Adicionar à minha lista

Mix saboroso de feijões

Ana Bacellar

Fui passear na rua Santa Rosa e na Avenida Mercúrio, zona cerealista de São Paulo, e voltei pra casa com a sacola cheia de feijões lindos, coloridos e variados. Juntei dez tipos diferentes!!!

Logo pensei num caldeirão cheio de feijões diferentes, com grãos macios num caldo grosso e bem temperado, como um feijão de todo dia, mas cheio de texturas, cores e sabores diferentes. A refeição seria arroz, farofa, feijão e molho de pimenta.

Teoricamente, o preparo é muito simples, mas toma tempo, pois os feijões têm texturas e idades diferentes, impossíveis de precisar, e não dá pra arriscar cozinhar tudo junto, uns continuam duros enquanto outros começam a virar pasta.

É mesmo essencial cozinhar cada feijão numa panelinha e usar panela de pressão pra 1/3 de xícara de chá de feijão é meio estranho. Sobre o cozimento: pra deixar o prato mais digesto, já que muita gente não se sente muito bem quando come feijões, eu sempre levo os grãos ao fogo com água até cobrir, deixo levantar fervura, descarto essa água, cubro com água fervente e continuo o cozimento até que os feijões estejam bem macios.

Eu juntei tudo o quanto é panelinha, cozinhei os feijões aos poucos e depois misturei. Uma solução é ir cozinhando feijões em dias diferentes, congelando e, com todos cozidos, descongelar e refogar. Refogar é rápido e, fervendo uns 15min o caldo encorpa e já dá pra servir.

Cozinhei 1/3 de xícara de cada: rajado, bolinha, jalo, carioca, manteiguinha do pará, preto, vermelho, branco, andu, corda e terminei com umas 8 xícaras de grãos cozidos e mais um tanto de caldo (a maioria dobrou de volume, 1/3 de xícara de grãos crus se transformou em 2/3 de xícara de grãos cozidos). E não dá pra diminuir as quantidades, impossível cozinhar menos de 1/3 de xícara de feijão.

Como, depois de misturar os grãos, vi que a quantidade era grande, usei metade pra refogar e servir com caldo e metade virou uma salada colorida de feijões.

Depois de refogar os grãos com cebola e alho, acrescentei um tanto do caldo do cozimento dos grãos mais claros e deixei ferver. Usei só os claros apenas porque não queria tingir os feijões e perder o colorido tão lindo.

Eu usei todos os tipos que encontrei, mas com pelo menos uns 4 diferentes a receita já fica interessante.

Ingredientes

  • 1 cebola grande em cubinhos (180g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 3 xícaras (chá) de feijões variados cozidos, pelo menos 4 tipos (600g)
  • 2 xícaras (chá) de caldo do cozimento dos feijões (480 ml)
  • 1 folha de louro
  • Óleo vegetal
  • Sal

Preparo

Regue o fundo de uma panela média com um pouco de óleo e doure ligeiramente a cebola.

Junte o alho e espere perfumar.

Misture todo o feijão, tendo o cuidado de deixar os grãos inteiros, o louro, sal e deixe ferver por uns 15min, ou até conseguir um caldo grosso.

Acerte o sal e sirva com arroz, farofa e um molho de pimenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *