A omelete provençal (o créspau ou créspeou do sul da França) é um empilhamento de seis a nove omeletes fininhas e planas, intercaladas com os recheios variados e pra servir quente, morna ou fria, com garfo e faca ou com palitinhos.
Eu não sou a pessoa mais “omelete” ou “ovo mexido” do mundo, mas mesmo assim, acho a receita bem interessante e gostosa, perfeita pra servir num dia de verão, tanto num almoço com uma salada, como num jantar mais leve.
O que importa é investir nos recheios, alternando cores, sabores e texturas. Quanto mais contrastantes, melhor o resultado. É o máximo, numa mesma fatia, sentir tomate, azeitona, um ou mais queijos, pimentão, abobrinha, alcachofra, espinafre, frios em tirinhas, o que quiser e tiver em casa. Na verdade, é uma ótima receita pra aproveitar sobras de geladeira.
O prato é perfeito pra receber, já que o que leva mais tempo é o preparo dos recheios, mas tudo pode ser feito com antecedência. Dá pra picar, separar, refogar tudo, deixar em tigelinhas na geladeira e cuidar da finalização das omeletes mais perto da hora de servir.
Quanto à frigideira, não dá pra negar que uma que não grude mesmo, antiaderente pra valer, facilita a vida dos amantes de omeletes, crêpes e outras receitas com ovos. Adoro uma de uns 14 cm que comprei numa loja japonesa da Liberdade, é perfeita pra função.
Ingredientes
- 1 abobrinha pequena e bem verde em rodelinhas finas
- 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho em cubinhos (1/3 de pimentão)
- 1 xícara (chá) de folhas e talos finos de espinafre
- 2 tomates vermelhos e maduros, sem sementes e em cubinhos (280 g)
- 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão (2 ramos)
- 6 ovos
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
- 1/4 xícara (chá) de azeitonas pretas em lascas (30 g)
- 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (25 g)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
Aqueça um fio de azeite numa frigideira pequena, junte a abobrinha, polvilhe com sal, misture, espere murchar e passe pra uma tigela.
Faça o mesmo com o pimentão, coloque numa outra tigela e, depois, prepare o espinafre e também passe para uma terceira tigela.
Numa quarta tigela, misture o tomate, o manjericão e uma pitada de sal.
Quebre o primeiro ovo, coloque numa tigelinha com sal, pimenta e 1/6 da salsinha e bata com um garfo.
Aqueça mais um fio de azeite na mesma frigideira, junte o ovo batido, movimente para formar uma camada uniforme. Espere a base começar a firmar, cubra a superfície com o pimentão e deixe em fogo alto até a omelete dourar nas bordas e começar a firmar no centro, depois deslize para o prato de servir. No prato, já empilhados e quentes, eles firmam mais um pouco.
Faça o mesmo com os outros ovos e siga preparando e empilhando as omeletes alternando cores e texturas, terminando com o de queijo.
Sirva em fatias com uma salada de folhas.
Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Rio de premios
Oi, Andria! Que bom que gostou da receita! bjs