Adicionar à minha lista

Molho de jabuticaba para salada

Como falei nas receitas do pudim de jabuticaba, do sorvete cremoso de jabuticaba e do sorvete muito lindo de jabuticaba, quando estava pesquisando receitas usando jabuticaba, percebi que a maioria pedia apenas pra bater a fruta no liquidificador, mas não gostei do resultado como sabor, faltava alguma coisa. Consegui o que queria quando aqueci as bolinhas numa panela vazia, sem água, esmaguei com as mãos pra estourar a maior parte delas e aqueci por uns 5min, até juntar um líquido rosado, depois bati no liquidificador e passei pela peneira sem espremer demais, evitando a adstringência.

O molho é simples de preparar. A base de jabuticaba leva uns 10min pra ficar pronta e depois é só misturar com os outros ingredientes.

O mel, com a sua doçura tão deliciosa, quebra a acidez da jabuticaba e deixa o molho ainda melhor. Além do mel, o molho leva sal e azeite.

Com folhas o molho vai muito bem, tanto com alfaces de todos os tipos, como com agrião, rúcula e endívias, mas também fica ótimo com grelhados, tanto com carnes bovina ou de cordeiro, pato, frango e peixes de sabor mais pronunciados.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de jabuticabas inteiras e lavadas (300 g)
  • 1 e ½ colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de mel (30 g)
  • 1/3 de xícara (chá) de azeite de oliva (80 ml)

Preparo

Coloque as jabuticabas numa panela média e que acomode tudo bem junto e esmague com as mãos pra estourar a maior parte das bolinhas.

Aqueça e mantenha no fogo por uns 5min, até surgir um líquido rosado.

Transfira tudo pro liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea, mas que ainda terá vários pedacinhos de casca.

Pra conseguir um molho delicado e não tão adstringente, que não “pegue” tanto na boca, passe por uma peneira sem espremer muito.

Coloque a polpa peneirada num vidro que tampe, junte o sal, o mel e o azeite, feche bem e chacoalhe até misturar e conseguir um molho aveludado.

Abra e ajuste o sal.

Guarde o molho no próprio vidro na geladeira por até 1 semana e chacoalhe bem antes de usar.

Na hora de servir, coloque as folhas lavadas e secas numa saladeira, despeje o molho por cima e, com a ajuda de 2 colheres grandes, faça movimentos delicados de fora para dentro para envolver todas as folhas com o molho.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *