Adicionar à minha lista

Mosaico de gelatina colorida

Ana Bacellar

Minha querida Isabel, não tem jeito, essa é pra você, que sempre adorou gelatinas!

Poucas sobremesas são tão caseiras e divertidas como o mosaico de gelatinas coloridas. Podem dizer o que for, mas eu adoro tanto a parte cremosa de leite condensado com creme de leite, quanto as coloridas e muita gente também adora, crianças e adultos.

Num dos meus livros, ensinei a preparar a sobremesa usando gelatina de frutas frescas, com certeza mais saudáveis e saborosas, mas aqui vai a receita tradicional, com gelatinas coloridérrimas de caixinha ou saquinho, que têm mesmo sabores e cores artificiais, mas fazem parte da vida de todo mundo. De vez em quando pode.

O preparo é simples, mas entre começar a fazer e servir há um tempo de umas 4 horas de geladeira pra firmar, não tem jeito.

Primeiro, há que se escolher 5 sabores com cores diferentes de gelatina. Eu costumo usar limão, abacaxi, uva, morango e cereja ou tangerina. Depois, é só preparar os 5 pacotinhos de gelatina como de costume, apenas diminuindo um pouco a quantidade de água, já que, mais firmes, os pedaços não se desmancham com tanta facilidade no meio do creme. Cada gelatina vai à geladeira num pote diferente. Depois de umas 2h, só cortar cada gelatina em cubos médios e colocar todos eles na tigela de servir.

Pro creme, basta misturar o leite condensado, o creme de leite e a gelatina incolor e sem sabor já dissolvida num pouquinho de água fervente e, em seguida, colocar na tigela dos cubos coloridos e misturar com delicadeza. Se quiser, dá pra colocar a gelatina em 8 potinhos individuais. Só levar de novo à geladeira pra firmar por mais 2h e servir bem geladinha.

Super praia, férias e crianças!

Ingredientes

  • 5 pacotes de gelatina de cores e sabores diferentes (uva, morango, limão, cereja, abacaxi)
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 lata de creme de leite (395 g)

Preparo

Gelatina – Prepare cada gelatina separadamente, diluindo cada uma delas em ½ xícara (chá) de água gelada e, sem seguida, acrescentando 1 xícara (chá) de água fervente.

Coloque cada uma das 5 gelatinas num pote e leve à geladeira por umas 2h pra firmar.

Retire as gelatinas prontas da geladeira e corte em cubos médios. Coloque todos os cubos coloridos numa tigela média, reserve.

Creme – Coloque a gelatina sem sabor numa tigelinha e regue com ¼ de xícara (chá) de água gelada e deixe hidratar por 2min.

Ferve ½ xícara (chá) de água, então coloque na tigelinha da gelatina hidratada e mexa até dissolver completamente.

Passe essa gelatina pra uma tigela, junte o leite condensado e o creme de leite e mexa até obter um creme liso.

Despeje esse creme na tigela das gelatinas coloridas e misture com delicadeza.

Transfira pra tigela ou pros potinhos de servir.

Leve à geladeira por mais 2h pra firmar.

Sirva a gelatina bem gelada.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *