Adicionar à minha lista

Panquecas muito fofas

Ana Bacellar

Apesar de saber muitíssimo bem que não é certo, que café da manhã merece atenção e blá blá blá (meu marido não se cansa de falar …), confesso que confesso que não tenho paciência pra tomar café da manhã. Pego uma fruta na geladeira e saio comendo pela casa enquanto faço alguma coisa, depois faço o mesmo com uns 2 cafézinhos e um pedaço de queijo.

Sentar mesmo, só quando estou viajando pra valer (nem na praia, nem na fazenda eu me sento).
Durante uma viagem é tudo diferente e paro até pra experimentar panquecas. Há uns dois anos, comi nem sei quantas panquecas diferentes, sempre buscando a mais fofa e, claro, pensando na receita.

Há muito tempo eu já preparava uma panqueca de massa bem macia, mas, numa dessas buscas e pesquisas, acabei cismando com as receitas com iogurte. Fiz várias, até chegar à receita que vai aqui e é mesmo fofíssima.

Se quiser ter a massa pronta logo cedo e só preparar as panquecas na frigideira antes de servir, misture tudo na véspera e deixe na geladeira.

Usando uma frigideira anti-aderente, será preciso colocar um fiozinho de óleo antes de fritar a primeira panqueca e, no máximo, a segunda, depois a massa para de grudar.

Se tiver uma frigideira de ferro, experimente usar, pois a casquinha fica irresistível.
Como toda a panqueca, ela é mais gostosa assim que frita, mas dá pra aquecer as que sobrarem por uns segundos na torradeira no dia seguinte.

Combinam manteiga, requeijão, geleia, mel, melaço de cana, maple, ricota fresca cremosa (simples, só com azeite e sal ou também com ervas) e muito mais.

Ana querida, as panquecas são pra você!

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar (50 g)
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 pitadas de sal
  • 25 g de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de iogurte natural (340 g, uns 2 copinhos)
  • 2 ovos
  • Óleo vegetal pra fritar

Preparo

Numa tigela média, misture com um batedor a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal, reserve.

Derreta a manteiga numa tigelinha e junte aos secos. Misture também o iogurte, os ovos e mexa até conseguir uma massa homogênea.

Aqueça uma frigideira média, junte um fiozinho de óleo e espalhe bem. Despeje meia concha de massa no centro da frigideira e movimente pra conseguir espalhar por igual.

Quando aparecerem umas bolhinhas na parte de cima da panqueca e a borda começar a dourar, vire a panqueca pra dourar do outro lado por uns 30s. Escorregue a panqueca pronta pra um prato e prepare as restantes.

Sirva em seguida com manteiga, requeijão, geleia, mel, melaço de cana, maple, ricota fresca cremosa (simples, só com azeite e sal ou também com ervas),

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *