Adicionar à minha lista

Pão de mel fofinho

Feito com:
Ana Bacellar

Não faltam receitas de pão de mel, tanto dos mais firmes e pesados, com mais ou menos especiarias, ou chocolate ou gordura. Em comum, há a consistência firme e cheia de furinhos e o perfume incrível. Quase sempre, além do fermento, as receitas pedem pitadas de bicarbonato, que reagem com o têm mais, outros menos gordura, es levam quantidades mais generosas de manteiga, como dos bem fofos, com pouca gordura. Mas praticamente todas pedem ao menos uma pitada de bicarbonato, que reage com o chocolate e deixa a massa com a consistência de pão de mel.

Quando eu tinha uns 15 anos e me correspondia com uma menina austríaca, recebi a receita que a avó dela fazia, que experimentei, gostei e passou a fazer parte dos bolos de dia a dia da minha casa. Passei anos preparando esse pão de mel de um jeito caseiro numa assadeira como um retangular, cobrindo com calda de chocolate e servindo em quadrados como um bolo comum.

Gosto da receita porque, além de saborosa e muito fofinha, é só de misturar. Aliás, sem usar a batedeira, só misturando com um batedor a massa fica com muito mais furinhos típicos de pão de mel.

Quando quero pão de mel pra valer, com cobertura de chocolate, derreto o chocolate escolhido, que pode ser meio amargo ou ao leite, e banho os pedaços. Pra banhar, basta derreter o chocolate cobertura em banho-maria ou no micro-ondas, mergulhar os pedaços do pão de mel usando um garfo como apoio, deixar escorrer o máximo possível de chocolate, colocar os pedaços cobertos sobre um tapete de silicone ou papel manteiga e deixar firmar em temperatura ambiente (quando o calor é grande, leve à geladeira por 5min).

Quanto aos pedaços, existem duas possibilidades: assar o pão de mel em forminhas especiais pra isso (eu tenho umas de alumínio de uns 6 cm de diâmetro, basta untar) ou assar numa assadeira comum e cortar em pedaços. Acho que, pra não não pretende vender pão de mel e, portanto, não tem necessidade de ficar com unidades idênticas, a assadeira é mais prática. Experimentei cortar discos com um cortador, mas não gostei do resultado, a borda fica amassada.

Não deixe o pão de mel assar além da conta, uns 20min de forno bastam pra dar conta de uma assadeira de uns 15x30cm.

Quem gosta de pão de mel recheado pode usar e abusar de ganache de chocolate, doce de leite, caramelo, geleias azedinhas e criar bastante, só cortar o pedaço ao meio, espalhar recheio, fechar e banhar (1 xícara de chá de recheio é suficiente pra rechear as 24 unidades).

Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (60 g)
  • ½ colher (chá) de canela em pó
  • 2 pitadas de cravo em pó
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • ½ xícara (chá) de chocolate em pó (50 g)
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • ½ xícara (chá) de mel (150 g)
  • 1 ovo
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 700 g de chocolate meio amargo ou ao leite pra banhar
  • 1 colher (sopa) de óleo vegetal
  • Manteiga pra untar
  • Farinha pra polvilhar

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira de uns 15×30 cm ou 24 forminhas individuais pra pão de mel (uns 6 cm). Pra evitar que o pão de mel fique alto, preencha a fôrma com massa até, no máximo, meia altura.

Numa tigela média, misture açúcar, a canela, o cravo, a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o bicarbonato. Acrescente o mel, o ovo, a manteiga, o leite e misture apenas o suficiente pra conseguir uma massa lisa e homogênea.

Despeje a massa na assadeira e asse por 20min, até que esteja firme e crescido (enfiando um palito no centro ele deverá sair limpo).

Retire do forno, aguarde 5min e desenforme sobre um pano limpo. Deixe esfriar e, com uma faca de serra, dividida em 24 pedaços.

Derreta o chocolate por um a dois minutos no micro-ondas ou em banho-maria, mexa bem com um batedor de arame até ficar bem liso e junte o óleo.

Forre uma assadeira grande com tapete de silicone ou papel manteiga. Com a ajuda de um garfo, mergulhe cada pedaço de pão de mel no chocolate derretido, deixe escorre o excedente do chocolate e coloque na assadeira.

Leve todos eles à geladeira por uns 10min pra firmar, então retire da geladeira e sirva quando a cobertura virar uma casquinha.

Sem embrulhar eles duram uns 2 dias, mas embrulhados em papel celofane eles continuam macios por uns 5 dias.

Se quiser rechear, corte cada bolinho ao meio depois de desenformar, recheie a gosto e depois banhe no chocolate.

7 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Oi Helô, tudo bem?
    Gostei da receita e quero testar mas…. posso trocar o ovo por um pouquinho mais de manteiga? Não queria usar o ovo, o que acha ?

  3. 4
  4. 6

    Oi Helo, tudo bem? Pode não colocar a manteiga ? Porque agora com o calor, ele sua devido a gordura da manteiga, você saberia me dizer, qual é a função da manteiga ou margarina na massa ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *