Essa receita de pão integral com castanha e sementes de abóbora e de girassol é deliciosa. E vai pro Carlos, meu marido, que adora começar o dia lendo jornais e devorando fatias desse pão cheio de castanha-do-Pará e de sementes torradas de girassol e de abóbora até sem um pouco de manteiga ou de mel (eu prefiro com manteiga e com mel).
O passo a passo
Costumo preparar a massa logo cedo, pois como ela é integral e cheia de coisas, tem fermentação um pouco mais lenta. O pão fica pronto no início da tarde e continua gostoso por mais uns dois dias.
Preparo
Começo hidratando o triguilho, aquele trigo usado no quibe e que enriquece e dá textura ao pão, e o processo é simples, só cobrir com água fervente e deixar repousar por uns 15min. Enquanto isso, coloco um pouco de água e de açúcar com o fermento pra descansar e ativar. Em seguida, junto as duas preparações, acrescento o azeite, o melado de cana, o sal, a farinha integral e, aos poucos, vou adicionando a farinha comum e trabalhando a massa até que ela fique macia e se descole das mãos e da tigela. Então, achato a massa com as mãos até ficar uns 2 cm de espessura, espalho por cima a castanha e as sementes, enrolo como rocambole, faço uma bola e deixo repousar até dobrar de volume, então modelo dois pães, deixo descansar novamente, pincelo com azeite e salpico com flor de sal e asso.
Pode até parecer exagero preparar 2 pães, mas trabalhar com uma massa muito menor é até complicado e não compensa. Se a quantidade for grande pra sua casa, congele um deles pra um outro momento e faça torradas com o pão que começar a secar.
Ingredientes
Quanto aos ingredientes, é importante saber que o azeite deixa a massa saborosa e levemente crocante, o açúcar mascavo e o melaço dão o gostinho de cana que eu adoro (mas também dá pra usar açúcar comum e mel) e que a mistura de farinhas integral e comum é necessária pra conseguir um pão que cresça com estrutura e fique macio por dentro, pois só com a farinha integral o pão fica massudo e pesado.
Gosto de comprar as sementes descascadas, torradas e até salgadas, pois adoro o sabor e a textura, mas use as sementes cruas se gostar mais delas assim. Costumo comprar em casas que vendem cereais, grãos e castanhas, ou mercados e supermercados que trabalham com produtos naturais. E acredite, embora a quantidade de castanha e de sementes não seja pequena e, na hora de misturar, passa a impressão de bem exagerada, essa quantidade é perfeitamente proporcional à massa e o pão fica delicioso e cheio de texturas.
Acompanhamento
O pão vai bem a qualquer hora, pode ser pela manhã ou no lanche com manteiga, geleia, mel, melado, queijo, ricota fresca cremosa, acompanhando uma refeição, numa bandeja com aperitivo com pastas cremosas, frios e as manteigas salgadas variadas.
Ingredientes
- 1/3 de xícara (chá) de triguilho (trigo pra quibe, 60 g)
- 1 e ¾ de xícara (chá) de água, sendo metade morna e metade fervente (420 ml)
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (15 g)
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (15 g)
- 1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva (80 ml)
- 1/4 de xícara (chá) xícara de melado (50 g)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral (150 g)
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 e ½ xicaras (chá) de farinha de trigo comum (aproximadamente, 300 g)
- 1/3 de xícara (chá) de semente de girassol (60 g)
- ¾ de xícara (chá) de semente de abóbora (60 g)
- 1 xícara (chá) de castanha-do-Brasil quebrada em pedaços grandes (240 g)
- Azeite de oliva pra regar
- Flor de sal para salpicar
Preparo
Coloque o triguilho e a água fervente numa tigela grande e deixe hidratar por 15min.
Enquanto isso, coloque a água morna, o açúcar mascavo e o fermento numa tigela pequena e deixe repousar por uns 10min, até surgirem bolhas.
Em seguida, transfira a mistura de fermento pra tigela do triguilho, junte o azeite, o melado, a farinha integral, o sal e mexa até conseguir uma massa mole e homogênea.
Aos poucos, vá acrescentando a farinha comum e trabalhando até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos e da tigela.
Passe a massa pra bancada levemente polvilhada com farinha e, com a palma das mãos, abra a massa até ficar com uns 2 cm de espessura. Espalhe a castanhas e as sementes por cima e enrole como um rocambole (parece que é muita coisa, mas acredite que dará certo e que valerá a pena). Faça uma bola com a massa e coloque de volta na tigela grande regada com um fio de azeite.
Cubra com filme e deixe crescer por umas 2h, até dobrar de volume.
Ao final do tempo, divida a massa ao meio, molde um retângulo com cada parte, enrole como um rocambole e coloque os 2 pães numa assadeira forrada com um tapete de silicone ou papel manteiga.
Cubra de novo e deixe crescer por mais umas 2h, até dobrar de volume.
Aqueça o forno a 200ºC (alto) por uns 10min.
Enquanto isso, pincele os pães com azeite e polvilhe com a flor de sal.
Leve a assadeira ao forno, aguarde 5min, diminua a temperatura pra 180ºC (médio-alto) e mantenha no forno por mais uns 35min, até que os pães estejam bem crescidos, perfumados e dourados.
Retire os pães do forno, deixe amornar por uns 30min e sirva como quiser.
Oi Helô!! Queria saber se ao invés do melaço eu usar o açúcar e mel qual a proporção que uso?
Obrigada!! Suas receitas são minha diversão e a satisfação garantida da família
Oi, Taize! O mel vai na mesma quantidade do melaço e o açúcar comum na mesma do mascavo. bjs
Oi Helo pelo q li, vai mais farinha normal do q integral…..essa quantidade está certa, então não pode ser considerado pão integral….
Oi, Marcileia! O trigo integral deixa o pão pesado, o glúten não está desenvolvido e falta elasticidade pra massa. Praticamente todas as receitas de pão integral levam um tanto razoável de farinha branca. Bjs
Bom dia, Helô. Amei essa receita, nunca tinha visto um pão com triguilho na massa! Fiquei em dúvida se tenho que espremer o triguilho depois de hidratado…vou fazer agora de manhã pra comermos no jantar. Um abraço bem quentinho pra vc aqui do Rio.