Adicionar à minha lista

Pão de queijo com tapioca

Como fazer pão de queijo com tapioca

Como fazer pão de queijo com tapioca - Por Ana Bacellar pão de queijo com tapioca

Pão de queijo com tapioca, crocante e crespinho por fora e muito macio, com uma textura quase cremosa no centro.

Saboroso, viciante, delicioso quentinho saindo do forno, mas também gostoso no dia seguinte depois de uns minutos na torradeira. A única dificuldade está em comprar a tapioca flocada do Pará. Por lá também é conhecida como farinha de tapioca de Americano e se parece com isopor de tão levinha que é.

Pra comprar essa tapioca, o mais fácil é entrar no site da Manioca Brasil e verificar os pontos de venda no seu Estado. Você pode também em procurar algum empório que venda produtos paraenses.

Veja o Vídeo com as dicas da nossa receita de pão de queijo com tapioca

Cuidado com o tipo de tapioca

É importante não confundir essa tapioca daqui com a tapioca granulada usada pra fazer cuscuz e nem com sagu. A usada no sagu simples com vinho tinto é bem redondinho, uma mini pérola muito branca que só amolece com o cozimento. Enquanto essa tapioca paraense e leve como isopor incha com líquido e pode ser consumida até sem cozimento.

O passo a passo

A receita do pão de queijo com tapioca é simples demais: basta colocar a tapioca numa tigela, regar com o leite em temperatura ambiente, deixar repousar por uma hora para inchar e absorver todo o leite, depois misturar o ovo, a manteiga, o queijo escolhido e o sal (a quantidade depende o queijo), fazer as bolinhas, assar, comer e fazer de novo e de novo. Dose o sal diante do queijo escolhido.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de tapioca flocada do Pará - farinha de Americano (bolinha muito leve que parece isopor - 125 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 ovo grande
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2/3 de xícara (chá) de queijo ralado (uns 70 g de queijo minas curado ou parmesão ou qualquer outro queijo bom de ralar)
  • 1 colher (chá) de sal, ou a gosto
  • Manteiga pra untar

Preparo

Coloque a tapioca numa tigela, junte o leite e deixe repousar por 1 hora, até que ela absorva o leite totalmente.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga uma assadeira média, reserve.

Junte o ovo, a manteiga, o queijo e sal à tapioca e misture bem, até conseguir uma massa homogênea, mas grudenta.

Experimente a massa crua pra verificar o sal, que depende do queijo escolhido. Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça bolas de massa do tamanho das de sorvete e espalhe na assadeira. 

Asse os pãezinhos por uns 20min, até que estejam crescidos e bem dourados.

Sirva os pães quentinhos (aqueça os que sobrarem na torradeira).

46 Comentários

  1. 1

    Helo onde encontro esta farinha? Entrei no site da marca, vi alguns endereços, mas se puder compartilhar onde conseguiu agradeço. Abraços! Sou fã do seu trabalho e já fiz muitas receitas suas.

    • 2

      Oi, Ellen! Vendemos a farinha de tapioca lá no Lá da Venda. Você também pode encontrar no Sta. Luzia e em algumas lojas do Pão de Açúcar. Obrigada por acompanhar o site, seja sempre bem vinda! Bjs

      • 3

        Olá Ellen!
        Comprei farinha que se faz tapioca(biju) de feira. Coloque em um tabuleiro espalhe uma camada fina( vai depender do seu tabuleiro e quantidade para receita. Leve ao forno baixo e qdo secar sem deixar queimar, faz o mesmo efeito que o flocado.
        Experimente

        • 4

          Bom dia!
          Uau, que ideia boa!!!!! A gente vai testar com certeza e o quanto antes, depois te conta.
          Dicas, ideias, sugestões, críticas são sempre bem vindas, pois com elas o Na Cozinha da Helô fica melhor a cada dia.
          Abraços e muito obrigada, Ana e Helô

    • 5
      • 6

        Laura, bom dia!
        Farinha diferentes de mandioca é o que não falta pelo Brasil e isso é bom demais.
        Uma pena esse esvaziamento das feiras, que eram ricas demais em produtos e, além de lugar para se comprar, eram um lugar pra passear.
        Hoje, a saída é comprar na casa da mandioca no mercadão ou pelo site da Manioca.
        Abraços, Ana e Helô

    • 7
  2. 9
    • 10

      Oi, Alysson! Pra evitar tantos problemas com medidas fiz esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=e7KNtOCRTWE). Há quase 20 anos optei por usar em todos os testes e nas receitas os modelos de xícara padrão que hoje são bem fáceis de encontrar. A xícara (chá) padrão tem capacidade para 240ml (volume), a colher (sopa) 15ml e (chá) 5ml. Com base nesse padrão nos preparamos e escrevemos as nossas receitas. Recomendo também o uso desse conjunto de medidores https://amzn.to/2WL5h40, facilita bastante. Espero ter ajudado! Bjs

    • 13
      • 14

        Eleanora, boa tarde!
        Nossa, que estranho … Você poderia confirmar se utilizou a tapioca flocada, que parece isopor? A tapioca quebradinha, que parece vidro moído (usada no cuscuz de tapioca) absorve mais líquido e a tapioca pó, que se usa pra fazer as tapiocas tipo crêpe ou biju não funcionam na receita.
        A receita costuma funcionar direitinho …
        Se puder, confira e conte pra gente.
        Abraços, Ana e Helô

        • 15

          Oi meninas,
          Assim como no cometário lá em cima do Alysson a quantidade em xícaras é muito maior do que a em gramas, pelo menos para mim usando tapioca que tinha aqui. Por isso a quantidade de leite não tá casando. Eu acabei pesando a tapioca, pq não tinha tanto e pensei em fazer meia receita, aí percebi a diferença entre as medidas.
          Bj

          Lissa

          • 16

            Lissa, boa noite!
            A questão está na tapioca, que é diferente pelo Brasil afora, não só em aparência, como em textura, como nas finalidades, como em peso.
            Como a gente diz no texto, aqui foi usada a tapioca do Pará, que é leve, aerada, parece isopor e, por isso, não pesa quase nada. As equivalências que a gente sugere levaram em conta essa tapioca paraense.
            Pelo que a gente percebeu pelos comentários seus e do Alysson, a receita funciona também com a tapioca quebrada, que parece vidro moído, mas as medidas em volume e peso não são equivalentes.
            A receita com a tapioca quebradinha será testada assim que a gente tiver um tempinho e, então, o post ficará mais completo.
            Obrigada pela colaboração, só assim o site ficará cada vez mais completo e interessante.
            Abraços, Ana e Helô

      • 17
        • 18

          Sergio, bom dia!
          Que bom que deu certo e os pãezinhos acabaram rapidinho. São deliciosos! Devem ter ficado bem saborosos com provolone.
          Quanto ao leite, você usou a tapioca de bolinha, que é leve como isopor ou a flocada quebradinha?
          Abraços, Ana e Helô

    • 19
      • 20

        Giselle, boa tarde!
        Tapioca significa muitas coisas diferentes pelo Brasil. Cada tapioca tem um peso diferente e absorve líquidos de formas diferentes também.
        Você está usando a granulada, que se parece com vidro quebrada, aquela que se usa pra fazer cuscuz de tapioca?
        A gente vai testar a receita com ela, pois a receita desse post foi feita com a tapioca paraense que parece isopor.
        Conte pra gente qual a tapioca que você usou, quanto de líquido e como ficou.
        Abraços, Ana e Helô

    • 21

      Adorei a receita, muito simples e deliciosa, acabei fazendo com a tapioca granulada Yoki, que já tinha em casa. Fica bem endurecida após 1 hora, porém, depois de acrescentar os demais ingredientes fui dosando o leite até dar uma consistência legal para fazer as bolinhas. Ficou perfeito! Obrigada, com certeza farei sempre, pois por aqui adoraram ♥️

      • 22

        Dalva, boa noite!
        Adoramos mensagens como a sua, mostram como você já está tão confortável com os ingredientes e receitas que fez ajustes e chegou ao resultado desejado.
        Ainda ontem fizemos o pãozinho com a mesma granulada, também colocamos mais leite pra ajustar a consistência e deu certo.
        Muito bom!!!
        Conte sempre com a gente.
        Abraços, Ana e Helô

  3. 23
    • 24

      Oi, Ilana! Não cresceu tanto quando experimentei congelar, a tapioca muda muito de textura e não funcionou como um pão de queijo. Vale retestar e, se quiser, conta pra gente depois! bjs

  4. 25

    Boa noite, depois que passou 1 hora eu fui misturar a tapioca com o leite, e a massa estava endurecida, foi difícil desmanchar, fui colocando leite e ficou mais ou menos, a minha dificuldade foi essa, não tinha feito nada com a massa da tapioca antes, coloquei no forno, vamos ver como ficou…

  5. 27

    Olá!
    A goma de tapioca da marca Da Terrinha serve? Ela é uma bolinha bem pequenininha, mas estou na dúvida. Obrigada! E parabéns, adoro a forma como conta histórias junto com as receitas.

    • 28

      Suyami, boa noite!
      Não testamos com essa goma, mas sim como uma bolinha bem leve que parece isopor. Com a ‘terrinha” deve dar certo, talvez deixando de molho mais tempo para ela inchar. Vamos testar e a gente conta os resultados.
      Abraços! Heloisa e Ana

  6. 29
    • 30

      Renata,bom dia!
      A tapioca hidratada é bem diferente da tapioca granulada flocada, que parece isopor. NO lugar da hidratada, experimente fazer a receita com a granulada, que tem grãozinhos como areia grossa, deve funcionar.
      Depois conte pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

  7. 31

    Olá Helô, obrigada por compartilhar o video e a receita. Então, meu problema foi parecido com alguns já mencionados aqui. Usei a “tapioca granulada” da Yoki, que é a que vende em supermercados aqui. Moro no Nordeste, mas poderia encontrar isso nas feiras. Então achei que estava usando o ingrediente certo. O problema é que com 10 minutos a mistura de 3 xic de tapioca + 1 de leita já tinha virado pedra. Muito dificil de soltar depois….. Porém vendo seu video, me parece que a tapioca que você usa é bem maior e pelo que você fala é AERADA. Mas essa não. Então provavelmente existe uma questão de terminologia. Será que a sua não é a chamada FLOCADA? : )

    • 32

      Renata, boa noite!
      Essa questão da terminologia das tapiocas pelo Brasil é bem complicada.
      A tapioca que eu usei, que é do Pará, vem na embalagem como “farinha de tapioca”. A que a é vendida como flocada costuma ser a que a gente usa, por exemplo, na receita do cuscuz gelado de tapioca e coco.
      A gente promete que vai chegar a um pãozinho delicioso com essa granulada do pacote do supermercado e postar o quanto antes.
      O pãozinho é delicioso demais …
      Abraços, Ana e Helô

  8. 33

    Oi meninas,
    Amei a receita, muito obrigada por compartilhar!

    Só deixo a dica, assim como no cometário lá em cima do Alysson a quantidade em xícaras é muito maior do que a em gramas, pelo menos para mim usando tapioca que tinha aqui. Por isso a quantidade de leite não tá casando. Eu acabei pesando a tapioca, pq não tinha tanto e pensei em fazer meia receita, aí percebi a diferença entre as medidas.
    Bj

    Lissa

    • 34

      Lissa, boa noite (de novo)!
      Bom saber que, mesmo com as questões das diferenças de tapiocas com pesos e volumes que variam, você gostou da receita.
      Conte sempre com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

  9. 35
  10. 36
    • 37

      Natália, bom dia!
      Desculpe-nos pela demora em responder, mas tivemos um problema de energia que atrapalhou tudo.
      Não funciona bem, pois a massa é mais mole e instável que a do pão de queijo, fica borrachenta depois de umas horas. Dá pra requerer na torradeira, mas nunca voltará à textura linda e deliciosa do pãozinho logo depois de assado.
      Abraços, Ana e Helô

  11. 38
  12. 39
    • 40

      Luciana, boa tarde!
      Provavelmente você está pesando a tapioca comum, uma que parece areia grossa, com pedacinhos brancos.
      A receita usa tapioca flocada, que são bolinhas que parecem isopor tanto de olhar como de peso e, com essa tapioca funciona certinho
      Em breve, daremos uma versão usando essa outra que pesa mais.
      Abraços, Ana e Helô

  13. 41
    • 42

      Anna, boa tarde!
      Que bom que você achou a tapioca focada na Casa do Norte. As tapiocas mais novas são mais macias e dão certinho com a quantidade de leite da receita, mas já aconteceu de chegar tapioca mais velha e mais dura (e de olhar não tem muito como saber) e precisar juntar um pouco mais de leite. Agora que você já pegou o jeito, a gente tem certeza de que os seus pãezinhos ficarão sempre perfeitos.
      Abraços, Ana e Helô

  14. 43

    Obrigada, querida! Depois de provar o seu pão de queijomelhordomundo agora vou ficar na dúvida se como o seu pão de tapiocamelhordomundo haha Pena que não sobrou para a etapa da torradeira. Quem sabe se eu triplicar a receita 😉

  15. 45

    Obrigada pela receita, querida! Depois de provar o seu pão de queijomelhordomundo agora vou ficar na dúvida se como o seu pão de tapiocamelhordomundo haha Pena que não sobrou para a etapa da torradeira. Quem sabe se eu triplicar a receita 😉

    • 46

      Marta, bom dia!
      Super obrigada pelo carinho!!! Muito gostoso saber que você era fã do nosso pão de queijo e que aprovou a receita dos pãezinhos de tapioca. A gente adora e sempre prepare em casa. Também quase nunca sobra …
      Continue aqui com a gente.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *