Adicionar à minha lista

Mexido de feijão manteiguinha e carne seca

Feito com:

Se ainda não experimentou, experimente! Basta um garfada de feijão manteiguinha do Pará pra concluir que o nome é perfeito. O feijão de Santarém, que fica no Baixo Amazonas, é lindo e delicado demais. Os grãos miúdos e clarinhos, de cor creme, ficam macios e levemente amanteigados quando cozidos.

Conheço e adoro esse feijãozinho incrível há uns bons anos, adorava fazer saladas com ele, mas como não era muito simples de achar, dependia da boa vontade de alguém vindo do Pará ou da sorte de encontrar um pacote em algum armazém especial. Só que hoje tudo mudou, pois a Joanna Martins fez um trabalho incrível com comunidades da região e a produção, que antes era pequena e estava minguando, aí a produção aumentou e a Manioca hoje compra dos pequenos produtores, envaza e vende pro Brasil inteiro. Quer dizer, hoje dá pra comer feijão manteiguinha sempre!

Apesar do tamanho e do nome, ele é um feijão seco, portanto leva um tempo pra cozinhar, de 1 a 2h na panela comum com água ou uns 45min na panela de pressão (confira depois de 30min, pois se o feijão for novo ele cozinhará em menos tempo).

O manteiguinha não é um feijão que dá aquele caldo grosso com jeito de feijão do dia a dia, mas fica ótimo de várias outras formas. Dá salada deliciosas, entra em farofas substanciosas e refogado com temperos fica delicioso.

Como, em casa, todo mundo adora carne seca, resolvi fazer um mexido. Cozinhei e separei a carne em lascas, refoguei a carne com cebola, alho, tomate e pimentão, juntei o feijão, esperei aquecer, acertei o sal, juntei pimenta fresca e cebolinha picadas. Com arroz branco de todo dia, farofinha de 5 minutos (com farinha paraense fica espetacular!) e uma salada de folhas a refeição está pronta.

Ingredientes

  • 1 e ¼ de xícara (chá) de feijão manteiguinha cru (250 g)
  • 25 g de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos miúdos (150 g)
  • 1 dente de alho picadinho
  • 2 tomates vermelhos, sem pele e sem sementes, em cubinhos (250g)
  • ½ pimentão vermelho em cubinhos
  • 400 g de carne seca cozida e separada em lascas75 g de presunto cru em tirinhas
  • 4 colheres (sopa) de cebolinha picadinha (2 fios grandes)
  • 1 pimenta dedo-de-moça fresca picadinha (ou a gosto)
  • Sal
  • Azeite de oliva

Preparo

Coloque o feijão numa panela com água ultrapassando nuns 10 cm e cozinhe o feijão por mais ou menos 1h e 15min, até que os grãos estejam macios, mas inteiros.

Na panela de pressão o feijão cozinha nuns 45min. Se quiser, cozinhe na véspera e deixe na geladeira.

Aqueça um fio de azeite e a manteiga numa panela grande e doure levemente a cebola.

Junte o alho, espere perfumar, acrescente o tomate e o pimentão, sal e cozinhe por uns 5min, até encorpar.

Acrescente a carne seca e deixe aquecer.

Junte o feijão escorrido do caldo do cozimento, deixe ferver por mais 5min, ajuste o sal, misture a cebolinha e a pimenta fresca e transfira pra travessa de servir.

Sirva com arroz branco de todo dia, farofinha de 5 minutos (com farinha paraense fica espetacular!) e uma salada de folhas.

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *