Adicionar à minha lista

Pãezinhos de tapioca com queijo

Feito com:
Ana Bacellar

Crocante e crespinho por fora e muito macio, com uma textura quase cremosa no centro.

Saboroso, viciante, delicioso quentinho saindo do forno, mas também gostoso no dia seguinte depois de uns minutos na torradeira. A única dificuldade está em comprar a tapioca granulada, nem sempre muito fácil de encontrar. Recomendo a da Manioca, que vem direto do Pará.

É importante não confundir a tapioca granulada com sagu: o sagu é bem redondinho, uma mini pérola muito branca que só amolece com o cozimento, enquanto a tapioca granulada é irregular, branquinha e leve como isopor, mas que incha e pode ser consumida até sem cozimento.

A receita do pãozinho é simples demais: basta colocar a tapioca numa tigela, regar com o leite em temperatura ambiente, deixar repousar por uma hora para inchar e absorver todo o leite, depois misturar o ovo, a manteiga, o queijo escolhido e o sal (a quantidade depende o queijo), fazer as bolinhas, assar, comer e fazer de novo e de novo. Dose o sal diante do queijo escolhido.

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de tapioca granulada, bolinha muito leve (125 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (240 ml)
  • 1 ovo grande
  • 25 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2/3 de xícara (chá) de queijo ralado (uns 70 g de queijo minas curado ou parmesão ou qualquer outro queijo bom de ralar)
  • 1 colher (chá) de sal, ou a gosto
  • Manteiga pra untar

Preparo

Coloque a tapioca numa tigela, junte o leite e deixe repousar por 1 hora, até que ela absorva o leite totalmente.

Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto). Unte com manteiga uma assadeira média, reserve.

Junte o ovo, a manteiga, o queijo e sal à tapioca e misture bem, até conseguir uma massa homogênea, mas grudenta.

Experimente a massa crua pra verificar o sal, que depende do queijo escolhido. Unte as mãos com um pouco de manteiga, faça bolas de massa do tamanho das de sorvete e espalhe na assadeira. 

Asse os pãezinhos por uns 20min, até que estejam crescidos e bem dourados.

Sirva os pães quentinhos (aqueça os que sobrarem na torradeira).

18 Comentários

  1. 1

    Helo onde encontro esta farinha? Entrei no site da marca, vi alguns endereços, mas se puder compartilhar onde conseguiu agradeço. Abraços! Sou fã do seu trabalho e já fiz muitas receitas suas.

    • 2

      Oi, Ellen! Vendemos a farinha de tapioca lá no Lá da Venda. Você também pode encontrar no Sta. Luzia e em algumas lojas do Pão de Açúcar. Obrigada por acompanhar o site, seja sempre bem vinda! Bjs

  2. 3
    • 4

      Oi, Alysson! Pra evitar tantos problemas com medidas fiz esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=e7KNtOCRTWE). Há quase 20 anos optei por usar em todos os testes e nas receitas os modelos de xícara padrão que hoje são bem fáceis de encontrar. A xícara (chá) padrão tem capacidade para 240ml (volume), a colher (sopa) 15ml e (chá) 5ml. Com base nesse padrão nos preparamos e escrevemos as nossas receitas. Recomendo também o uso desse conjunto de medidores https://amzn.to/2WL5h40, facilita bastante. Espero ter ajudado! Bjs

    • 7
      • 8

        Eleanora, boa tarde!
        Nossa, que estranho … Você poderia confirmar se utilizou a tapioca flocada, que parece isopor? A tapioca quebradinha, que parece vidro moído (usada no cuscuz de tapioca) absorve mais líquido e a tapioca pó, que se usa pra fazer as tapiocas tipo crêpe ou biju não funcionam na receita.
        A receita costuma funcionar direitinho …
        Se puder, confira e conte pra gente.
        Abraços, Ana e Helô

  3. 9
    • 10

      Oi, Ilana! Não cresceu tanto quando experimentei congelar, a tapioca muda muito de textura e não funcionou como um pão de queijo. Vale retestar e, se quiser, conta pra gente depois! bjs

  4. 11

    Boa noite, depois que passou 1 hora eu fui misturar a tapioca com o leite, e a massa estava endurecida, foi difícil desmanchar, fui colocando leite e ficou mais ou menos, a minha dificuldade foi essa, não tinha feito nada com a massa da tapioca antes, coloquei no forno, vamos ver como ficou…

  5. 13

    Olá!
    A goma de tapioca da marca Da Terrinha serve? Ela é uma bolinha bem pequenininha, mas estou na dúvida. Obrigada! E parabéns, adoro a forma como conta histórias junto com as receitas.

    • 14

      Suyami, boa noite!
      Não testamos com essa goma, mas sim como uma bolinha bem leve que parece isopor. Com a ‘terrinha” deve dar certo, talvez deixando de molho mais tempo para ela inchar. Vamos testar e a gente conta os resultados.
      Abraços! Heloisa e Ana

  6. 15
    • 16

      Renata,bom dia!
      A tapioca hidratada é bem diferente da tapioca granulada flocada, que parece isopor. NO lugar da hidratada, experimente fazer a receita com a granulada, que tem grãozinhos como areia grossa, deve funcionar.
      Depois conte pra gente.
      Abraços, Ana e Helô

  7. 17

    Olá Helô, obrigada por compartilhar o video e a receita. Então, meu problema foi parecido com alguns já mencionados aqui. Usei a “tapioca granulada” da Yoki, que é a que vende em supermercados aqui. Moro no Nordeste, mas poderia encontrar isso nas feiras. Então achei que estava usando o ingrediente certo. O problema é que com 10 minutos a mistura de 3 xic de tapioca + 1 de leita já tinha virado pedra. Muito dificil de soltar depois….. Porém vendo seu video, me parece que a tapioca que você usa é bem maior e pelo que você fala é AERADA. Mas essa não. Então provavelmente existe uma questão de terminologia. Será que a sua não é a chamada FLOCADA? : )

    • 18

      Renata, boa noite!
      Essa questão da terminologia das tapiocas pelo Brasil é bem complicada.
      A tapioca que eu usei, que é do Pará, vem na embalagem como “farinha de tapioca”. A que a é vendida como flocada costuma ser a que a gente usa, por exemplo, na receita do cuscuz gelado de tapioca e coco.
      A gente promete que vai chegar a um pãozinho delicioso com essa granulada do pacote do supermercado e postar o quanto antes.
      O pãozinho é delicioso demais …
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *