Adicionar à minha lista

Omelete provençal – Créspeau

Ana Bacellar

A omelete provençal (o créspau ou créspeou do sul da França) é um empilhamento de seis a nove omeletes fininhas e planas, intercaladas com os recheios variados e pra servir quente, morna ou fria, com garfo e faca ou com palitinhos.

Eu não sou a pessoa mais “omelete” ou “ovo mexido” do mundo, mas mesmo assim, acho a receita bem interessante e gostosa, perfeita pra servir num dia de verão, tanto num almoço com uma salada, como num jantar mais leve.

O que importa é investir nos recheios, alternando cores, sabores e texturas. Quanto mais contrastantes, melhor o resultado. É o máximo, numa mesma fatia, sentir tomate, azeitona, um ou mais queijos, pimentão, abobrinha, alcachofra, espinafre, frios em tirinhas, o que quiser e tiver em casa. Na verdade, é uma ótima receita pra aproveitar sobras de geladeira.

O prato é perfeito pra receber, já que o que leva mais tempo é o preparo dos recheios, mas tudo pode ser feito com antecedência. Dá pra picar, separar, refogar tudo, deixar em tigelinhas na geladeira e cuidar da finalização das omeletes mais perto da hora de servir.

Quanto à frigideira, não dá pra negar que uma que não grude mesmo, antiaderente pra valer, facilita a vida dos amantes de omeletes, crêpes e outras receitas com ovos. Adoro uma de uns 14 cm que comprei numa loja japonesa da Liberdade, é perfeita pra função.

Ingredientes

  • 1 abobrinha pequena e bem verde em rodelinhas finas
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho em cubinhos (1/3 de pimentão)
  • 1 xícara (chá) de folhas e talos finos de espinafre
  • 2 tomates vermelhos e maduros, sem sementes e em cubinhos (280 g)
  • 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão (2 ramos)
  • 6 ovos
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
  • 1/4 xícara (chá) de azeitonas pretas em lascas (30 g)
  • 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (25 g)
  • Azeite de oliva
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Aqueça um fio de azeite numa frigideira pequena, junte a abobrinha, polvilhe com sal, misture, espere murchar e passe pra uma tigela.

Faça o mesmo com o pimentão, coloque numa outra tigela e, depois, prepare o espinafre e também passe para uma terceira tigela.

Numa quarta tigela, misture o tomate, o manjericão e uma pitada de sal.

Quebre o primeiro ovo, coloque numa tigelinha com sal, pimenta e 1/6 da salsinha e bata com um garfo.

Aqueça mais um fio de azeite na mesma frigideira, junte o ovo batido, movimente para formar uma camada uniforme. Espere a base começar a firmar, cubra a superfície com o pimentão e deixe em fogo alto até a omelete dourar nas bordas e começar a firmar no centro, depois deslize para o prato de servir. No prato, já empilhados e quentes, eles firmam mais um pouco.

Faça o mesmo com os outros ovos e siga preparando e empilhando as omeletes alternando cores e texturas, terminando com o de queijo.

Sirva em fatias com uma salada de folhas.

2 Comentários

  1. 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *