Adicionar à minha lista

Mingau de aveia com banana passa

Quando o calor vai embora e as manhãs chegam mais frias, coisas mais quentinhas passam a cair bem no café da manhã. Nesses momentos, uma boa pedida é ir pro fogão e, em minutos, servir um mingau quentinho e com a cremosidade da aveia, o adocicado e a textura das frutas desidratadas.

Aqui, a receita vai adoçada com açúcar comum, mas dá pra usar açúcar mascavo, demerara, melado de cana ou mel.

Tanto o leite sem lactose, como os leites vegetais de amêndoa, de castanhas de caju ou do Pará e de arroz funcionam perfeitamente na receita.

Se quiser, deixe a banana passa de lado e use uva passa, damasco ou ameixa seca e, pra dar frescor ao mingau, na hora de servir, junte cubinhos ou fatias finas de maçã ou de pera. Quem gosta de um crocante ainda pode juntar umas 2 ou 3 colheradas de alguma castanha grosseiramente picada.

Como o preparo é bem rápido, o máximo que faço é, de véspera, separar os ingredientes e deixar o leite já na panela. Mas se a ideia for preparar uma quantidade maior, por exemplo, pra receber amigos pra um café da manhã ou brunch, dá tranquilamente pra preparar o mingau na véspera e aquecer antes de servir (se ele estiver muito grosso, acrescente mais um pouco de leite).

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de leite (720 ml)
  • ½ xícara (chá) de açúcar, ou a gosto (75 g)
  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos instantânea (85 g)
  • ½ colher (chá) de sal
  • ½ colher (chá) de canela em pó, ou a gosto
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja
  • ½ xícara (chá) de banana passa em rodelinhas finas (100 g)

Preparo

Coloque o leite, o açúcar, a aveia, o sal e a canela numa panela e, sem parar de mexer, deixe no fogo até ferver e engrossar.

Junte as raspas de laranja, a banana passa, aguarde 1min, retire do fogo e sirva (se quiser, prepare na véspera e aqueça na hora de servir).

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *