Adicionar à minha lista

Pão de nozes

É receita “de sempre” na minha casa, fácil, deliciosa e tem jeito de pão rústico, mas com ares de sofisticação e, com certeza, surpreende.

Comi um pão de nozes inesquecível há uns 30 anos, em Sarlat-le-Canéda, no Périgord, um canto do sudoeste da França com bosques e mais bosques de nogueiras.

Pra conseguir um sabor marcante, eles me ensinaram que aquecer as nozes por uns minutos numa frigideira seca é o bastante pra deixar o pão muito mais perfumado e saboroso, já que com o calor, as nozes liberam os seus aromas. Também aprendi que, sempre que possível, vale a pena usar um óleo de nozes na receita, pois ele enriquece a massa com mais sabor ainda. Há uns anos, não era muito simples encontrar óleo de nozes por aqui, mas hoje, além dos supermercados e empórios especializados em produtos diferenciados, há lojas de produtos naturais que vendem óleos das mais diversas fontes.

Além de ficar delicioso com um patê de fígado bem cremoso comum, ou foie gras ou com uma terrine camponesa, como a terrine de campagne à la française, uma boa manteiga salpicada com flor de sal, uma fatia de queijo roquefort ou fourme-d’ambert ou um queijo de cabra mais ou menos cremoso, o pão fica ainda melhor.

Também gosto de preparar pão de pistache, simplesmente trocando as nozes pelos pistaches já torrados, descascados e salgados e, se possível, usando óleo de pistache no lugar do comum, fica maravilhoso.

Ingredientes

  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara (chá) de água morna (240 ml)
  • 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 420 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de nozes em pedaços grandes (360 g)
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal ou de nozes (60 ml)
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Numa tigela, misture o fermento, o açúcar mascavo, a água morna e 1/2 xícara de farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 10min, até surgirem bolhas. Enquanto isso, aqueça as nozes numa frigideira seca até perfumar, junte à massa fermentada, acrescente o sal, o óleo, a pimenta e, aos poucos, vá adicionando a farinha e trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos. Cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h ou até dobrar de tamanho.

Junte mais um pouco de farinha se a massa estiver muito pegajosa, molde um pão arredondado, coloque numa assadeira não untada, cubra com um pano e deixe descansar por mais 1h.

Faltando 15min pra completar o tempo, aqueça o forno a 200ºC (alto). Leve o pão ao forno, diminua a temperatura pra 180ºC (médio-alto) depois de 10min e continua assando por mais uns 30min, até que esteja firme, crescido e dourado.

Deixe amornar antes de fatiar.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *