Adicionar à minha lista

Pãezinhos de tapioca com queijo

Feito com:

Crocante e crespinho por fora e muito macio, com uma textura quase cremosa no centro.

Saboroso, viciante, delicioso quentinho saindo do forno, mas também gostoso no dia seguinte depois de uns minutos na torradeira. A única dificuldade está em comprar a tapioca granulada, nem sempre muito fácil de encontrar. Recomendo a da Manioca, que vem direto do Pará.

É importante não confundir a tapioca granulada com sagu: o sagu é bem redondinho, uma mini pérola muito branca que só amolece com o cozimento, enquanto a tapioca granulada é irregular, branquinha e leve como isopor, mas que incha e pode ser consumida até sem cozimento.

A receita do pãozinho é simples demais: basta colocar a tapioca numa tigela, regar com o leite em temperatura ambiente, deixar repousar por uma hora para inchar e absorver todo o leite, depois misturar o ovo, a manteiga, o queijo escolhido e o sal (a quantidade depende o queijo), fazer as bolinhas, assar, comer e fazer de novo e de novo. Dose o sal diante do queijo escolhido.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de tapioca granulada, bolinha muito leve (125 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 ovo grande
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2/3 de xícara (chá) de queijo ralado (uns 70 g de queijo minas curado ou parmesão ou qualquer outro queijo bom de ralar)
  • 1 colher (chá) de sal, ou a gosto
  • Manteiga pra untar

Preparo

Coloque a tapioca numa tigela, junte o leite e deixe repousar por 1 hora, até que ela absorva o leite totalmente.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga uma assadeira média, reserve.

Junte o ovo, a manteiga, o queijo e sal à tapioca e misture bem, até conseguir uma massa homogênea, mas grudenta.

Experimente a massa crua pra verificar o sal, que depende do queijo escolhido. Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça bolas de massa do tamanho das de sorvete e espalhe na assadeira. 

Asse os pãezinhos por uns 20min, até que estejam crescidos e bem dourados.

Sirva os pães quentinhos (aqueça os que sobrarem na torradeira).

2 Comentários

  1. 1

    Helo onde encontro esta farinha? Entrei no site da marca, vi alguns endereços, mas se puder compartilhar onde conseguiu agradeço. Abraços! Sou fã do seu trabalho e já fiz muitas receitas suas.

    • 2

      Oi, Ellen! Vendemos a farinha de tapioca lá no Lá da Venda. Você também pode encontrar no Sta. Luzia e em algumas lojas do Pão de Açúcar. Obrigada por acompanhar o site, seja sempre bem vinda! Bjs

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *