Adicionar à minha lista

Pão com muita maçã

Ana Bacellar

Que pão maravilhoso! Um dia, depois de achar suco de maçã e três maçãs pequenas e já feiosas na geladeira, eu me lembrei da fibra de maçã que havia comprado num empório naturais pra experimentar e de uma maçã passa com canela da zona cerealista.

Como adoro tudo o quanto é coisa feita com essa fruta e quase todo dia faço pão em casa, pensei num pão integral de maçã. Mas como só encontrei farinha branca e aveia em flocos finos e deu preguiça de sair pra comprar, deixei a farinha integral de lado e usei a branca, aveia, açúcar mascavo, azeite e a maçãnzisse toda (suco, purê feito com 2 maçãs, 1 maçã ralada, farelo de maçã e a maçã passa).

A massa cresceu bastante, a casa ficou com um perfume maravilhoso de maçã e, quando o pão amornou e comi a primeira fatia, fiquei feliz demais, adorei o resultado. Anotei as quantidades e refiz o pão algumas vezes pra chegar à receita certinha.

Ele é bom puro, só com manteiga ou requeijão, mas os sanduíches que preparei com queijos mais fortes e folhas verdes também fizeram sucesso.

A solução que encontrei pra quando não se acha a fibra de maçã, que nem sempre é fácil de encontrar, mas é essencial para o sucesso da receita: compre uns 80 g de maçã desidratada, normalmente dizem que serve pra preparar infusões, e bata no processador até conseguir um pó fino, que nem precisa ser peneirado, e use no lugar da fibra.

A passa de maçã é deliciosa, mas se não conseguir encontrar, substitua por umas 2 maçãs sem casca, em fatias finas, douradas na frigideira com um pouco de manteiga (não é a mesma coisa, mas também é bom).

Costumo fazer pães grandes em fôrma pra bolo inglês, mas já fiz pãezinhos e ficaram muito bons.

Ingredientes

  • 3 maçãs ácidas pequenas (fujis funcionam bem)
  • 2 colheres (sopa) de água (30 ml)
  • 1 xícara (chá) de suco de maçã (240 ml)
  • ½ xícara (chá) de fibra de maçã (50 g)
  • ¾ de xícara (chá) de aveia em flocos finos (65 g)
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo (120 g)
  • 2 pitadas de canela em pó
  • 1 envelope de fermento biológico seco
  • 2 colheres (chá) de sal
  • ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva (60 ml)
  • 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente 500 g)
  • ½ xícara (chá) de maçã cristalizada ou passa picada (150 g)

Preparo

Descasque e retire os cabinhos e sementes de 2 maçãs, corte em 4 e cozinhe no micro-ondas com umas 2 colheres (sopa) de água por uns 4min, até que estejam macias, então bata no liquidificador ou com um mixer pra conseguir 1 xícara (chá) de purê. Reserve.

Rale a outra maçã com a casca num ralador grosso, descartando só cabinho e miolo com as sementes, reserve.

Numa tigela grande, ou na tigela da batedeira, misture o purê de maçã ainda morno, o suco, a fibra de maçã, o açúcar, a canela, o fermento, a aveia, o sal e o azeite. Aos poucos, junte a farinha e trabalhe até conseguir uma massa macia, mas que se solte da tigela ou das mãos. Junte as maçãs ralada e passa, coloque a massa numa tigela ligeiramente untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer por umas 2h até dobrar de volume.

Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha, molde 1 pão grande para assar numa fôrma média para bolo inglês. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais uma hora, até dobrar de volume.

Quando faltarem uns 15min pra completar o tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio-alto).

Asse por uns 45min, até que esteja bem firme, dourado e com a casca crocante. Deixe esfriar sobre uma grade por pelo menos 15min antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *