Adicionar à minha lista

Massa fresca com presunto curado ao mel

Feito com:
Ana Bacellar Massa fresca com presunto curado ao mel

A receita da massa fresca com presunto curado ao mel, castanha de caju, sálvia e queijo Tulha ficou deliciosa e enfeitou a nossa mesa!

Ela nasceu quando recebi da Mbee uma daquelas sacolas cheias de novidades preciosas: uma garrafa da cerveja MBeer com mel de uruçu amarela, um pote de mel Malacacheta e um pacotinho com o presunto cold smoky curado com mel.

A gente tomou a cerveja, comeu mel com pão saindo do forno e abriu o pacotinho do presunto, mas só pra experimentar 1 fatia, pois as outras entrariam numa receita.

A Ana logo disse que o presunto ficaria delicioso com uma massa e que tudo ficaria melhor ainda com castanha de caju, sálvia, manteiga e mel. Eu acrescentei que usaria um pedaço de queijo Tulha que havia na geladeira.

Mas ainda precisava amadurecer a ideia. Comecei a pensar nas abelhas felizes da Mbee voando pelo jardim florido da Fazenda Itaicá. Primeiro, deixei de lado os planos de cortar a massa fresca em pedaços irregulares, estilo maltagliati. Decidi cortar como flores usando um cortador de biscoito. Já fiquei feliz, mas gostei ainda mais quando, pensando no gramado, resolvi colocar umas folhas de sálvia e uns ramos de salsinha pra deixar a massa com um leve frescor e com um esverdeado tranquilo.

Fazer massa em casa é tudo de bom e divertido! Aliás, um super projeto pra envolver as crianças. e não é difícil, basta só ter um pouco de paciência e de organização. Paciência porque, no início, nem tudo sai certinho e é preciso insistir e acreditar que as massas seguintes serão ainda melhores.

Organização vale pra tudo na cozinha, mas falando de massa fresca ela é ainda mais importante. Não só o excesso de farinha faz com que a massa fique pesada, como ela voa pra todos os lados e a limpeza vira transtorno.

Qualquer dia desses eu farei um post bem detalhado sobre massas frescas. Por hoje, só vou dizer que, embora seja gostoso e terapêutico ficar trabalhando a massa com as mãos, tenho feito as minhas massas no processador e é prático demais. Pra fazer essa massa esverdeada, simplesmente coloquei no processador a farinha, as ervas, os ovos, um pouquinho e bati até a massa virar uma bola lisa que se soltou da tigela. Passei a massa pra bancada, acrescentei mais um pouco de farinha e trabalhei mais uns massa com as mãos, só mesmo pra alisar, embrulhei em filme e deixei repousar por uns 30min.

Na hora de abrir, dividi a massa em 3 partes. Montei a minha maquininha pra massas na mesa da cozinha, forrei as redondezas com panos limpos e separei um potinho com farinha. Em seguida, coloquei na posição 1, polvilhei a primeira parte com farinha. Passei entre os cilindros, então dobrei em 3, passei mais 2 vezes. Segui passando nas posições 2,3, 4, 5 e 6. Fiz mais tiras com as outras partes de massa, depois cortei as flores, juntei as rebarbas, passei de novo e fiz mais flores.

Enquanto a água fervia, aqueci a manteiga, dourei de leve o presunto com a sálvia, acrescentei a castanha, adicionei pimenta-do-reino, mel e desliguei o fogo.

Cozinhei a massa, escorri, passei pra frigideira com umas 2 colheradas da água do cozimento, movimentei a frigideira pra envolver tudo, deixei 1min no fogo e levei à mesa com o queijo Tulha.

Com a massa fresca a receita fica mais emocionante. Mas dá tranquilamente pra comprar uma massa gostosa, cozinhar normalmente e apenas preparar o molho pra acompanhar. Nesse caso, a receita fica pronta em, no máximo, 30min.

Na falta do presunto curado com mel, use um bom presunto cozido com capa de gordura.

E assim surgiu a massa fresca com presunto curado ao mel, castanha de caju, sálvia e queijo Tulha! Muito simples e muuuiiitttooo bom!

Massa fresca com presunto curado ao mel

Ingredientes

Massa

  • 3 ovos
  • 3 folhas de sálvia
  • 2 ramos de salsinha com os talos maiores
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente (240 g)
  • 2 colheres (chá) de sal
  • Farinha de trigo pra polvilhar

Finalização

  • 50 g de manteiga
  • 150 g de presunto curado com mel fatiado (ou outro presunto cozido com capa de gordura)
  • 1 xícara (chá) de castanha de caju grosseiramente picada
  • 4 folhas de sálvia
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 100 g de queijo Tulha ralado na hora (ou um outro queijo curado bem saboroso ou parmesão)
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Preparo

Massa – Bata no processador os ovos, as folhas de sálvia, a salsinha, a farinha e o sal até obter uma massa esverdeada, macia, lisa e que descole da tigela.

Transfira pra uma superfície polvilhada com farinha e trabalhe até conseguir uma bola lisa, macia e que se solte das mãos.

Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por 30min.

Monte o cilindro pra abrir massas, coloque na posição 1, forre as redondezas com panos limpos e separe um potinho com farinha.

Polvilhe a massa com farinha, passe entre os cilindros, então dobre em 3 como uma carta, passe mais 1 vez, dobre de novo e passe. Polvilhe a tira de massa com farinha, passe pela posição 2, depois polvilhe de novo, passe pela 3 e siga até 6.

Corte a tira de massa em flores ou em pedaços irregulares.

Se quiser prepare a massa na véspera ou com até uns 15 dias de antecedência, polvilhe a massa já cortada com mais farinha e deixe secar sobre uma superfície, sem cobrir, por umas 48h, depois guarde num saco fechado até o momento de usar.

Ferva uns 4 litros de água com 1 colher (sopa) de sal.

Finalização – Enquanto a água ferve, prepare a finalização numa frigideira grande. Aqueça manteiga, junte o presunto rasgado em pedaços médios e as folhas de sálvia.

Quando o presunto começar a dourar, acrescente a castanha.

Assim que a castanha perfumar, junte o mel, umas 4 voltas de pimenta-do-reino moída na hora e retire do fogo.

Mergulhe as flores na água fervente. Cozinhe a massa por uns 5 min, até que esteja macia, mas resistente à mordida, e escorra.

Coloque a massa com umas 2 ou 3 colheres (sopa) da água do cozimento na frigideira, volte com a ela pro fogo e movimente a frigideira e mexa de leve com uma espátula pra envolver tudo.

Ajuste o sal pensando que o queijo também é salgado e passe pros pratos de servir.

Polvilhe com o queijo e sirva em seguidíssima.

2 Comentários

  1. 1
    • 2

      Patricia, boa tarde! Que gostoso saber que você tem aproveitado as nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas, pois tudo aqui é feito com muito carinho e muita dedicação.
      Siga com a gente, pois novidades não faltam.
      Abraços, Ana e Helô

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *