Adicionar à minha lista

Manjar de leite de castanha com doce de banana

Ana Bacellar manjar de leite de castanha com doce de banana

Fazendo mil testes com leite de castanha-de-caju, cheguei à receita do manjar de leite de castanha com doce de banana em calda de caramelo, que ficou deliciosa.

Na verdade, isso aconteceu porque eu cismei de fazer uma sobremesa brasileira e bem gostosa usando leite de castanha-de-caju. Queria agradar intolerantes à lactose, veganos e aqueles que simplesmente gostam de leites vegetais alternativos. Fiz isso porque sempre achei triste pensar que essas pessoas não costumam ter alternativas de sobremesa, quase sempre só há frutas.

Como eu adoro manjar branco e o leite de castanha de caju engrossa como o leite de vaca, decidi adaptar a receita clássica usando o leite vegetal e deu certo. Não chamei de manjar branco simplesmente porque o leite de castanha de caju não é branco, e sim bege.

Os ingredientes são poucos, apenas leite de castanha, que aparece nas prateleiras de muitos mercados, leite de coco, açúcar, maisena e coco ralado, fresco de preferência. Não usei a mesma receita do manjar branco com calda de ameixa aqui do site, apenas trocando o leite de vaca pelo de castanha porque aqui eu precisava deixar o leite condensado de lado e, sem ele, precisava de açúcar pra adoçar.

Já que era pra inovar, decidi usar um doce de banana em calda de caramelo pra servir ao redor do manjar e acho que ficou bem gostoso, mas faça a calda de ameixa que acompanha a receita do manjar branco com calda de ameixa se preferir.

Coloquei o mingau grosso e cheio de coco numa fôrma pra pudim molhada com água pra ajudar na hora de desenformar e levei à geladeira pra descansar por pelo menos 8h (mas fica perfeito por uns 2 ou 3 dias). Na hora de servir, desenformei e coloquei o doce de banana com calda de caramelo ao redor.

O manjar de leite de castanha e coco com doce de banana é uma super sobremesa pra quem gosta de leites alternativos, intolerantes à lactose e veganos.

Ingredientes

Manjar

  • 1/2 xícara de maisena (47 g)
  • 2 e ½ xícaras de leite de castanha de caju (600 ml)
  • ½ xícara de açúcar, ou a gosto (75 g)
  • ¾ de xícara de leite de coco (200 ml)
  • 1/2 xícara de coco fresco ralado (60 g)

Doce de banana

  • 4 bananas nanicas em rodelas de uns 2 cm
  • 1 xícara (chá) de açúcar (240 g)
  • ½ xícara (chá) de água (120 ml)

Preparo

Pro manjar, dissolva a maizena em ½ xícara do leite e coloque numa panela média.

Junte o leite restante, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado e aqueça.

Sempre mexendo para não empelotar, cozinhe por uns 10min, até ferver e engrossar.

Molhe uma fôrma pequena pra pudim com água, nela despeje o manjar, cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 8h pra firmar (se quiser, faça com até 2 dias de antecedência).

Pro doce de banana, coloque o açúcar numa panela média (ela terá que acomodar as bananas).

Aqueça e, com atenção pra não queimar, deixe o açúcar no fogo e vá movimentando a panela de vez em quando até que ele derreta e fique com cor de bala de caramelo.

Nessa hora, com cuidado mas sem ter medo de derramar, pois o caramelo sobe, mas desce em seguida, despeje a água na panela. Mexa com uma espátula até dissolver (o caramelo firma, mas dissolve em seguida).

Junte a bananas e mantenha em fogo baixo por uns 5min, até que as rodelas estejam macias e douradas. Retire do fogo, passe pra uma tigela e deixe amornar.

Na hora de servir, desenforme o manjar num prato de bordas alta e coloque o doce de banana ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *