Adicionar à minha lista

Paçoca simples de amendoim

Ana Bacellar

Paçoca é tudo de bom e acho que sempre agrada. Eu cresci comendo três tipos de paçoca: a bem macia, mais clarinha e esfarelenta “amor”; a que vai aqui, que é só amendoim torrado e açúcar, pra servir bem solta, como farofa grossa, ou socadinha até formar um cilindro, a famosa paçoca de rolha; e a paçoca da roça, feita de amendoim torrado, açúcar e farinha de mandioca ou de milho.

Pela origem e pela tradição, paçoca é socada no pilão e eu, como gosto da vida meio caipira e sempre tive pilão em casa, às vezes soco paçoca em casa (eu ainda tenho dois, um em São Paulo e um na casa da fazenda, em São Luiz do Paraitinga).

Só que, hoje em dia, é raridade encontrar não só quem tenha um pilão em casa, como tenha pique de limpar o pilão, socar e limpar de novo. Sem falar que, socar pra valer pede um tanto de técnica e de braço. Enfim, o mais simples e compatível com a realidade, é preparar a paçoca no processador de alimentos.

Também, embora não tenha o encanto de comprar o amendoim cru, torrar em casa, peneirar usando uma peneira grande pra soltar toda a pele avermelhada, dá pra fazer paçoca com amendoim já torrado e sem pele. Nesse caso, apesar de nada obrigatório, pra conseguir uma paçoca mais úmida, vale aquecer o amendoim na frigideira, sempre mexendo, pra que o óleo natural se solte com mais facilidade.

Paçoca vai bem com café, com leite, com banana, no sorvete, no iogurte, como base de bolos e sobremesas e em pratos salgados, só inventar.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de amendoim torrado, salgado e sem pele (250 g)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (300 g)

Preparo

Coloque o amendoim e o açúcar no processador. Com a tecla pulsar, processe até o amendoim e o açúcar formarem uma farofa homogênea e úmida.

Passe pra um pote com tampa e sirva com café, banana, sorvete, iogurte ou utilize como parte de bolos, sobremesas e até de pratos salgados.

Ela se conserva bem por até 1 semana fora da geladeira num pote bem fechado.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *