de alho grande picadinho
  • 1 xícara (chá) de uma mistura de ervas frescas picadas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho ou orégano, alecrim)
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna (240 ml)
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (480 g, aproximadamente)
  • Pimenta-do-reino
  • Azeite pra untar

Preparo

Aqueça o azeite numa frigideira média, junte a cebola, o sal e deixe murchar.

Quando a cebola começar a dourar, junte o alho, espere perfumar, misture as ervas, pimenta-do-reino e retire do fogo.

Deixe amornar por uns 15min.

Enquanto isso, numa tigela grande, ou na tigela da batedeira se preferir sovar o pão com o gancho, misture o fermento, o açúcar, a água e 1 xícara da farinha e espere uns 15min até surgirem bolhas.

Junte o refogado à mistura do fermento e, aos poucos, acrescente a farinha e trabalhe até obter uma massa macia e que descole das mãos (se preferir, prepare na batedeira).

Faça uma bola com a massa, coloque numa tigela untada com um fio de azeite, cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h, até dobrar de volume.

Unte uma assadeira com azeite, reserve.

Polvilhe uma superfície com farinha e também na massa se estiver muito pegajosa. Apertando comas mãos, abra um quadrado de uns 40 cm com a massa, enrole como rocambole e, pinçando com os dedos, cole a emenda.

Coloque o pão na assadeira com o lado da abertura pra baixo, cubra com um pano e deixe repousar por mais 1h, até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 15min para completar o tempo, aqueça o forno a 200ºC (alto).

Coloque a assadeira no forno, diminua a temperatura pra 180ºC (médio-alto) e asse o pão por uns 40min, até que esteja firmes, crescido e bem dourado.

Retire do forno, deixe amornar sobre uma grade por uns 30min e sirva em fatias.

8 Comentários

  1. 1

    Não sei oque é mais gostoso…as receitas ou toda essa delicadeza e esse carinho no texto, e nas dicas de preparo. Encantadora. É a palavra que define essa página. Obrigada por compartilhar de um “jeito mortal” suas receitas maravilhosas, sem transformar a cozinha num enorme dragão malvado que sapecam com fogo pessoas normais que tentam cozinhar.

    • 2

      Oi, Taize! Com certeza ganhei o meu dia com a sua mensagem! Obrigada você por acompanhar o site, é sempre um prazer compartilhar receitas e dicas com leitores que se envolvem com o conteúdo, como você! bjs

  2. 3

    Helô, adorei o perfume dessa receita.. obrigada por compartilhar tantas coisas lindas e incríveis! Tenho uma dúvida sobre quando o pão vai para o forno: a assadeira vai coberta com o tecido úmido ou vai aberta só com a massa? Obrigada! Bjs

    • 4

      Milena, boa noite!
      Que bom que você está gostando da receita.
      A gente costuma colocar uma assadeira com água na base do forno quando quer um pão mais cascudo, mas não é obrigatório. Esse pão fica bom de qualquer jeito!! Pode ir aberta, só com a massa.
      Conte depois como ficou.
      Abraços, Ana e Helô

    • 5

      Oi Helô, sou fã das suas receitas. 🙂

      Fiz hoje o pão mas achei que ele ficou um tiquinho sem sal e muito branco pelo tempo de forno. Fiquei com receio de deixar mais tempo e ele ficar seco, pois já estava no ponto certo, porém branco por fora.

      Tem alguma dica? Pensei em assar em uma temperatura mais alta da próxima vez. E colocar um tiquinho de sal na massa, mas em qu etapa?

      Um bjo e obrigada!

      • 6

        Ana Carolina, boa tarde!
        Sal é sempre complicado, cada um gosta de um jeito. Em média, a gente calcula 1 colher (sopa) de sal pra 3 e 1/2 a 4 xícaras (chá) de farinha de trigo. Se você quiser, coloque uma colher de sal um pouco mais cheia, ou 1 e 1/4 de colher (sopa) quando fizer de novo. Aumente aos poucos e coloque no refogado de ervas, como está no ‘preparo”.
        Temperaturas de forno são bem complicadas, quase impossível dar tempos precisos e também é difícil encontrar um forno que apresente sempre a temperatura indicada no botão ou no visor. Olhar, sentir aroma e sentir textura são os indicadores mais precisos. Se o pão estiver branco por fora, deixe mais um pouco… Tem que experimentar e tentar conhecer o seu forno.
        Conte depois pra gente como ficou.
        Abraços, Ana e Helô

        • 7

          <3
          Muito obrigada pela atenção e disponibilidade em tirar dúvidas.

          Um bjo com saudades do Lá da Venda e de poder receber pessoas para preparar as receitas do Cozinhando para Amigos.

          • 8

            Ana Carolina, boa tarde!
            A gente tem o maior carinho pelas pessoas que estão “cozinhando” por aqui.
            Escreva sempre! A gente também está triste com a “venda” fechada, um momento complicado demais.
            Pelo menos, o “Na cozinha da Helô” e os livros estão vivos demais.
            Abraços, com carinho, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *