Adicionar à minha lista

Pão de cacau com pedacinhos de chocolate

Ana Bacellar Pão de cacau com pedacinhos de chocolatr

Quem adora chocolate, como eu, precisa experimentar essa receita de pão de cacau com pedacinhos de chocolate. É um pão rústico, que leva cacau em pó na massa e pouco açúcar, por isso não fica doce pra valer. A doçura vem dos pedacinhos de chocolate, mas não é nada exagerada e vai bem até com um pouco de manteiga salgada.

Dá pra servir o pão num café-da-manhã ou num brunch, no lanche, como petisco antes de uma refeição. Ele sempre encanta e surpreende quem ama qualquer receita com chocolate e até os não tão interessados pelo assunto, pois sabor é diferente e delicioso.

A receita é a de um pão rústico básico, mas que, além da farinha, pede o cacau em pó, que enriquece a massa em sabor, aroma e cor. Depois do primeiro repouso, que acontece em mais ou menos 2h, até a massa dobrar de volume, entram os cubinhos de chocolate, que realçam ainda mais o gosto delicioso e único do chocolate e deixam vários pontos de chocolate derretido espalhados pelo pão.

Como ela rende 2 pães médios, dá pra consumir um no dia em que preparado e congelar o outro pra servir uns dias depois. Gosto de fazer dessa forma porque o pão de cacau com pedacinhos de chocolate começa a ressecar no dia seguinte e perde um tanto da emoção. De qualquer jeito, dá pra aquecer o pão na torradeira, no forno ou na frigideira e, assim, dar vida ao pão da véspera.

Ingredientes

  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 xícara de água morna (240 ml)
  • 3 e ½ xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 420 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de cacau em pó (40 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 1/4 de xícara de óleo vegetal (60 ml)
  • 200 g de chocolate meio-amargo em cubinhos

Preparo

Numa tigela, misture o fermento, o açúcar mascavo, a água morna e 1/2 xícara de farinha, cubra com um pano e deixe descansar por 10min, até surgirem bolhas.

Junte o cacau em pó, o sal e o óleo à massa fermentada e, aos poucos, vá adicionando a farinha e trabalhando até obter uma massa macia e que descole das mãos (pode ser que nem seja preciso juntar toda a farinha).

Unte levemente uma tigela com óleo vegetal, coloque a massa na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por umas 2h ou até dobrar de tamanho.

Junte os cubinhos de chocolate e mais um pouco de farinha se a massa estiver muito pegajosa.

Transfira a massa pra uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha (o mínimo possível, pois a massa deverá continuar bem macia), depois junte os cubinhos de chocolate e trabalhe a massa apenas o suficiente pra incorporar tudo.

Separe uma assadeira média (não precisa untar).

Divida a massa ao meio, abra cada parte com a palma da mão até conseguir um quadrado de uns 20cm, enrole pressionando bem e coloque os rolos de massa na assadeira com o lado da abertura pra baixo e deixando um espaço livre entre eles, pois crescem.

Cubra com um pano e deixe repousar por mais ou menos 1 hora, até dobrar de volume. Quando faltarem uns 15min pra completar o tempo, aqueça o forno a 200°C (alto).

Leve os pães ao forno, aguarde 10min e diminua a temperatura pra 180ºC (médio).

Continue assando por mais uns 30min, até que os pães estejam firmes, crescidos, dourados e levemente cascudos.

Deixe amornar antes de fatiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *