Adicionar à minha lista

Pãezinhos irlandeses de frigideira

Irish farls soda bread

Ana Bacellar pãezinhos irlandeses de frigideira 1

A receita dos pãezinhos irlandeses de frigideira é perfeita pra quem gosta de um pão quentinho de receitas rápidas e práticas.

A Ana se encantou por esses pãezinhos num dia em que a gente estava na fazenda, queria um pão gostoso, mas não tinha como ligar o forno porque a tomada estava com problema. A gente precisava de uma receita de pão de frigideira, que fosse gostoso e preparado totalmente no fogo, na chama do fogão.

A receita desses pãezinhos é muito antiga e típica do norte da Irlanda, vem do tempo em que se assava sobre uma chapa de ferro pendurada sobre o fogo da lareira. E o fato é que, até hoje, ele faz parte do café da manhã irlandês e é servido com bastante manteiga, geleias, mel e melado, além de ovos e bacon bem dourado.

Esses pãezinhos, assim como o clássico Irish Soda Bread, ou pão irlandês com bicarbonato de sódio, cresce e fica fofo pela combinação do bicarbonato com o buttermilk (o leitelho, que é o líquido que sobra quando se bate o creme de leite pra fazer manteiga).

A grande diferença entre os dois fica por conta da forma do cozimento, que aqui é no fogo e no Irish Soda Bread é no forno.

Por ser assado no forno, com calor vindo de todos os lados e com tempo pro miolo assar e a casca ficar dourada e crocante, o Irish Soda Bread costuma ser modelado como um pão comum arredondado e alto.

Achatar a massa como um disco de espessura fina e dividir esse disco em 4 pedaços foi a saída que encontraram pra conseguir um pãozinho dourado e crocante por fora e assado por dentro numa frigideira, que só recebe calor por baixo. Sem cortar em 4 partes o calor dificilmente chegaria ao centro do disco e, por serem 4 partes os pãezinhos ficaram conhecidos como farls.

Pesquisei bastante e li muitas receitas antes de começar os testes e acertar os ingredientes e o método com todas as dicas possíveis.

O primeiro passo é escolher a frigideira, que precisa ter uns 22cm de diâmetro e ser bem pesada e fundo grosso, que transmite o calor de maneira uniforme. As melhores são de frigideiras de ferro, tanto natural, como esmaltado e depois vêm as de inox de fundo triplo, que também são pesadas. Não adianta mesmo tentar usar aquelas frigideiras finas e leves, o pão queima por fora antes do miolo cozinhar.

Quanto aos ingredientes, as receitas clássicas pedem apenas 4 ingredientes: farinha de trigo, sal, bicarbonato de sódio e buttermilk, aqui chamado de leitelho e que é o líquido esbranquiçado que sobra quando se bate o creme de leite pra fazer manteiga. No Brasil ele não é um ingrediente comum e é preciso sempre encontrar a melhor solução pra cada receita. Pra muitas delas a saída é misturar leite com um pouco de suco de limão, deixar descansar por uns 10min e usar, pra outras o melhor é usar uma mistura de iogurte com leite. Experimentei as duas possibilidades e fiquei com a mistura de leite e iogurte, que deu um pãozinho com miolo mais leve, fofo e crescido.

O preparo dos pãezinhos irlandeses de frigideira é simplérrimo. Depois de separar os ingredientes, só colocar tudo numa tigela e misturar com as mãos apenas até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos, mesmo que não esteja completamente lisa, pois assim como acontece com qualquer receita de pão de minuto, quanto menos se trabalha a massa, mais leves serão os pãezinhos. Em seguida, só transferir pra bancada levemente polvilhada com farinha, amassar apenas o necessário pra conseguir uma bola e achatar pra conseguir um disco de uns 20 cm de diâmetro com mais ou menos 1 cm de espessura. Depois, só cortar em 4 partes iguais com uma faca afiada polvilhada com farinha pra não grudar.

Aí vem uma dica bem importante pra conseguir pãezinhos mais macios e crescidos, que é deixar os pedaços descansando sobre a superfície polvilhada com farinha por uns 5min, enquanto a frigideira aquece vazia em fogo alto.

Passado esse tempo, a frigideira deverá estar bem quente e, pra testar, basta estende a mão sobre a frigideira a uns 10 cm de altura e sentir calor. Nessa hora, basta polvilhar a frigideira vazia com farinha de trigo, que vai dourar em segundos, então diminuir o fogo pra bem baixinho e acomodar os 4 pedaços de massa deixando um vãozinho livre entre eles. Então, basta deixar cozinhar sem mexer por 8 a 10min, até os pãezinhos inflarem e ficarem bem dourados e crocantes por baixo. Quando isso acontecer, só virar os pedaços e manter no fogo por mais uns 5min pra que dourem do outro lado. Assim que isso acontecer, levante os pãezinhos e deixe dourar por mais ou menos 1min em cada uma das laterais cortadas.

Em seguida, só transferir os pãezinhos prontos pra um prato e servir com manteiga, geleia (geleia de morango, geleia de jabuticaba, geleia de maçã simples), mel (sugiro os da Mbee), melado ou ricota fresca cremosa). Se a ideia for preparar um café da manhã mais irlandês, só preparar ovos mexidos e tiras de bacon douradas e crocantes pra servir ao lado dos pãezinhos.

Ideal é preparar e comer os pãezinhos irlandeses de frigideira em seguida, mas, se sobrar, dá pra até no dia seguinte aquecendo na torradeira ou na frigideira com manteiga.

Pãezinhos irlandeses de frigideira 2

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2/3 de xícara de iogurte natural (normalmente 1 copinho)
  • 1/3 de xícara de leite (80 ml)
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Preparo

Como os pãezinhos precisam de calor constante e têm que cozinhar em fogo baixo pra que não queimem por fora e fiquem crus por dentro, separe uma frigideira de ferro natural ou esmaltado, ou alguma outra de fundo grosso e com uns 22 cm de diâmetro.

Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o bicarbonato.

Acrescente o iogurte e o leite e trabalhe bem rápido até conseguir uma bola macia que se solte das mãos.

Passe a massa pra uma superfície polvilhada com farinha, amasse apenas o suficiente pra formar uma bola, que não precisa ser totalmente lisa.

Achate a bola pra conseguir um disco de uns 20 cm de diâmetro com mais ou menos 1 cm de espessura, polvilhe a lâmina de uma faca grande afiada com farinha e corte o disco em 4 partes iguais.

Aqueça a frigideira vazia por uns 5min e, enquanto isso, pra conseguir um pão mais leve e macio, deixe a massa descansar sobre a superfície enfarinhada.

Quando a frigideira aquecer, polvilhe a base com um pouquinho de farinha de trigo, que vai dourar em segundos.

Posicione os 4 pedaços de massa na frigideira mantendo um espacinho entre eles e deixe cozinhar sem mexer por 8 a 10min do primeiro lado.

Quando as bordas estiverem começando a dourar, levante os pãezinhos com uma espátula ou uma faca pra verificar se estão crocantes e dourados por baixo. Se isso acontecer, vire pra que dourem do outro lado, o que deverá acontecer em mais ou menos 5min.

Se quiser dourar os pãezinhos também nas laterais, coloque cada um deles em pé de um lado por 1min e depois do outro por mais 1min.

Transfira os pãezinhos prontos pra um prato e sirva em seguida.

Sem usar a faca, puxe os com as mãos e eles abriram naturalmente em duas metades.

Sirva com manteiga, geleia (geleia de morango, geleia de jabuticaba, geleia de maçã simples), mel, melado ou ricota fresca cremosa). Se quiser um café da manhã mais irlandês, sirva os pãezinhos com ovos mexidos e tiras de bacon douradas e crocantes.

1 Commentário

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *