Adicionar à minha lista

Muffin de mirtilo com farofa crocante

Ana Bacellar muffin de mirtilo com farofa crocante

A receita do muffin de mirtilo com farofa crocante é muito simples de preparar e agrada com certeza. A massa é básica, só de misturar mesmo e não tem segredos.

O mirtilo dá um azedinho delicioso à massa, que é leve, não é muito doce e fica linda com as manchas arroxeadas, que acontecem quando as frutas explodem com o calor no forno.

Por cima da massa, vai a farofa preparada com açúcar, manteiga e farinha que deixa o muffin muito especial. Ela é muito fácil de fazer, só misturar a manteiga derretida com o açúcar, a farinha e as raspas de limão até conseguir uma pasta grossa e espalhar uma parte dessa farofa sobre cada muffin. O contraste entre a parte da massa e a farofa é o máximo e a gente adora.

E se você gosta de muffins, que caem bem café da manhã e no lanche da tarde, vale a pena comprar uma assadeira de metal anti-aderente especial pra assar esses bolinhos. Elas são práticas e fáceis de encontrar. As mais comuns são as assadeiras com 6 cavidades grandes ou com 12 menores. Os preços variam de acordo com as marcas, que usam materiais mais ou menos espessos e resistentes, mas várias delas funcionam e não é preciso pagar caro por elas. Se a ideia for transportar os muffins, vale a pena ir atrás de forminhas de papel, que servem pra assar e servir os bolinhos.

Se for usar forminhas de papel, posicione as forminhas vazias nas cavidades da assadeira especial pra muffins e só então preencha cada uma delas com a massa. Essas forminhas costumam ser encontradas nas prateleiras de mercados e em lojas especializadas em artigos pra festas e pra confeitaria.

A massa vai até uns ¾ da forminha, pois ela cresce no forno e dá o formato tradicional ao muffin, e rende de 6 grandes, de 8 a 10 médios ou até 12 pequenos.

Pra conseguir um muffin de mirtilo com farofa crocante maravilhoso, além de seguir a receita da massa e da farofa tim-tim-por-tim-tim, é fundamental resistir à tentação de abrir e de fechar a porta do forno por uns 15min, só assim ele assará direito. Dependendo do tamanho, o muffin leva de 15 a 25min pra assar. Um muffin bem assado fica macio por dentro, com a casquinha dourada de bolo por fora e com a cobertura crocante, saborosa e dourada.

A gente usou mirtilos frescos da Berry House, mas use framboesas ou morangos cortados ao meio se preferir. Mirtilos congelados também funcionam, mas precisam entrar na massa ainda bem duros pra evitar que soltem excesso de líquido e encharquem a massa.

Se sobrar frutinhas, você também pode preparar uma tortinha de frutas vermelhas linda!

Muffin de mirtilo com farofa crocante

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (120 g)
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento químico
  • ½ xícara (chá) de açúcar (75 g)
  • ½ xícara (chá) de leite (120 ml)
  • ½ xícara (chá) de óleo (120 ml)
  • 2 ovos
  • Raspas de ½ limão
  • 65 g de mirtilo (normalmente ½ caixinha)
  • Manteiga pra untar e farinha pra polvilhar (forminhas de papel dispensam essa etapa)

Farofa

  • 1/3 de xícara de farinha de trigo (40 g)
  • 1/3 de xícara de açúcar (50 g)
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC (médio).

Separe uma assadeira apropriada pra muffins (com 6 cavidades grandes ou até com 12 cavidades, preenchendo de 8 a 10 se quiser muffins médios ou todas elas optar pelos pequenos), unte com manteiga e polvilhe com farinha, ou use desmoldante. Se quiser usar forminhas de papel descartáveis, posicione cada uma delas numa das cavidades da assadeira, pois elas não se sustentam com a massa, desmontam mesmo e tudo transborda.

Massa – Coloque numa tigela média a farinha, o sal, fermento, o açúcar e misture com um batedor de arame.

Junte o leite, o óleo, os ovos e as raspas de limão e misture apenas o bastante pra conseguir uma massa lisa e encorpada. Junte o mirtilo e mexa pra incorporar.

Divida a massa entre as forminhas, preenchendo até no máximo 3/4 da altura pra não transbordar e reserve.

Farofa – misture numa tigela pequena a farinha, o açúcar e a manteiga até obter uma farofa grossa.

Espalhe 1 parte da farofa por cima da massa ainda crua.

Asse os muffins por mais ou menos 20min, até que estejam bem perfumados, crescidos, firmes e dourados (enfiando um palito no centro ele deverá sair limpo). Não dá pra dizer o tempo exato, pois cada fôrma tem o seu tamanho, a sua espessura e os fornos são sempre diferentes.

Retire a assadeira do forno, aguarde 5min e, com cuidado, retire os muffins da assadeira (se usar forminhas de papel, deixe que cada pessoa solte e descarte a sua).

Sirva os muffins quentinhos, mornos ou frios no café da manhã ou no lanche.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *